quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A gestão de integração do projeto e os especialistas


A gestão de integração do projeto é, sem meias palavras, a maneira de integrar todos os processos e atividades envolvidas na definição, combinação, unificação e coordenação dos vários processos dentro do gerenciamento de projetos. A gestão da integração é muito importante para maximizar o desempenho do projeto e alcançar a conclusão bem sucedida em todo o seu ciclo de vida. E, como não poderia deixar de ser, o gerente de projeto é o responsável pela integração do projeto, sendo o sucesso do projeto diretamente dependente da ação desse gestor. Os seis processos do gerenciamento de integração são os seguintes:

Desenvolver o termo de abertura do projeto: é o processo de desenvolvimento do documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase, e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidade e expectativas das partes envolvidas e interessadas (stakeholders).

Usa, principalmente, a seguinte ferramenta e técnica: opinião especializada.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.

Usa, principalmente, a seguinte ferramenta e técnica: opinião especializada.

Orientar e gerenciar a execução do projeto: é o processo de realização do trabalho definido  no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto.

Usa as seguintes ferramentas e técnicas: opinião especializada e sistema de informação de gerenciamento de projetos (softwares de gerenciamento de projetos para agendamento, configuração, coleta e distribuição de informações, ou interfaces na Web)

Monitorar e controlar o trabalho do projeto: é o processo de acompanhamento, revisão e regularização do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.

Usa, principalmente, a seguinte ferramenta e técnica: opinião especializada.

Realizar o controle integrado de mudanças: é o processo de revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e gerenciamento de mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos de projeto e plano de gerenciamento do projeto.

Usa as seguintes ferramentas e técnicas: opinião especializada e reuniões de controle de mudanças.

Encerrar o projeto ou fase: é o processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto e do plano de gerenciamento do projeto.

Usa, principalmente, a seguinte ferramenta e técnica: opinião especializada.

Se você leu esse post até aqui pode notar que a ferramenta/técnica mais usada no gerenciamento de integração do projeto é a opinião especializada. Essa ferramenta atua em diversas frentes, podendo ser aplicada a qualquer detalhe técnico ou gerencial, e vem de diferentes áreas, de dentro e de fora da organização, sendo exemplos comuns de fontes, os seguintes:

·         Consultores externos e internos;

·         Clientes;

·         Patrocinadores do projeto;

·         Associações profissionais e técnicas;

·         Especialistas (técnicos, administrativos e financeiros);

·         PMO (Project Management Office)

 
A opinião especializada é algo que o gerente de projeto precisa lançar mão para auxiliá-lo a desenvolver documentos, como o termo de abertura do projeto, preparar o plano de gerenciamento do projeto, orientar a execução do projeto, monitorar o trabalho em andamento, realizar o controle integrado de mudanças e fazer o encerramento administrativo do projeto.  

Mas, usar consultores e especialistas não encarece o projeto?  Afinal, para que serve o gerente de projetos? Não seria aquele profissional experiente e com as respostas para todas as perguntas? Não, não é bem assim. Por mais experiente e preparado que seja, o gerente de projetos não é um sabe tudo. As pessoas que se acham melhores em tudo o que fazem e pensam que ninguém nunca pode fazer nada melhor que elas são, geralmente, megalomaníacas. No mundo real, as especializações demandam muito esforço, tempo de estudo e prática em uma determinada área do conhecimento. Quanto esforço é necessário para aprender matemática financeira? De quantas horas de vôo um pilôto necessita para tornar-se um mestre da aviação? Por outro lado, aquele cirurgião plástico é excelente, mas não conte com ele para consertar o seu carro. Aquele garoto nerd, que é excelente em programar computadores, tem uma enorme dificuldade em falar em público. E assim por diante.

Nessa aparente salada de frutas de diferentes competências não há nada estranho ou anormal. Afinal, nossas faculdades formam administradores, arquitetos e advogados, bem como todas as demais profissões que o mercado demanda. Não existe um curso superior onde se aprende sobre tudo.

É um fato da vida que os projetos necessitam de especialistas. Há muitas decisões importantes a serem tomadas, envolvendo dinheiro e outros recursos, que – se incorretas e inadequadas – podem levar um projeto ao fracasso.

A Albert Einstein se atribui a seguinte frase: “Todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando que é um idiota". É assim que as coisas funcionam, cada macaco no seu galho. Os peixes nos rios e nos mares, nadando como nunca, mas nunca subindo em árvores.

A opinião especializada será uma ferramenta/técnica frequentemente encontrada na maioria dos processos do gerenciamento de projetos em qualquer das suas dez áreas de conhecimento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: