domingo, 26 de junho de 2016

O que é bom, para os bons!

A grande maioria dos colaboradores de uma empresa ou dos membros de uma equipe de projeto faz um trabalho até certo ponto anônimo. Apesar disso, é bom que se diga que não há nada errado em desejar ser reconhecido.

 

O desejo de reconhecimento alimenta a nossa autoestima. Afinal de contas, depois de trabalhar duro, com dedicação e comprometimento, ser reconhecido é mais do que merecido.
A gestão das pessoas que pertencem à equipe do projeto é parte do trabalho do gerente de projetos, que deve estabelecer um processo de reconhecimento e recompensa, com o objetivo de valorizar o comportamento que é benéfico para o projeto. Com base nos resultados das avaliações individuais de desempenho são tomadas as decisões relativas à concessão de prêmios e recompensas, que poderão ser tangíveis (aumento salarial, bônus e prêmios) ou intangíveis (oportunidades de carreira, crescimento e novos desafios). Essa é a parte boa. Só que o que é bom deve ser dado somente aos realmente bons! Sim, infelizmente, isso nem sempre acontece.

 
A parte ruim de tudo isso é que existe muita gente que adora se autopromover e isso, muitas e muitas vezes, distorce a realidade. A autopromoção, envolta em falsa modéstia, costuma incorporar exageros e até mesmo mentiras. O gerente de projetos não pode se deixar enganar pelas luzes e letreiros dessas pessoas. Será necessário reconhecer a todos que tenham inegável valor. E dentre estes, é preciso reconhecer também os quase invisíveis, aqueles que realmente trabalham muito, são esforçados, responsáveis, comprometidos, sem se preocupar com expedientes de autopromoção. São pessoas que priorizam os resultados da equipe e fazem a máquina do projeto funcionar. E tudo isso sem ficar fazendo propaganda delas mesmas. Se você tem ou teve colegas com comportamentos nocivos, compartilhe conosco, enviando seu comentário.  Não, deixe pra lá, essas pessoas não merecem! Escreva sobre as pessoas boas que te ajudam e melhoram o seu dia! Bem, é isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: