domingo, 23 de fevereiro de 2014

"Just Mayo": Uma Deliciosa Inovação

Se você é apaixonado por churrasco e outras delícias culinárias produzidas com a carne vermelha, aqui está uma ideia, aparentemente estranha, mas que está rapidamente se tornando um negócio multibilionário. Estamos falando de produtos alimentícios feitos com ovos produzidos à partir de plantas! A novidade foi criada pela empresa norte-americana HamptonCreek, que afirma que o produto além de ser sustentável, saudável e amigo do meio ambiente, é um negócio economicamente rentável. O fato é que o volume de investimentos vem aumentando na Hampton Creek, que ostenta investidores do calibre de Jerry Yang (co-fundador da Yahoo), Peter Thiel (co-fundador da PayPal e executivo que assumiu o controle das finanças do Fecebook), e Bill Gates (fundador da Microsoft), dentre outros.

Entre no link e assista ao video da Bloomberg. Você verá o preparo de um substituto saudável para os famosos “ovos mexidos” que se costuma comer no café da manhã!. No video, a primeira frase da reporter é: “esta omelete foi feita com plantas”.

 
Ouça o CEO da Hampton Creek, Joshua Tetrick, falando sobre os principios que norteiam a empresa. Você pode estar testemunhando o início de uma grande mudança. A tradicional indústria avicola sendo substituída por uma solução evolutiva que agrega valor ao consumidor final. Que valor seria este? Em poucas palavras esse valor seria traduzido em um produto mais saudável, mais barato, igualmente saboroso, sustentável do ponto de vista do meio ambiente e produzido com menos crueldade para os animais.

Embora ninguém goste de lembrar, não é novidade que os processos que manuseiam os ovos, pintinhos e aves, costumam conter um certa dose de crueldade. Assista ao video e reflita sobre o problema!
A Hampton Creek tem um produto revolucionário que se chama “Just Mayo”, com a aparência e textura de maionese, mas é feita com plantas não-GMO. Portanto, é uma "maionese" sem ovos, embora, na verdade, seja muito mais do que isso. É possível preparar várias receitas deliciosas com o “Just Mayo”. A Hampton Creek insiste na visão de que a combinação certa de produtos à base de plantas que não são geneticamente modificadas, ou plantas não-GMO (Genetically Modified Organisms), pode emular o sabor e a consistência de ovos de galinha e, no processo, oferecer uma opção mais saudável, mais sustentável e mais humana, substituindo plenamente e completamente os ovos de galinha que comemos hoje em dia. Do ponto de vista economico, a solução da Hampton Creek tem se mostrado quase 20% mais barata que a oferecida por seus  tradicionais concorrentes. Por tudo isso, essa opção é uma séria ameaça a existência da indústria avicola, pelo menos na forma como a conhecemos hoje. Pois afinal, não é apenas a típica refeição de ovos mexidos que a Hampton Creek quer substituir, a empresa tem como meta assados​​, condimentos, sobremesas, molhos e praticamente qualquer coisa que usa ovos de galinha.
......................................................................................................................
Sobre organismos geneticamente modificados - Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são plantas ou animais que foram geneticamente alterados por cientistas com o objetivo de melhorar a sua capacidade de crescer em ambientes não-nativos, resistir a pragas, tolerar condições climáticas extremas, produzir mais alimentos ou mostrar outros traços desejados. O governo dos EUA aprovou o GE (geneticamente modificado) a quase 20 anos atrás. Hoje, o milho e a soja representam mais de 90% dos hectares plantados. Cinco países respondem por 90% das lavouras geneticamente modificadas do mundo: EUA, Canadá, Brasil, Argentina e Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: