sábado, 26 de novembro de 2016

Lição de Casa (Parte 8) – Com Solução

Mais uma vez recomendo que você tente resolver os exercícios de fixação sobre gerenciamento de projeto. Isso o ajudará a sistematizar seu aprendizado e aprofundar seus conhecimentos. Boa sorte!
 
A frase acima é de Leonardo da Vinci.
 
Questão 16 – Durante a reunião de progresso do projeto o gerente informa que, com base em cálculos recentes, o projeto mostrava um IDC de 1,4 e um IDP de 0,81. Tendo isso em mente, o que mais preocupa a equipe do projeto?
A) Atraso no cronograma.
B) Perda de recursos.
C) Estouro no orçamento.
D) Surgimento de conflitos.
E) Degradação da qualidade. 

Solução: O IDC de 1,4 indica que o projeto está ganhando $1,40 por cada $1,00 que foi investido no mesmo. O IDP de 0,81 mostra que o projeto avança apenas 81% da taxa inicialmente planejada ou, em outras palavras, que o projeto está atrasado. A alternativa A é a correta.
IDP = índice de desempenho de prazos (ou SPI = Schedule Performance Index)
IDC = índice de desempenho de custo (ou CPI = Cost Performance Index)
 

Questão 17 – A ferramenta que auxilia a concentrar a atenção nas questões mais críticas e priorizar as causas possíveis de um problema é o:
A) Histograma.
B) Check list.
C) Fluxograma.
D) Gráfico de controle.
E) Diagrama de Pareto. 

Solução: O histograma exibe dados na forma de barras ou colunas e ajuda a identificar os problemas com os quais vale a pena lidar. O check list é uma lista de verificação usada para rastrear dados com problemas de qualidade. O fluxograma mostra como um processo ou sistema flui do início ao fim, como os elementos se relacionam e os seus caminhos alternativos. O gráfico de controle mostra se os dados estão dentro de limites inferior e superior pré-definidos. O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena dos mais frequentes para os menos frequentes e auxilia a priorizar as causas prováveis de um problema. A alternativa E é a correta.
Questão 18 – Devido a sua importância, o trabalho relacionado à operação e manutenção contínua deveria:
A) Ter uma fase separada no ciclo de vida do projeto.
B) Ser executado durante o encerramento do projeto.
C) Ser executado durante a iniciação do projeto.
D) Simplesmente ser visto não como parte de um projeto.
E) Simplesmente ser visto como parte de um projeto.

Solução: Os projetos são temporários e não rotineiros, gerando produtos, serviços ou resultados únicos. O trabalho apresentado é contínuo e repetitivo, não sendo portanto, um projeto ou parte de um projeto. A alternativa correta é a D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: