quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Siga-me de perto"

A robótica tem avançado a passos largos nos últmos anos, mostrando que existe agora o que só esperávamos que existisse no futuro. Um exemplo disso é uma espécie de cavalo robô projetado pela empresa Boston Dynamics com recursos da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, cuja sigla é DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) e desenvolvido em parceria com o Laboratório de Combate do Corpo de Fuzileiros Navais do Estados Unidos (MCWL – Marine Corps Warfighting Laboratory) que vamos ver no video abaixo.  O tal cavalo robô é um sistema de apoio chamado de “Four Legged Squad Support System” (Sistema de Apoio de Esquadrão em Quatro Pernas), apelidado de LS3, que pode transportar 400 quilos de carga, seguindo os membros de um esquadrão através de terreno acidendado, interagindo com as tropas, quase da mesma forma que um animal treinado faria com o seu manipulador. Alguns podem estar se perguntando se não seria muito mais barato treinar cavalos ou mulas para desempenhar essa função, mas sabemos que, assim como os humanos, os animais de carne e osso são vulneráveis.

 
 

 
Testes recentes com o LS3 demonstraram novos avanços no controle, estabilidade e manobrabilidade do robõ. Verificou-se que o LS3 consegue colocar corretamente suas pernas em terrenos acidentados, é capaz de tomar decisões para seguir o comando "siga o líder", tem habilidade para se recuperar em caso de queda, tendo ainda capacidade de manobrar em ambientes urbanos e de receber comandos de voz.

No vídeo o manipulador dá apenas dois comandos: “LS3 Power On”, para ligar o robô, e “LS3 Follow Tight“, para ordenar que o robô o siga de perto. A meta do programa LS3 é implantar um robô que irá passar pelo mesmo terreno percorrido por um pelotão sem atrapalhar a missão da equipe. O robô também é projetado para ser capaz de manobrar à noite e para servir como uma fonte móvel de energia auxiliar para o pelotão, sendo capaz de, por exemplo, fazer a recarga de baterias para rádios e dispositivos portáteis durante as patrulhas.

Veja mais vídeos sobre sistemas robóticos avançados em
 http://www.bostondynamics.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: