sexta-feira, 28 de março de 2014

Algumas Tendências do Gerenciamento de Projetos

A ESI International é uma empresa  global, com foco em projetos, que se propõe a ajudar as empresas e pessoas a melhorar o modo como gerenciam seus projetos, contratos, requisitos e fornecedores por meio de programas de formação inovadores. O que veremos nesse post são algumas tendências para a área de gerenciamento de projetos, destacadas pela ESI International.
 
  • As empresas valorizam a gestão de projetos, programas e portfolio, embora os recursos permaneçam escassos;
  • Soluções de software de colaboração se tornarão essenciais para as equipes de projeto;
  • Aplicação imediata do aprendizado no treinamento de gerenciamento de projetos será muito desejado, mas ainda com pouca estruturação por parte das organizações;
  • Método “Agile” combinado com método “Waterfall” (modelo em cascata) para uma nova abordagem híbrida;
  • Investimentos em projetos mais inteligentes exigirão uma união mais forte entre gestão de projetos e gestão de processos de negócios (BPM);
  • Certificações internas em corporações e agências federais irão diminuir a importância da certificação PMP;
  • Mais PMOs irão medir sua eficácia nos resultados do negócio;
  • Bons gerentes de projeto irão reverter as tendências de desemprego;
  • O gerenciamento de projetos centrado no cliente vai superar a "restrição tripla";
  • Os profissionais de RH irão buscar formas de avaliar e identificar os gerentes de projeto de alto potencial.
Há um consenso que aponta o gerenciamento de projetos como uma profissão do presente e, também, do futuro. E isso não é porque os projetos são sempre bem sucedidos. Só para se ter uma idéia, de acordo com pesquisa da McKinsey & Co,.em números redondos, dois em cada cinco projetos de TI (Tecnologia de Informação)  fracassam. Isso significa que o gerenciamento de projetos precisa melhorar muito nas organizações e, ao mesmo tempo, as organizações continuam necessitando dos projetos para implementar as mudanças tão necessárias a sua sobrevivência e competitividade. Como o ambiente de projeto cresce em complexidade, o gerenciamento de projetos será uma atividade que exigirá, cada vez mais, capacitação de todos os profisisonais envolvidos, novas abordagens de gerenciamento e colaboração executiva. É exatamente nesse cenário que algumas importantes tendências do gerenciamento de projetos são aqui apresentadas
As empresas valorizam a gestão de projetos, programas e portfolio, embora os recursos permaneçam escassos - Os projetos, programas (o conjunto de projetos que é gerenciado de forma integrada e está associado a um objetivo comum) e portfolios (o conjunto de todos os projetos e programas de uma organização), para serem executados com sucesso, requerem um conjunto de habilidades altamente avançadas, apoiadas por ferramentas e métodos apropriados.. Para suprir essas necessidades as empresas deverão fazer mais investimentos em modelos de competência, treinamento, desenvolvimento de metodologia e uso de ferramentas (software) de gerenciamento de projetos.
Soluções de software de colaboração se tornarão essenciais para as equipes de projeto - A proliferação de pacotes de software de colaboração no ambiente de projeto como, por exemplo, o SharePoint, irá se intensificar. Abastecido por projetos cada vez mais complexos e virtuais, bem como por orçamentos apertados, o ambiente de hoje exige uma maneira mais eficiente de gerenciar a comunicação e o fluxo de trabalho. A colaboração é fundamental para a gestão de projetos e ter um ambiente virtual que permita que dados e informações do projeto sejam compartilhadas e distribuídas, é muito importante. As soluções de software baseadas na web que possuirem funcionalidades como a distribuição automática, a notificação, o controle de versão e a autenticação do usuário, terão potencial para aumentar muito a produtividade do projeto.
Aplicação imediata do aprendizado no treinamento de gerenciamento de projetos será muito desejada, mas ainda com pouca estruturação por parte das organizações -  Isso retrata o desejo das organizações de ver seus gerentes de projeto aplicando imediatamente e precisamente o que aprenderam no treinamento em seus projetos. A grande maioria das organizações discutirá esse aspecto e continuará enviando pessoal para ser treinado, mas muito poucas realmente farão algo prático e gastarão recursos financeiros para criar uma estrutura que garanta a transferência da aprendizagem mais efetiva para o ambiente de trabalho. 
Método “Agile combinado com método “Waterfall (modelo em cascata) para uma nova abordagem híbrida – Há muitos aspectos na abordagem “Agile” que poderão ser integradas aos processos tradicionais de gerenciamento de projetos (“Waterfall”), especialmente a hiper-colaboração, reforçando uma tendência mencionada anteriormente. Com isso, será criada uma abordagem híbrida, feita sob medida em cada empresa, para garantir que funcione de forma adequada.
Investimentos em projetos mais inteligentes exigirão uma união mais forte entre gestão de projetos e gestão de processos de negócios (BPM) – A filosofia de BPM (Business Process Management), ou gestão de processos de negócio, tenta o máximo possível reduzir os custos operacionais e, por conta disso, está se tornando um fator-chave na seleção de projetos. Em outras palavras, isso significa que quando novos projetos são propostos, o seu valor será julgado, em grande parte, considerando o impacto que terão sobre os processos de negócio da organização. Quanto maior for o impacto que o projeto gera na redução de custos internos, maior será a sua importância. Isso implica que o gerente de projetos deverá estar familiarizado com a abordagem de gestão de processos de negócio.
Certificações internas em corporações e agências federais irão diminuir a importância da certificação PMP - o PMP continua sendo a credencial mais popular e onipresente no planeta. No entanto, não é a credencial proeminente em todos os lugares. No governo dos EUA, bem como nas empresas que aparecem na lista da revista Fortune 500, já há uma difusão de credenciais "internas" que tem ofuscado a certificação PMP em termos de importância. A certificação PMP continua sendo importante, mas agora é apenas um degrau na escada da carreira para se chegar ao topo.
Mais PMOs irão medir sua eficácia nos resultados do negócio – isso significa dizer que os PMOs precisam encontrar uma forma de determinar se o seu trabalho tem efeito quantificável positivo sobre o negócio em termos economicos, de redução de problemas no projeto, menor atrito com os gerentes de projeto, maior agilidade na execução do projeto, apenas para dar alguns exemplos. A parte que se refere a introdução de ferramentas de software, adoção de metodologias e melhores práticas de gerenciamento de projetos, envio dos gerentes de projeto para treinamento, aumento do número de PMPs na organização, continuam sendo métricas importantes, mas não as mais importantes.
Bons gerentes de projeto irão reverter as tendências de desemprego - Embora o desemprego encontre-se em níveis muito altos, em muitos países, bons gerentes de projeto são difíceis de encontrar. O recrutamento continua, pois afinal as empresas necessitam que o trabalho nos projetos seja feito. Uma das áreas de maior procura será a do gerenciamento de riscos.
O gerenciamento de projetos centrado no cliente vai superar a "restrição tripla" - Durante anos, tempo, custo e escopo foram as métricas sobre as quais o sucesso de todos os projetos  - e de seus gestores - era julgado. É fato que as três restrições continuam a ser importantes, mas elas não são mais os únicos fatores que determinam o sucesso de uma projeto. Há muitos casos da inclusão de critérios de risco e qualidade para definir o sucesso de um projeto. No ambiente de hoje, quaisquer que sejam os critérios adotados, o valor do projeto é determinado pelo recebedor – ou seja, o cliente – e não pelo provedor – ou seja, a organização executora do projeto.
Os profissionais de RH irão buscar formas de avaliar e identificar os gerentes de projeto de alto potencial - O desafio que os profissionais de RH terão de enfrentar é grande, uma vez que, ainda não existe uma avaliação especial do tipo “bala de prata”,  a ser usada para identificar (com grande precisão) os melhores gerentes de projeto. As avaliações de conhecimento e habilidades existentes são de pouca utilidade, uma vez que não são projetados para os cargos de gerente de projeto. Mesmo assim, com possíveis adaptações nos sistemas existentes de avaliação para contratação de gestores, isso será intensamente buscado pelas áreas de recursos humanos nas organizações.

6 comentários:

  1. Boa Noite Prof. Haroldo!

    Parabéns pelo Blog e pela atenção disponibilizada para responder cada pergunta.

    Estou concluindo a minha graduação em Engenharia de Produção, estagiando em uma grande empresa do ramo alimentício e atualmente trabalho com desenvolvimento de projetos na logística primária.

    Apesar de estar desenvolvendo alguns estudos na empresa eu não gostaria de utilizá-los no meu TCC, até porque a empresa não permite a utilização das informações ou projetos, pois são confidenciais.

    O meu objetivo é desenvolver o meu TCC sobre gerenciamento de projeto, suas ferramentas, estruturação e etc.

    Direcionar o TCC um pouco mais para a teoria e pesquisa. Assim também vou ter a oportunidade de me aprofundar e entender mais sobre a área de gerenciamento de projetos.

    Existe a possibilidade de desenvolver um TCC neste modelo? Qual o tema que devo aborda? Como devo estruturar? E quais os livros que posso usar para me direcionar?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Att,
    Kécia Kelly Luz

    ResponderExcluir
  2. Olá Kecia,
    No TCC é importante que o aluno escolha um tema e o aprofunde de alguma forma. Se o tema é amplo demais, muito abrangente, isso exige muitas páginas de texto. Geralmente, os artigos de TCC tem sua quantidade de páginas limitada. A primeira vista estudar o gerenciamento de projetos (sem detalhar exatamente o que) para teoria e pesquisa é um desses casos. Acho que vc é uma estudante que deseja aprender mais e quer aproveitar o TCC para isso. Um estudo tão amplo assim costuma ter como resultado um livro e não um artigo de 20 a 30 páginas. Por outro lado, os projetos podem ser descritos e detalhados com mais facilidade e mostram que o aluno sabe usar os conceitos estudados no curso. Se existe uma regra de confidencialidade na sua empresa, vc deve cumpri-la. Para o seu TCC escolha uma parte para estudar e aprofundar no seu artigo. Por exemplo: como gerenciar a equipe do projeto ou técnicas usadas para validar os requisitos de um projeto ou ferramentas de software para colaboração em projetos e assim por diante.
    Saudações,
    Prof. Haroldo Simões

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Haroldo tudo bem?

    Primeiramente parabéns por este post muito esclarecedor, porem assim como muito estou com dúvida em qual tema escolher. Faço MBA em gestão de projetos e estou em duvida qual tema selecionar já que projetos é novo pra mim. Atualmente trabalho em uma empresa que presta serviço para operadoras de cartões, e como trabalho como processos nesta empresa só penso em coisas voltada para melhoria contínua, porem também tenho dúvida se faço algo relacionado a empresa ou a um projeto pessoal. Poderia me ajudar com alguma dica.

    Abraços
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Olá Carolina,
    Bem, acho que vc pode ter bons elementos na empresa em que trabalha para o seu TCC. Para poder sugerir algo mais concreto é necessário conhecer mais detalhes sobre os tipos de serviços que são prestados para entender o que pode ser melhor explorado no TCC. Vc poderia tratar do escopo, das aquisições, dos riscos ou mesmo da gestão das equipes. Mas, sem conhecer o que é feito de fato, não dá para sugerir alguma coisa que faça sentido. Eu não costumo recomendar projetos pessoais pq costumam ser simples demais e isso acaba gerando uma dificuldade extra, por não se ter (ou se ter muito pouco) sobre o que escrever no artigo. Trabalhe com um projeto pessoal no seu TCC se esse projeto é realmente inovador e interessante. Se esse projeto tem elementos suficientes que tornem o seu artigo atrativo para o seu orientador aprovar. Gostaria de informar que estou trabalhando online com orientação de TCC. Meu trabalho inclui:
    - Ajuda na escolha do tema;
    - Suporte na elaboração do projeto de TCC;
    - Esclarecimento de dúvidas;
    - Estrutura de capítulos do artigo;
    - Sugestões de referências bibliográficas;
    - Uso correto das citações no texto conforme a norma ABNT;
    - Correções do texto do ponto de vista de estilo e gramática nas diferentes versões do aluno até que o texto final fique pronto;
    - Auxilio no uso de artigos em inglês (sou fluente);
    - Experiência nas áreas de gestão de projetos, gerenciamento de negócios e gestão de tecnologia da informação.

    A orientação acontece por e-mail, skype e whatsup em horários convenientes.
    Se você se interessou envie um e-mail para h12sblog@gmail.com que entrarei em contato em breve.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Professor,

    Estou concluindo MBA em Gestão de Projetos e escolhi "As melhores práticas do PMBOK no gerenciamento de risco em projetos" para tema do TCC. Estou em dúvida de qual a melhor estrutura e os melhores tópicos para abordar. Poderia me ajudar? Obrigada. Marcela.

    ResponderExcluir
  6. Ola Marcela,
    Gostaria de dizer que voce escolheu uma area bastante interessante e desafiadora. Todavia, o tema do seu TCC precisa estar relacionado a um projeto que vc tenha conhecimento ou tenha participado. E importante ter acesso as informacoes que serao usadas no seu TCC. Isso pq a maioria das faculdades nao permite que o TCC seja apenas baseado em pesquisa bibliografica. Recomendo que vc leia o manual de orientacao do seu TCC. Se vc tiver um projeto para trabalhar, que sera o seu estudo de caso, podera sim explorar todos os aspectos do gerenciamento de riscos.
    Espero que isso possa te ajudar. Se desejar mais detalhes, envie uma mensagem para h12sblog@gmail.com
    Atenciosamente,
    Prof. Haroldo Simoes

    ResponderExcluir

Inclua seu comentário: