Uma das aulas que mais me exigem é a que ministro em estúdio de TV, nos cursos que funcionam na modalidade EaD (Educação à Distância). As aulas são geradas e transmitidas desde os estúdios da Universidade Anhanguera, na cidade de Valinhos-SP, e recebidas em dezenas de pólos de ensino espalhados por todo o território nacional, conseguindo assim alcançar um enorme contingente de estudantes. As aulas são ao vivo, sem o auxílio de telepromtpers e tem a duração de quatro horas. Na realidade essas quatro horas são divididas em duas partes, com um intervalo de 20 minutos entre a primeira e a segunda parte da aula. Por conta disso, há uma necessidade de domínio completo da disciplina e de materiais de apoio cuidadosamente elaborados, notadamente os slides no formato PPT (Power Point), com texto e imagens integradas. Esses slides funcionam como uma espécie de roteiro para cada uma das aulas. Me lembro que, nas primeiras vezes, quando estava me habituando com o ambiente do estúdio e em dar aula para uma câmera de TV, cheguei mesmo a ensaiar o que ia dizer em cada slide da apresentação, escolhendo as melhores frases, controlando o tempo e criando exemplos que sensibilizassem e motivassem os alunos para a matéria. Em suma, esse tipo de aula demanda cuidado e preparação prévia por parte do professor para conseguir ministrar uma aula objetiva, clara e interessante. À primeira vista, como não há alunos presentes, tudo parece mais fácil. É só falar diretamente para a câmera e pronto, a aula está dada. Mas não é tão simples assim. A falta de feedback dos alunos – principalmente, através do contato visual e das expressões dos rostos - tira do professor a percepção do acompanhamento da aula. Nesse ponto deve estar surgindo a seguinte questão: - os alunos não podem fazer perguntas durante a aula? Sim, eles podem. E fazem isso através de um portal específico na Internet, que possibilita aos alunos enviar suas perguntas das salas de aula, nas cidades onde se encontram, para o professor que ministra a aula. Portanto, existe interação, embora limitada. Essa interação limitada pela ausência de presença física dos alunos acaba aumentando muito o desafio do professor. Bem, como tudo na vida, há prós e contras. Nesses dois anos de experiência em cursos EaD, me sinto muito bem, já adaptado ao meio e recompensado com a oportunidade de dar minha contribuição. Não se deve esquecer que os cursos EaD representam uma verdadeira democratização do ensino, por incrementar o acesso ao conhecimento e reduzir barreiras geográficas que existem num pais com as dimensões do nosso.
Teleprompter: equipamento acoplado às câmeras de TV que exibe o texto a ser lido pelo apresentador.
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