quinta-feira, 10 de novembro de 2016

+9 Sugestões de Temas para o TCC do curso MBA em Gestão de Projetos

Mesmo sabendo que o tema a ser tratado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de um curso MBA em Gestão de Projetos deve ser diretamente relacionado ao trabalho do gerente de projetos ou ser relevante para o gerenciamento de projetos, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual tema escolher. Eu recebo perguntas sobre isso quase todos os dias, enviadas por meus alunos e alunas na instituição de ensino que atuo como professor tutor e orientador de TCC. Da mesma forma, alunos de outras instituições, leitores do blog, me enviam perguntas sobre o mesmo assunto. Por conta dessa dificuldade, desenvolvi uma estrutura básica sobre como obter informações úteis e que possam ser aproveitadas para um artigo de TCC, que gostaria agora de compartilhar.
 
Notei que muitos estudantes estão trabalhando em organizações que fazem projetos. Alguns desses são projetos internos, destinados a implementar mudanças na estrutura organizacional, ou para implantação de um novo sistema, ou no mapeamento de um processo, ou para atender qualquer outra necessidade da organização. Há também os projetos destinados à clientes externos, que compraram alguma coisa e o projeto faz parte do negócio fechado entre essa empresa fornecedora e esse cliente comprador. Esses estudantes estão lá, ou participando de alguma forma do projeto como, por exemplo, executando alguma atividade (portanto, mais próximos da equipe do projeto) ou apenas acompanhando de longe (sem envolvimento direto).
Muitas vezes o projeto acontece e o estudante não sabe o que deve observar, onde procurar, que perguntas fazer e o que deve aproveitar dessa experiência para o seu TCC. O estudante olha para lugares de onde não há muita coisa a ser coletada para o seu artigo de TCC. Na maior parte das vezes são coisas importantes para o projeto, mas não para o gerenciamento do projeto. 
Se o estudante faz parte da equipe executora de atividades, só pensa na atividade que desempenha como se isso bastasse. Quem executa costuma propor como tema do TCC descrever o que ele (ou ela) faz no projeto. Seria como, falando por exagero, se o pedreiro estivesse propondo como tema do seu TCC descrever como os tijolos são assentados. Ou, também, como se o programador estivesse propondo como tema do seu TCC descrever como os códigos do programa são escritos. Ou, também, como se o pintor estivesse propondo como tema do seu TCC descrever como as paredes são pintadas. Ou, ainda, como o engenheiro estivesse propondo como tema do seu TCC descrever como os cálculos estruturais são feitos. Exemplos como esse podem encher várias páginas e é evidente que nessa altura do texto considero que me fiz entender. 
Ou, em outra medida, o estudante fica tão empolgado com os benefícios que o projeto consegue trazer para a organização que afirma que “esse é um projeto de redução de custos e melhoria da qualidade”. Ou ainda é comum ouvir que “esse é um projeto de promoção da sustentabilidade”.  Sim, entendo muito bem, isso tudo é muito importante. Mas o que o projeto faz ou fez de fato? Não se faz uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) com a informação dos benefícios de um projeto. É necessário entrar nos detalhes das entregas e pacotes de trabalho que serão efetivamente executados. Essa é outra coisa óbvia que, geralmente, costuma ser esquecida.
Então, o que devemos observar em um projeto? Devemos observar os aspectos importantes relacionados ao tema escolhido para o TCC. Esses são aspectos relacionados ao trabalho do gerente de projetos. São situações corriqueiras, com as quais o gerente de projetos precisa lidar. Mais detalhes são apresentados nos exemplos em destaque.
Onde devemos procurar? O lugar certo é onde está a equipe do projeto, lembrando que um projeto é feito por pessoas. Assim, uma boa conversa com os profissionais que participam ou participaram do projeto é um excelente ponto de partida. É evidente que entrevistar também o gerente de projetos é altamente recomendado.
Que perguntas devemos fazer? Devemos formular perguntas que nos permitam descobrir a verdade sobre o que aconteceu no projeto, relacionado ao tema escolhido para o artigo do TCC. 
É de fundamental importância a compreensão de que precisamos nos comportar como verdadeiros pesquisadores, investigando a realidade pura dos fatos do projeto, ao invés de buscar uma confirmação tendenciosa sobre aquilo que nós mesmos achamos ser correto. 
Abaixo serão apresentados alguns exemplos que se referem ao projeto P1, um nome encontrado ao acaso, que pode ser qualquer projeto que esteja sendo estudado. O projeto em si não é o foco do artigo do TCC, embora seja necessário apresentá-lo em linhas gerais, para que o leitor entenda sobre o que se está falando. O que interessa aqui é explorar os elementos do gerenciamento de projetos ligados ao tema escolhido, bem como as situações que demandam ou demandaram a intervenção, o esforço e o trabalho do gerente de projetos. 
E como seria uma estrutura de capítulos para um artigo de TCC que obtivesse tais informações? Essa estrutura seria a seguinte:
Resumo
Abstract (versão para o inglês do Resumo)
1-Introdução
2-Fundamentação Teórica
Aqui o aluno descreve resumidamente os conceitos mais importantes sobre o tema que escolheu para o seu artigo de TCC.
3- O Projeto P1
Aqui o aluno descreve resumidamente o que é o projeto P1, para que serve e principais benefícios.
4- Título do tema escolhido (ver os exemplos de 1 à 9)
Aqui o aluno explora o tema descrevendo os elementos do gerenciamento de projetos e as situações que demandam ou demandaram o trabalho do gerente de projetos. Essa é a parte mais importante do artigo de TCC.
5- Considerações Finais
Aqui o aluno descreve suas conclusões e descobertas.
6- Referências Bibliográficas
......................................
Muito bem! Dito isso, vejamos agora como tudo se encaixa com alguns exemplos de temas de TCC para o curso MBA em Gestão de Projetos.
1)- Um Estudo sobre a Gestão da Equipe no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter a descrição de cargo dos membros da equipe do projeto e a matriz de responsabilidades (RACI).
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Devemos procurar saber como a equipe foi formada e qual foi seu maior desafio, como foi o trabalho e o grau de cooperação, como a equipe comunicou a execução das entregas, como eram as reuniões, se ocorreram conflitos dentro da equipe, conflitos com os membros da direção da empresa, conflitos com os fornecedores ou conflitos com os clientes, e como tudo isso foi resolvido pelo gerente de projetos. Que lições a equipe aprendeu trabalhando no projeto?
2)- Estilos de Liderança do Gestor no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter o perfil de liderança do gerente do projeto.
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Como o líder trabalhou com a equipe no decorrer do projeto, se houve diferenças no tratamento (relacionamento interpessoal) dependendo da formação e experiência de cada membro da equipe ou se o tratamento era igual para todos, se houve impactos no trabalho da equipe em função do comportamento do líder, como foi o comportamento do líder em momentos de pressão interna e com os clientes, se o líder pode receber créditos pelos resultados alcançados ou pela falta deles e por que.
3)- Estudo sobre a Elaboração e Controle do Cronograma no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter o cronograma do projeto. Descrever a sequencia das atividades e o caminho crítico do projeto.
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Verificar que ferramenta de software foi usada para criar e controlar o cronograma, se houve atraso em alguma atividade e os motivos do atraso, se houve mudanças de escopo e como isso afetou o cronograma, se houve ocorrência de algum risco e como isso afetou o cronograma, outro motivo que tenha gerado impacto no cronograma e como o gerente de projetos tratou o problema, se o projeto foi concluído dentro do prazo previsto, ou se atrasou, quanto foi esse atraso e as principais razões desse atraso. Devemos identificar se há lições aprendidas em relação ao gerenciamento do cronograma desse projeto.
4)- O Gerenciamento do Escopo do Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter a EAP e o dicionário da EAP. 
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Quais as entregas mais críticas do projeto? Temos alguma entrega que necessita de fornecedores externos? Como isso impacta a gestão do escopo? Temos alguma entrega que depende de mão de obra especializada de fora da organização? Como isso impacta a gestão do escopo? Houve mudanças de escopo durante o projeto? Essas mudanças foram feitas com base em um processo integrado de mudanças? Que stakeholders internos e externos pressionaram mais para mudanças de escopo? Quais os motivos das solicitações de mudança? Quais foram os impactos no projeto (de custo, tempo, qualidade) dessas mudanças? Como o gerente de projetos tratou as mudanças no projeto? Como as mudanças de escopo afetaram o trabalho da equipe do projeto? 
5)- A Gestão dos Fornecedores no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Itens do escopo que foram comprados no projeto. Identificação dos principais itens, ou itens mais importantes a serem comprados. Principais critérios de seleção de fornecedores. Resumo do contrato de fornecimento com fornecedores escolhidos para os itens mais importantes. 
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Como é ou foi o desempenho do fornecedor? Houve atrasos e as razões? Houve problemas de qualidade? Os valores cobrados corresponderam às condições definidas em contrato? Houve conflitos com o fornecedor e quais os motivos? Como foram as negociações com o fornecedor? Os problemas com o fornecedor tiveram impactos no cronograma e no orçamento do projeto? Quais foram esses impactos em tempo e dinheiro? Como tudo isso foi tratado pelo gerente de projetos? Há lições aprendidas em relação à gestão dos fornecedores?
6)- As Mudanças e seu Impacto no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter a EAP do projeto, o dicionário da EAP e o documento de controle integrado de mudanças.
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Devemos levantar as solicitações de mudanças no projeto e identificar as mudanças aprovadas e implementadas, bem como as mudanças rejeitadas. Que stakeholders (equipe do projeto, áreas internas da organização, fornecedores ou clientes) solicitaram mudanças? Quais os motivos e justificativas para as solicitações de mudança? Como as mudanças foram negociadas? Quais foram os impactos em tempo, custo e qualidade relacionadas à mudanças no projeto? Como as solicitações de mudanças foram comunicadas à equipe do projeto? Como as solicitações de mudança afetaram o trabalho da equipe e o resultado final do projeto?  
7)- Um Estudo do Orçamento no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Orçamento do projeto, cronograma do projeto, custo estimado dos pacotes de trabalho e de atividades previstos para serem gastos a medida que o projeto avança seguindo o cronograma planejado. Valores definidos no plano do projeto para reserva de contingência e reserva gerencial. Indicadores de controle de custos adotados no projeto.
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Fazer a comparação entre o valor real versus o valor planejado para cada entrega. Levantar as principais diferenças entre real e planejado, identificando as razões. Apresentar uma evolução do cálculo dos indicadores de controle de custos nas diferentes fases do cronograma do projeto. Verificar os planos de ação do gerente de projetos para corrigir problemas no orçamento do projeto. Verificar como as reservas de contingência foram usadas. Verificar como a reserva administrativa foi usada. Há lições aprendidas em relação ao controle do orçamento do projeto?
8)- Um Estudo sobre a Comunicação no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Cronograma do projeto, plano de comunicação do projeto, tabela contendo o que deve ser comunicado para cada stakeholder (equipe do projeto, gestores da organização, fornecedores, clientes), como deve ser a comunicação (relatório escrito, planilha Excel, fotos, slides em Power Point, todos combinados), meio de envio/recebimento da comunicação (email, carta em papel, reunião presencial, video conferência ou através de programa de software específico), quando a comunicação deve ser feita (nos marcos do projeto indicados no cronograma, em datas previamente definidas, quando solicitado pelos diferentes stakeholders).
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Deve ser verificado se o que está ou foi estabelecido no plano de comunicação está sendo ou foi cumprido durante a execução do projeto. Se os diferentes relatórios de andamento do projeto (ajustados para cada tipo de stakeholder) estão sendo feitos pela equipe e enviados para os diferentes stakeholders, nos prazos corretos, formatos acordados e através dos meios previamente definidos. Se a informação que os clientes precisam enviar para a equipe do projeto está sendo ou foi enviada. Se a informação que os fornecedores precisam enviar para a equipe do projeto está sendo ou foi enviada. Se existem problemas de comunicação e como esses problemas afetam o projeto. Como o gerente de projetos tratou ou está tratando tudo isso. Há lições aprendidas em relação à comunicação no projeto?
9)- A Identificação e Análise Qualitativa de Riscos no Projeto P1
Elementos do gerenciamento de projetos: Devemos obter o plano de gerenciamento de riscos do projeto incluindo, no mínimo, a relação dos riscos identificados, a análise qualitativa dos riscos, com a respectiva tabela de impacto x probabilidade e, consequentemente, as ações de tratamento dos riscos identificados. Deve ser registrado se a organização que faz o projeto não tem cultura de gerenciamento de riscos e que esses elementos não estão presentes.
Situações que demandam o trabalho do gerente de projetos: Devemos verificar se e como os riscos foram monitorados durante a execução do projeto. Verificar em cada etapa do projeto quais os riscos críticos que merecem ou mereceram maior atenção. Se houve ocorrência de algum risco e que ações foram tomadas para tratar esse risco. Entender os impactos, do ponto de vista da qualidade, dos prazos e dos custos, da ocorrência desse risco no projeto. Verificar se ocorreu um risco “novo”, que não faz ou fez parte da lista de riscos inicialmente identificados e, para esse risco “novo”, compreender porque isso aconteceu. Como o gerente de projetos tratou ou está tratando tudo isso. Devemos identificar se há lições aprendidas em relação ao gerenciamento de riscos desse projeto.
Os exemplos de temas de TCC mostram que elementos (documentos, informações) precisam ser obtidos para cada tema escolhido e que perguntas devem ser feitas - para o pessoal da equipe do projeto e para o próprio gerente do projeto - objetivando aprofundar cada tema. Se o estudante conseguir as respostas para essas perguntas terá adquirido a matéria-prima necessária para elaborar o seu artigo de TCC. Bem, é isso aí! Até a próxima.

12 comentários:

  1. Ola Professor,
    Estou começado meu TCC do meu MBA em gerenciamento de projetos e gostaria de saber o que o você acha do tema abaixo e quais pontos devo abordar e se puder me indicar alguns livros tbm.
    "Metodologia em gerenciamento de projetos na empresa X"
    Esta empresa não utiliza nenhuma metodologia para seus projetos.
    Obrigada professor!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela,
    Se a empresa não usa nenhuma metodologia, qual o objetivo do tema? O que exatamente vc pretende tratar no seu artigo do TCC?
    Por favor, me explique isso melhor para que eu possa te ajudar.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  3. Olá professor acredito que me expressei mal.
    Na verdade a empresa não utiliza metodologia PMI mas sim as suas locais.
    Gostaria de aplicar a metodologia do PMI em gerenciamento de projetos nesta empresa X.
    Então gostaria de dicas em como compor esse tema e alguns livros que puder me indicar.
    Ou o senhor sugere outro tema para tcc de MBA em gerenciamento de projetos? Se sim estou aberta a mudanças tbm.
    Obrigada professor

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafaela,
    Me deixa ver se eu entendi: A sua empresa não usa e sim as suas locais. O que são essas locais?? São filiais da empresa principal??
    As tais "locais" usam que tipo de metodologia? Seria algo baseado no PMBOK??
    Qual o ramos de atividade da sua empresa? Pergunto isso pq dependendo do ramo de atividade há abordagens que melhor se ajustam para gerenciar os projetos.
    A gestão de projetos que vc pretende sugerir é para os projetos internos (melhoria de processos, redução de custos, aumento da produtividade) ou para projetos externos oriundos de negócios acordados com os clientes?
    Por favor, me forneça mais detalhes para que eu possa dar um boa sugestão.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, usa se metodologia local no sentido de usar tabelas, Excel, controles próprios etc. Que não está ligado em nada com o pmbok.
    Empresa de fabricação de produtos eletrônicos, temos os clientes externos mas meu intuito seria aplicar esta metodologia em projetos internos das áreas de engenharia para seguir um padrão, reduzir custo, tempo etc.
    Pois na verdade "cada um faz de um jeito" não existe passo a passo dos projetos.
    Fico no aguardo professor das dicas e livros.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafaela,
    No caso da sua empresa eu gostaria de sugerir uma abordagem de gestão de projetos voltada às melhores práticas do PMBOK, combinando alguns aspectos do Scrum/Kanban. Sugiro que vc pesquise nos seguintes livros:
    FRIGA, P.”ESTRATEGIA MCKINSEY - PARA GERENCIAMENTO DE EQUIPES EM PROJETOS”. Rio de Janeiro: Campus, anoxxxx.
    ELIAS, E. M. “Controle de Projetos com Métricas: não deixe que seu projeto vire uma Melancia Atômica!”. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.
    CRUZ, F. “Scrum e PMBOK – unidos no gerenciamento de projetos”. São Paulo: Brasport, 2013.
    DINSMORE, P., CABANIS-BREWIN, J. “AMA-Manual de Gerenciamento de Projetos”. São Paulo: Brasport, 2014.
    KERZNER, H., SALADIS, F. P. “Gerenciamento de Projetos Orientado por Valor”. São Paulo, Bookman, 2011.
    Espero que vc faça um bom trabalho.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde professor, assim como a maioria de posts que vi em seu blog, preciso apresentar o tema do meu tcc em gestão de projetos e ainda não tenho ideia sobre oque fazer.
    Sou engenheira civil e trabalho em uma concessionaria de rodovias na área de projetos, no meu setor fazemos a analise dos projetos terceirizados, estudo de alternativas e atendemos às necessidades de informações para a elaboração dos mesmos.
    Percebo pelas aulas de gerenciamento que mesmo se tratando de uma empresa de grande porte, que possui processos bem definidos, esses acabam não sendo utilizados no dia a dia pelos gestores e as técnicas também não são repassadas para os analistas...
    Por esse motivo e informações confidenciais entendo que não seria valido realizar um estudo de caso.
    Pensei em algum tema onde pudesse falar sobre as dificuldades de um PMO de implementar as tecnicas em um meio fundido (experiencia de outra empresa em que trabalhei e o PMO contratado foi aos poucos sendo deixado de lado) ou qualquer outro tema que fosse mais bibliográfico do que experimental.
    Espero que possa me ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Professor, escrevi a pouco sobre ajuda ao tema, porem me inteirando mais sobre as normas do curso vi que o tcc não pode ser exclusivamente revisão de literatura, precisa apresentar um carater aplicado, portanto deve considerar acesso a dados necessários, fontes de consulta e se a metodologia da pesquisa estará a meu alcance e dominio.
    Nessa primeira fase deve responder as perguntas:
    1 -Qual o tema e objetivo principal do trabalho
    2- Em qual região o trabalho sera realizado e a popilação amostral
    3- Quais ferramentas serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos
    4 - Como os dados serão obtidos.

    Meu primeiro questionamento acabou indo como anônimo, me chamo Natalia e trabalho em concessionaria de rodovias.

    ResponderExcluir
  10. Olá Natalia,
    Se o seu TCC precisa conter um "caráter aplicado", vc terá que escolher algo relacionado aos projetos que trabalha, pois só assim terá acesso aos dados e informações necessárias. Uma forma de driblar as regras de confidencialidade é pesquisar o`"como é feito" e não entrar em detalhes dos valores reais e empresas reais que fizeram o trabalho ou para quem o trabalho foi feito.
    Eu recomendaria um estudo sobre os requisitos dos projetos que vc trabalha. Esses requisitos são fundamentais para a definição do escopo de cada projeto. Estudar os requisitos significa descobrir que perguntas devem ser feitas para conseguir entender perfeitamente o que precisa ser feito. Vc poderia criar uma espécie de planilha que seria usada nos projetos que vc trabalha. A fundamentação teórica seria feita com base em fontes como o guia PMBOK, o Prince2 e outros autores. Vc poderia comentar o que é feito que está de acordo com as recomendações da teoria e o que não é feito. Vc poderia discutir as implicações e problemas criados quando não se usa as melhores práticas e os conceitos citados. E vc poderia criar recomendações com base nas suas descobertas e conclusões. Tudo isso sem citar dados reais e informações de fornecedores e/ou clientes. É evidente que vc teria que mostrar a forma como a sua empresa trabalha (em uma pequena parte = definição dos requisitos para os projetos que vc costuma trabalhar). Eu acredito que vc pode até criar um relatório mais detalhado - para uso interno e para sugerir melhorias nas rotinas internas de trabalho. Esse relatório detalhado (com informações confidenciais) seria uma forma de vc justificar o trabalho nessa área. Bem, eu sempre recomendo que o aluno escolha apenas uma parte do trabalho para o TCC para que tenha foco e o resultado esperado seja alcançável na pratica. É claro que eu desconheço detalhes dos projetos que vc trabalha, mas como qq projeto que alguém faz, se não tivermos uma definição boa dos requisitos isso criará problemas na parte da gestão do escopo, que é absolutamente fundamental para qq projeto.
    É evidente que vc pode escolher algo diferente, mas para que eu possa ajudar, vc precisará ser mais clara e especifica sobre o que vc faz.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia professor! Obrigada pelo retorno!
      Depois de muitas duvidas e pesquisas, acabei mudando o foco da pesquisa para liderança. E o tema será: fatores criticos de liderança e motivação em equipes de projetos.
      Agora estou desenvolvendo as respostas as perguntas que citei anteriormente e a proposta de questionário que irei aplicar na pesquisa.
      Se possuir alguma contribuição sobre o tema será de grande ajuda.
      Obrigada mais um vez!

      Excluir
  11. Olá Natalia,
    Eu posso sugerir alguns livros que vc poderia usar na sua pesquisa. No blog eu tenho abordado esse assunto com certa frequência em função sua importância.
    Há um debate sobre se as equipes de alto desempenho poderiam trabalhar bem sem a presença de um líder. Acho que vc não deveria incluir esse aspecto que é interessante.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir

Inclua seu comentário: