quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aspectos do Trabalho de um Gerente de Projetos

O que se espera que um gerente de projetos faça? Quando se fala no trabalho do gerente de projetos, o que isso significa? Vamos então recorrer a um simples artifício.

 
Vamos analisar que tipos de perguntas são feitas a alguém que está concorrendo a uma vaga de gerente de projetos em uma organização. Ou seja, vamos saber o que as organizações, geralmente, procuram saber de alguém que se candidata para essa posição. Certamente, isso tem uma forte relação com o trabalho do gerente de projetos. Portanto, vejamos algumas perguntas típicas:

Que softwares você usou para gerenciar os projetos que participou?

Se a empresa lhe fornecer um notebook para trabalhar, que software você deseja que esteja disponível?

Qual a sua abordagem para gerenciar um projeto?

Qual é a sua escola de pensamento sobre gerenciamento de projetos? Você é uma pessoa ágil?

Como você faz seus cronogramas?

Como você faz a alocação de recursos?

Como você reporta a atualização do status do projeto?

Como você lida com as políticas da empresa?

Se você tiver dois stakeholders importantes com pontos de vista opostos, como consegue lidar com esta situação?

Você tem algum conhecimento ou treinamento na área de gestão da cadeia de suprimentos?

Você gerencia projetos e pessoas ou apenas projetos?

Você é responsável pelas entregas e o resultado financeiro do projeto ou apenas pela administração do projeto? Conte-me sobre metas e resultados de um projeto recente que tenha trabalhado?

Quais foram os desafios do seu último projeto?

Todos nós temos problemas de vez em quando. Me diga o que aconteceu quando um projeto não foi bem?

O que acontece quando seus projetos falham?

Como você faz o planejamento de contingências?

Quando se trata de apresentar resultados, como você prefere fazer isso?

Que tipos de processos de encerramento você utiliza?

Você costuma rever a documentação de projetos já concluídos?

Você já teve que resolver conflitos nas equipes? Me diga o que causou o conflito e o que você fez para resolve-lo?
 

 
De um modo geral, os melhores gerentes de projeto são aqueles que conseguem estabelecer uma conexão entre a alta administração, os clientes e os funcionários, mantendo o progresso do projeto. Isso diz muito sobre o trabalho de um gerente de projetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: