segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Perfis de Liderança do Gerente de Projetos

Acredita-se que o trabalho do gerente de projetos tem se tornado cada vez mais importante para as organizações em todo o planeta. Por um lado, isso é facilmente confirmado pela constatação nos últimos anos da existência de uma enorme quantidade de projetos, como resultado da necessidade de implantar mudanças que façam as organizações melhorar e ser mais competitivas.
 
 
Por outro lado, por mais ambíguo que possa parecer, há ainda um clima de descontentamento com os líderes nas organizações. Sim, mas o que isso tem a ver com o trabalho dos gerentes de projeto? Bem, afinal de contas, os gerentes de projetos fazem seu trabalho liderando pessoas e esse descontentamento também os atinge. O gerente de projetos precisa liderar. Mas, uma pergunta pode surgir nesse momento de reflexão: - Liderar, como?
De acordo com a pesquisa State of Leadership Development 2015 (Estado do Desenvolvimento de Lideranças 2015), da Brandon Hall Group, muitas organizações estão ficando para trás nos seus esforços para desenvolver os lideres de amanhã! Essa pesquisa mostra que:
·         71% das organizações dizem os seus líderes não estão prontos para levar a organização para o futuro;

·         36% dizem que as suas práticas de desenvolvimento de lideranças estão abaixo da média ou são deficientes;

·         10% acham que os seus esforços para construir lideranças apoiam os seus objetivos de negócios.
A capacidade de liderança do gerente de projetos é absolutamente fundamental, lembrando que as competências de liderança constituem um dos pilares do triângulo de talento do PMI. Segundo o PMI, as competências de liderança incluem conhecer e saber usar o “brainstorming”, o “coaching” e o “mentoring”, o gerenciamento de conflitos, a inteligência emocional, a influência, o ouvir ativamente, a negociação, a resolução de problemas e a construção de equipes.
E quanto ao seu gerente de projetos, seria ele (ou ela) bom naquilo que faz?  Para saber isso, você pode fazer algumas perguntas e analisar as respostas. Construa um questionário de perguntas e submeta aos subordinados diretos do seu gerente de projetos. Inclua também, como respondentes, os colaboradores da organização no mesmo nível hierárquico, dando preferência para as pessoas que tem relação profissional com o seu gerente. Finalmente, não deixe de aplicar o seu questionário ao próprio gerente de projetos, para ver o que ele pensa à respeito de si mesmo. O questionário deve ser claro e objetivo, podendo ser preenchido através de uma entrevista pessoal com cada respondente ou, simplesmente, disponibilizado na Internet, através de websites com essa finalidade como, por exemplo, o Survey Monkey. Os passos necessários para carregar uma pesquisa no Survey Monkey podem ser encontrados no post Coletando Dados para o seu TCC – Parte 2.
Então, para conhecer o seu gerente de projetos mais de perto procure saber o seguinte:
O seu gerente sabe qual é o papel dele no projeto? Como ele (ela) lidera e trabalha com a equipe? Ele (ela) atua também, de alguma maneira, como coach ou mentor?
O seu gerente trabalha para remover obstáculos que atrapalham o trabalho da equipe? Ele (ela) é alguém que luta pela equipe?
Quando o seu gerente precisa tomar decisões duras e não populares, ele (ela) faz isso de forma justa, mantendo o respeito de todos os envolvidos? Ou ele, simplesmente, toma as decisões sem consultar a equipe?
O seu gerente sabe reconhecer os pontos fortes de cada um e aproveitar ao máximo o melhor de cada colaborador?
Nesse processo de receber o melhor de cada um, há o caminho de volta que significa a ação do gerente de promover o reconhecimento dos colaboradores com benefícios tangíveis (como, por exemplo, bônus e aumento salarial) e intangíveis (como, por exemplo, oportunidades de crescimento profissional e atuar em novos desafios). O seu gerente é bom para fazer isso ou conseguir que isso seja feito pela organização para os membros da equipe?
O seu gerente incentiva o trabalho dos colaboradores? Ou apenas pressiona com prazos e ameaças?
O seu gerente encoraja os colaboradores para o sucesso? Ou apenas se preocupa com o próprio sucesso?
Quando um colaborador comete um erro o foco do seu gerente é encontrar e punir o culpado ou em encontrar a fonte do problema, suas causas principais e discutir formas que evitem que esse erro se repita no futuro?
Quando há alguém na equipe que sabe mais do que o seu gerente, em uma área particular do conhecimento, o comportamento do seu gerente é esconder esse fato (reduzindo as oportunidades desse colaborador, por insegurança e choque de ego) ou é de celebrar esse fato (divulgando que o alto desempenho do colaborador é vital para o sucesso de toda a equipe e que outros deveriam buscar ser tão bons quanto esse colaborador)?
O seu gerente sabe delegar? Ou ele (ela) é do tipo gerente gargalo e tudo que deveria acontecer, antes de realmente acontecer, precisa passar por ele (ela)?
Além disso, como você define o perfil do seu gerente na maior parte do tempo? Autocrático, poder compartilhado, decisões por consenso, a organização em primeiro lugar, a pessoa certa no lugar certo, capacitar o crescimento, liderança pelo exemplo ou paternal? Abaixo estão apresentadas descrições resumidas de cada perfil típico, embora certos indivíduos apresentem comportamentos que podem se encaixar em mais de um perfil. 
Autocrático - Ele (ou ela) é quem detêm o poder e toma todas as decisões. É um centralizador que, geralmente, tem grande dificuldade em aceitar a opinião dos outros, especialmente se essa opinião é diferente ou entra em conflito com a opinião do gerente. Esse é alguém que segue o princípio do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Poder compartilhado - Ele (ou ela) prefere compartilhar o poder e entende que a liderança funciona melhor de forma descentralizada. Ele (ou ela) é do tipo que identifica os líderes da equipe e lhes dá autoridade, embora exija sempre ser mantido informado. Ele (ou ela) prefere se envolver apenas em aspectos cruciais do projeto ou em áreas onde existam lacunas de conhecimento, trabalhando com um mínimo de interferência e seguindo a máxima do “deixar as coisas acontecerem e o projeto fluir”.
Decisões por consenso - Prefere liderar com base no consenso em um ambiente democrático. Isto significa a solução de problemas e tomada de decisões com base no acordo do grupo. Ao usar essa abordagem, é essencial dar uma atenção especial aos que ficam em minoria, que podem influenciar negativamente a comunidade do projeto. É preciso garantir que, mesmo que possam não concordar com a decisão, eles a apoiem e se comprometam com a entrega.
A organização em primeiro lugar – Esse é um líder que coloca a organização em primeiro lugar e a equipe vem em segundo lugar. O modelo mental desse líder funciona assim: "Se servirmos bem a nossa organização, o nosso sucesso será consequência". Um colaborador que adia suas férias para terminar uma atividade do projeto ganha pontos com esse tipo de líder.  
A pessoa certa no lugar certo – Esse líder é capaz de colocar as pessoas certas, na situação certa e no momento certo — e assim todos podem contribuir nas áreas em que são mais fortes. Isto requer a capacidade de identificar e diagnosticar problemas rapidamente, identificando o tipo de problema e o tipo de pessoa ou pessoas necessárias para lidar com o problema identificado.
Capacitar o crescimento – Esse líder usa sua posição de liderança para dar à equipe a oportunidade de crescer e brilhar. Sua frase preferida é “tente novamente, você pode”.
Liderança pelo exemplo - Esse é o líder que dá o exemplo, fazendo questão de se manter organizado e demonstrar uma postura ética no trabalho. Um líder que mantém uma atitude positiva e, ao mesmo tempo, incentiva a equipe no alcance do sucesso e a acreditar ser possível alcançar os objetivos do projeto.
Paternal – É um líder que coloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar, e é capaz de construir uma equipe voltada aos relacionamentos. É muito bom em resolver conflitos internos.
Essas são algumas características que podem ajudar a montar o perfil de um profissional que atue na posição de gerente de projetos. Bem, é isso aí! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: