Vamos direto ao ponto: baterias e pilhas não devem ser descartadas no lixo doméstico, mas levados a um local de coleta aplicável para reciclagem. Isso ajuda a impedir potenciais conseqüências negativas ao meio ambiente e para a saúde humana. Lembre que a composição de tais materiais pode conter metais pesados ou outras substâncias tóxicas.
Em 2008, foram vendidos cerca de 12 milhões de PCs no Brasil e a previsão é que este número chegue a 100 milhões de unidades em 2012. Os celulares já ultrapassaram o número de 100 milhões e as TVs o de 65 milhões de unidades. Os computadores são substituídos em média a cada quatro anos nas empresas e a cada cinco anos pelos usuários domésticos. Já o tempo médio para a troca de um celular é inferior a dois anos. A maioria dos fabricantes, importadores e comerciantes perde o controle dos seus produtos depois de vendidos e, posteriormente, estes equipamentos tornam-se ameaças ambientais em aterros e lixões
No Estado de São Paulo, foi aprovada em julho de 2009, a Lei nº 13.576 que institui normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo eletrônico (e-lixo). Entre outros aspectos, a lei determina que os produtos e os componentes eletroeletrônicos considerados e-lixo devem receber destinação final adequada que não provoque danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade, e que a responsabilidade pela destinação final é solidária entre as empresas que produzem, comercializem ou importem produtos e componentes eletroeletrônicos.
Já existem, em alguns locais públicos, os chamados latões de lixo eletrônico. Esse é o caso de Itatiba, cidade à aproximadamente 80 Km de distância da capital do estado de São Paulo. Aqui, os tais latões de lixo eletrônico podem ser encontrados no Mercado Municipal e no Extra Hiper Mercado.
É importante que cada um faça a sua parte para que todos ganhem.
Conheça o E-lixo Maps:
Um projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente que permite visualizar os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo. No site http://www.e-lixo/. org, basta colocar o CEP e encontrar o local mais próximo para levar o seu lixo eletrônico.