quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Cada vez mais próximos do Robocop



Quem não conhece o Robocop? Um filme de 1987, que ganhou uma nova versão em 2014, sobre um robô policial ou quase isso! Na verdade o Robocop não é um robô propriamente dito, uma vez que existe alguém vivo lá dentro, ou quase vivo, que passa a “viver” integrado a uma sofisticada engenhoca cibernética cheia de superpoderes. No filme, que projeta um futuro que se passa em 2028, onde as coisas serão piores do que são hoje, o Robocop faz o trabalho mais difícil, sujo e arriscado. Afinal ele é, em primeiro lugar, um robô apenas, operando com alguém que já tinha morrido mesmo.

o Robocop é capaz de substituir o trabalho de vários policiais, fazendo melhor e mais rápido, sem reclamações ou discordâncias. E basta prestar um pouquinho de atenção ao filme para ver que, tal qual ocorre quando se automatiza uma linha de produção, o Robocop tira o emprego de muita gente. Para os seus criadores da OmniCorp, nome fictício da empresa vilã no filme, o Robocop é um tremenda solução de redução de custos e melhoria da qualidade. O Robocop é vendido como uma ferramenta de otimização, capaz de aumentar a produtividade em todos os sentidos. Semelhante ao mundo real, onde os fins justificam os meios, a empresa faz o que precisa ser feito para seu benefício, não se importando com as consequências de suas ações. Em outras palavras, nada é pessoal, apenas negócios (“just business”).

Mas há um drama rolando nessa estória xarope, com bandidos e vilões na plenitude de suas maldades e o Robocop, e ninguém sabe como isso acontece, conseguindo perceber o certo e o errado, mesmo que os comandos enviados ao seu detonado cérebro digam outra coisa. O Robocop consegue separar o bem do mal e demonstrar um certo grau de consciência. E é aí que está um pouco da graça do filme, além da pancadaria é claro. O Robocop anda como um robô, fala como um robô, mas o seu lado humano toma conta da situação. Parece só um monte de bobagens!


Alíás eu quase nunca faço comentários sobre filmes aqui no blog, e aí eu vi em uma edição recente da revista WIRED a apresentação de um veículo autônomo chamado de “Brigade”. E aqui não estou falando de um filme. Este é o nosso bom e velho mundo real! A moto “Brigade” não necessita de condutor, ficando de pé graças a um giroscópio embutido, e foi projetada para “manter a paz em pequenas cidades e manter policiais humanos fazendo um trabalho mais importante”, como afirmam seus criadores. Para fazer o trabalho policial a motocicleta autônoma “Brigade” possui um conjunto de câmeras, sensores, projetores e alto-falantes. Bem, ainda está longe do Robocop, mas quem sabe se até 2028 não vamos chegar lá! Bem, é isso aí! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: