quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O novo local de trabalho: você está preparado? Como capturar valor de negócios

Leiam trechos de interessante “white paper” da IBM sobre esse tema. Visão rápida do novo local de trabalho. A mudança é a única constante. As novas tecnologias e a nova geração de funcionários conectados e remotos estão criando uma forma completamente nova de trabalho, com consequências que podem ser percebidas do escritório principal ao doméstico. Tecnologias de computação em nuvem, colaboração e mobilidade alcançaram uma massa crítica e estão criando um momento de reflexão essencial para empresas de todos os portes, em todos os segmentos de mercado. As organizações que se adaptam, e o fazem de imediato, mantêm-se firmes para resgatar as recompensas na forma de novas oportunidades e de uma vantagem recém-aprimorada sobre a concorrência. Os desafios impostos por esta nova forma de trabalho podem ser enfrentados ao adotar os elementos do novo local de trabalho na tecnologia, processos, organização e estratégia geral da corporação. Este white paper oferece um ponto de vista prático e soluções comprovadas com base na capacitação do novo local de trabalho da própria IBM e em como a IBM ajudou seus clientes. Os executivos de TI e de negócios que adotam uma abordagem similar podem ajudar suas organizações a criarem um local de trabalho conectado, remoto e ágil que entregue valor de negócios no momento atual e para o futuro. Tendências e desafios De acordo com o dicionário Merriam-Webster, a definição tradicional de local de trabalho é “o lugar (como uma loja ou uma fábrica) onde o trabalho é realizado”1. Atualmente, o local onde o trabalho é feito mudou e é necessária uma nova definição: O local de trabalho atual é um ambiente virtual e/ou físico, caracterizado por conexões, colaboração e opção de usuário, permitindo que o funcionário seja mais ágil e desempenhe suas atividades em qualquer lugar, a qualquer hora, o que gera maior valor para a corporação. Esta nova definição de local de trabalho é resultado das tendências do segmento em tecnologia e hábitos de trabalho. Ela lança desafios importantes para a organização que suporta o local de trabalho. Tendências do segmento A atual geração de funcionários, e a que está por vir, encontram, compartilham, descobrem e realizam seus trabalhos por meio da tecnologia. Elas esperam que as ferramentas de tecnologia que adotaram em suas vidas pessoais também representem uma parte importante de suas vidas profissionais. As pessoas estavam acostumadas a ir ao trabalho. Elas não estão acostumadas que o trabalho chegue até elas em uma variedade de dispositivos, qualquer que seja o trabalho a ser realizado ou qualquer hora em que ele deva ser feito. • Mais de 290 milhões de smartphones foram vendidos em 2010. A expectativa é de que esse número aumente 23% até 2014. • Indivíduos que levam seus próprios smartphones para o local de trabalho representarão 62% do uso comercial de smartphones em 2014. • Nos próximos 6 anos, estima-se que os funcionários passarão cerca de 80% de seu tempo em colaboração. • Mais de 50% dos funcionários americanos usam mídias sociais para propósitos de negócios pelo menos uma vez por semana. • Atualmente, os funcionários atribuem uma nota 7,7 à contribuição da telecomunicação e da flexibilidade para a satisfação no trabalho. Transformando o local de trabalho por meio da tecnologia Do ponto de vista tecnológico, o novo local de trabalho é caracterizado por conexões, colaboração e mobilidade. Usando técnicas padrão de software como serviço e de nuvem, os aplicativos, sistemas operacionais e dispositivos não serão mais forçados a serem atualizados todos juntos quando uma parte for atualizada. Os usuários terão maior acesso às opções de TI de auto-atendimento e, principalmente, às comunidades de outros usuários para dicas, ajuda e recomendações. Os dispositivos serão uma combinação de smartphones oportunamente conectados às redes sem fio periféricas próximas, que vão desde impressoras e estações de acoplamento até telas de televisores. Todos eles serão guiados pelos três principais modelos de tecnologia: “traga seu próprio dispositivo”, comunicações unificadas e a computação em nuvem. Traga seu próprio dispositivo De acordo com a Nielsen Research, um em cada dois americanos terá seu próprio smartphone até o final de 2011. Em 2008, era um em cada 10.8 Os funcionários estão usando diversos dispositivos para colaborar, se comunicar e, de fato, trabalhar. As organizações estão implementando uma ampla mudança, deixando de fornecer os dispositivos de trabalho para permitir (e até requerer) que os próprios funcionários o façam. Esta política ficou conhecida como “traga seu próprio dispositivo” (“bring your own device”), ou BYOD. Todas as comunicações em um único lugar A Unified Communications (UC) descreve a integração de sistemas de comunicação colaborativos de forma que eles sejam mais fáceis de usar e mais produtivos para os funcionários. Disponíveis através de uma interface com o usuário única e segura, as soluções de UC são mais intuitivas que as independentes e estão disponíveis sob demanda por meio de uma variedade de dispositivos. A UC reúne soluções seguras para: • Telefonia corporativa • Email e agendamento • Espaço colaborativo para aplicativos, documentos e redes sociais corporativas • Sistema de mensagens inter-setorial • Vídeo, web e conferências de áudio Trabalhe na nuvem Em razão da natureza colaborativa do novo local de trabalho, os participantes precisam de um local em comum para interação. Essa interação ocupará cada vez mais espaço na nuvem. Para os propósitos do novo local de trabalho, a nuvem pode ser pensada como um sistema amplo e inclusivo que abrange Internet e intranet, computação social, mobilidade, banda larga, telepresença e sistemas hospedados virtualmente. Sobre os autores: Richard Esposito Vice President Workplace Services, IT Strategy Services Global Technology Services / Carl J. Kraenzel Distinguished Engineer Workplace Services Global Technology Services / Christopher G. Pepin Technology Evangelist IBM Mobile Enterprise Services / Antony I. Stein Global Offering Manager — End User Services Workplace Services Global Technology Services Para saber mais sobre o conceito por trás do novo local de trabalho da IBM, visite a seção Smart Work no website da IBM: ibm.com/smartwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: