domingo, 2 de março de 2014

Dez coisas de tecnologia que você não sabia uma semana atrás!

Aqui algumas coisas de tecnologia, entre uma distração e outra, para aprender nos feriados de carnaval. Nada muito complicado, propositalmente explicado com poucas palavras, para ser digerido em um único gole. Afinal, tudo muda tão rápido em tecnologia e o que hoje é novidade, amanhã poderá estar na lista de lembranças de uma longa e maravilhosa história que parece não ter fim.

1)- É mais barato comprar a Islândia do que o WhatsApp
No início de fevereiro/2014, o Facebook comprou o WhatsApp por um valor total de US$19 bilhões. Acontece que o negócio é uma das maiores aquisições do ano - e uma das maiores do Vale do Silício. Então, o que é mais barato comprar por US $ 19 bilhões? A Islândia – um país com uma população de quase 320 mil habitantes, com um produto interno bruto (PIB) da ordem de US$13,7 bilhões em 2012, é mais barata do que o WhatsApp.

2)- Até 11% das imagens de web cameras capturadas pelo NSA são "explícitas"
O GCHQ (“Government Communications Headquarters”, ou Quartel General das Comunicações do Governo) da Grã-Bretanha, com a ajuda da NSA (National Security Agency , ou Agência de Segurança Nacional) dos EUA, invadiu milhões de web cameras conectadas ao YahooMessenger, baixando imagens a cada cinco minutos. De acordo com os documentos vazados por Edward Snowden (ex-funcionário da CIA) ao The Guardian, entre 3 e 11 por cento das imagens foram consideradas "explícitas". E o que isso significa? Essas imagens são, em termos leigos, fotos das pessoas devidamente vestidas em seus aniversários.

3)- Mesmo os melhores engenheiros da Apple podem acidentalmente estragar o SSL
Em um tempo em que todo mundo é paranóico sobre a vigilância do governo dos EUA e do Reino Unido, a Apple acabou criando um problema para os seus usuários de iPhone e iPad quando atrasou a atualização de uma correção para uma falha que permitia ataques “man-in-the-middle”, mesmo através de páginas SSL criptografadas. O SSL (“Secure Socket Layer”, ou Camada Soquete de Proteção) é um protocolo desenvolvido para elevar a segurança dos dados transmitidos pela internet. O culpado? A duplicação de uma linha de comando "go to fail", e assim um comando acabou cancelando o outro. O problema é que a empresa demorou um pouco para notar e corrigir o erro. O mais provável é que tenha havido erro humano, que pode acontecer nas melhores familias e empresas. O ataque “man-in-the-middle” (ou homem no meio, em referência ao atacante que intercepta os dados) é uma forma de ataque em que os dados trocados entre duas partes, por exemplo o usuário e o seu banco, são de alguma forma interceptados, registados e possivelmente alterados pelo atacante sem que as vitimas se apercebam.

4)- O Netflix realmente paga a Comcast para ter uma melhor transmissão
A neutralidade da Internet está morta nos EUA  - pelo menos por enquanto. O Netflix, um popular serviço de streaming de televisão, concordou em pagar para a Comcast (uma grande operadora de telecomunicações e media de massa dos EUA, com serviços de cabo, provedora de serviços de Internet e serviços de telefonia) para garantir que seus fluxos de conteúdo de vídeo sejam transmitidos, ou melhor trafeguem na rede, de forma rápida. Isso acontece num momento em que as empresas de streaming de televisão – outras, além do Netflix - lutam por neutralidade na Internet. O princípio de neutralidade na Internet significa que todas as informações que trafegam na rede devem ser tratadas da mesma forma, navegando à mesma velocidade. É esse princípio que garante o livre acesso a qualquer tipo de informação na rede. Ao que parece, o Netflix não acredita que isso exista na prática, no mundo real e selvagem das corporações e decidiu pagar para garantir a velocidade necessária nas suas transmissões.

5)- iTunes, Spotify e YouTube não são financeiramente bons para músicos
O YouTube pode ser um bom lugar para um cantor ou uma banda iniciante ganhar fama e aparecer para o público. O mesmo vale para o iTunes e o Spotify. Mas o retorno financeiro que esses meios trazem não parecem ser muito bons. De acordo com o The Guardian, no ano de 2013, certa de 8% da renda da artista Zoe Keating veio de serviços de streaming. Apesar de obter ½ milhão de streams no Spotify, ela ganhou apenas $1.764. Para 1,9 milhão de vizualizações no You Tube, ganhou apenas $1.248. Uma verdadeira ninharia em termos de recebimento.

6)- Metade de todas as edições da Wikipedia são feitas por “bots”
Não há dúvida que os editores do Wikipédia trabalham duro na luta contra pessoas mal intencionadas e até mesmo vândalos que tentam estragar e desfigurar seus conteúdos. Mas, ao que parece, a maior parte do trabalho é feito por outros computadores. Um recente estudo determinou que cerca de 46% de todas as edições da enciclopédia on-line são conduzidas por “bots”. Um bot da Internet, também conhecido como web robot (robô web), ou simplesmente bot, é uma aplicação de software que executa tarefas automatizadas através da Internet.

7)- Esqueça o lado negro da web: Você pode comprar uma arma no Facebook
O Facebook pode ainda ser um lugar para mostrar o que acontece nas ruas e as últimas fofocas da escola ou do trabalho, mas também tem um lado mais sombrio. De acordo com o VentureBeat, um repórter foi capaz de obter uma arma de fogo em apenas 15 minutos. A matéria do website mostrou que existem dezenas de páginas no Facebook dedicadas a venda de  armas ilegais.

1. Iceland is cheaper to buy than WhatsAppEarlier this month, Facebook bought WhatsApp for $16 billionother $3 billion to be vested by its employees over the next few years. It turns out that the total $19 billion figure for the mobile instant messenger is one of the biggest acquisitions of the year — and one of the biggest Silicon Valley has ever paid out.

8)- Por que alguns usuários do XP se recusam a atualizar?
O Windows XP está morto. Viva o Windows XP. Pelo menos, isso vai acontecer logo, pois estamos rapidamente nos aproximando de abril/2014, onde o Windows XP, um produto com 12 anos de vida, será finalmente enterrado pela Microsoft (com o fim das correções e atualizações). Alguns usuários afirmam que irão recusar a atualização para sistemas operacionais mais modernos da Microsoft, temendo que seus aplicativos deixem de rodar depois da atualização e prevendo que o apoio da Microsoft, como de outras vezes, estará entre os níveis incipiente e quase nenhum.

9)- Coisas que você não sabia que uma impressora 3D pode fazer
Quando surgiram as impressoras 3D podiam ser usadas para criar pequenas peças e eram ótimas para desenvolver protótipos. Mas esses equipamentos evoluíram numa velocidade absolutamente incrível. Atualmente, muito mais pode ser feito com essas impressoras, incluindo estruturas de concreto, roupas, peças de automóveis, próteses e até comida, quase não havendo limites para o que pode ser feito com essas máquinas.

10)- Facebook não vai mais mudar suas configurações de privacidade, quando você morrer
O que acontece com o perfil no Facebook de alguém, quando essa pessoa morre? É a eterna questão para nossas vidas sociais modernas. De acordo com a rede social, o Facebook vai agora deixar a página do perfil de um usuário falecido como ela era antes - com as configurações de privacidade intactas. Agora, o usuário poderá descansar em paz, sabendo que seu perfil será preservado.

............................................................................................................

Fonte: Artigo de Zack Whittaker, publicado em www.zdnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: