quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quem Venham os Gringos


O post “Quem Venham os Gringos”, de Jesus Guimarães, que reproduzo abaixo, me lembrou meu texto de 23 de agosto de 2010 – Está Faltando Mão de Obra Especializada - sobre as carências e necessidades de mão de obra especializada em nosso país. Como podemos constatar, as coisas mudam, mas mudam muito devagar.

“O ótimo é inimigo do bom, me diziam na juventude. Assim está a questão da falta de profissionais especializados em áreas da economia que, com o abrupto desenvolvimento brasileiro, estão “bombando” e exigindo mão-de-obra própria: faltam médicos, engenheiros, químicos, técnicos em construção, na produção industrial, projetistas, e tantos outros que, há pouco tempo, sequer tinham emprego no mercado.  NÃO se fabricam profissionais da noite para o dia e a economia globalizada inclui a opção irrecusável da importação da mão-de-obra. Com a criação da União Europeia, e antes disso, a importação de profissionais foi e é uma constante entre os países membros, e até com outros de fora - quem não se lembra de quando os dentistas brasileiros emigraram aos milhares para Portugal?


A OPOSIÇÃO da classe média tupiniquim à vinda de mão-de-obra para socorrer a demanda nacional é sem razão e bem manipulada por aqueles a quem, por razões eleitorais, não interessam soluções para os nossos problemas. Para eles, quanto pior, melhor. Os médicos reclamaram, mas quando foram convidados a enfrentar o sertão, pularam fora (e com razão, têm melhores opções por enquanto), os engenheiros brasileiros que antes saíam das faculdades a procurar empregos ou estágios, hoje saem empregados, e ainda assim não satisfazem o mercado.

MELHOR. Ruim seria se fosse o contrário, se faltassem empregos e não profissionais como acontece, por exemplo, na Espanha atual. Fundamental que se abram os olhos para os reais motivos que levam jornalistas e fabricante de posts a caírem em cima do Governo Federal por conta da importação de mão-de-obra. Não agem com isenção, são peças de estratagemas políticos.

 Que VENHAM os gringos e nos ajudem a construir o Brasil, como fizeram em passado recente os italianos, os espanhóis, os japoneses, alemães, poloneses, árabes e tantos outros povos que hoje, integrados, formam a grande Nação brasileira”. 

Autor: Jesus Guimarães é amigo e ex-prefeito da cidade e Tupã-SP, de 1983 à 1988, e depois eleito para mais um mandato de 1993 à 1996. Tupã está localizada a 520 quilômetros da capital, com uma população de 62.256 mil habitantes, segundo dados de 2007. Fonte: http://zuguim.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: