quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Vencedor do Prêmio PMI 2016


 
Vencedor do Prêmio PMI 2016: National Synchrotron Light Source II.
Onde foi instalado: No Laboratório Nacional de Brookhaven, Upton, Nova York, EUA, ligado ao DOE (Department of Energy) Departamento de Energia dos Estados Unidos da America.  
Duração do projeto: 10 anos.  
Custo do projeto: US$912 milhões.  
 
 
O que é: O microscópio de fótons mais poderoso do mundo, capaz de gerar luz acelerando um feixe de elétrons em torno de um grande anel.   
Foi construído um anel de armazenamento com uma circunferência de 792 metros que usa 826 grandes ímãs para impulsionar os elétrons ao longo de um trajeto circular. Em um segundo, cada elétron dá a volta no anel cerca de 375.000 vezes — viajando a mais de 99% da velocidade da luz com quase nenhuma vibração. A luz fica cada vez mais brilhante à medida que os elétrons aumentam a sua velocidade, e são empacotados com maior firmeza. Mas para que os cientistas consigam ver os materiais em escala nanométrica, o feixe de elétrons também deve ser incrivelmente estável — vibrando não mais que 25 nanômetros em qualquer direção. E isso é 1.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo humano.  
Benefícios: Realizar pesquisas sobre armazenamento de alta capacidade e materiais supercondutores que podem transformar a maneira como se produz e consome energia. Aprofundar o conhecimento de materiais em nanoescala. Em resumo, o aparelho gera raios X que permitem aos cientistas ver como, por exemplo, baterias ou células de combustível se comportam em nível nano durante a operação em condições reais. Essa pesquisa pode fomentar inovações globais para a saúde e energia. 

Fonte: Revista PMNetwork, outubro de 2016, volume 30, número 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: