quarta-feira, 8 de maio de 2013

ERP: Sistemas Integrados de Gestão

"Hoje em dia, com o avanço rápido da tecnologia, é cada vez mais difícil definir qual é a funcionalidade de um sistema ERP, pois seus fornecedores expandem as funcionalidades de seus produtos, através de customizações ou por integração de sistemas, e seus usuários contribuem com expansão da abrangência e funcionalidades, também através de customizações, quando solicitam novas funcionalidades ao seu ERP.
Assim a abrangência do sistema ERP é limitada pela organização, podendo ser por motivo de possibilidade de integração dos sistemas menores ao ERP ou até mesmo por custo de implantação de módulos.

A maioria dos sistemas ERP disponíveis oferecem um conjunto semelhante de funcionalidades básicas, necessárias para atender as principais atividades das áreas funcionais das organizações.

Tabela 1 - Funcionalidades de um ERP



Fonte: CORREA apud ZANCUL. (2000, p. 62)


O Sistema ERP e a Gestão da Empresa

Segundo SCHMITT (2004, p.112), o fato de uma organização utilizar tecnologia de informação de última geração, não faz dela uma empresa organizada e avançada tecnologicamente, para que sejam alcançados os resultados é necessário que existam objetivos definidos e uma integração da tecnologia de informação e o sistema de gestão.

“A ação de tecnologia da informação e seus recursos, sem organização antecipada, não atinge seu principal objetivo de auxiliar a empresa em todos os processos...” – REZENDE e ABREU (2000, p. 59).

Portanto, a tecnologia da informação por si só não tem valor agregado ao negócio. O importante é como a informação gerada por ela é capaz de proporcionar melhorias às necessidades dos clientes.

A implantação do sistema é parte essencial, porém o gestor da empresa deve deixar claro que todos os níveis organizacionais deverão utilizar da tecnologia da informação como ferramenta para agregação de valor ao negócio.
Justificativa para Implantar um ERP

Uma das justificativas para o crescimento do ERP foi quando, o ERP alcançou o ápice às vésperas do ano 2000, por conta ao medo do bug do milênio, que aterrorizava o mundo na época. Desde então, os sistemas de ERP não pararam de crescer.

Para REZENDE e ABREU (2000, p.64), os benefícios providos pelos sistemas ERP são de suma importância para as empresas e as pessoas envolvidas no processo.

Sob o ponto de vista gerencial, OLIVEIRA(2000, p.185), apresenta uma relação de justificativas importantes que os sistemas ERP trazem para a organização:
-    Redução de custos das operações;
-    Melhoria no acesso as informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
-    Melhoria na produtividade, tanto setorial, quanto global;
-    Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
-    Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
-    Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão;
-    Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
-    Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;
-    Melhoria na estrutura de poder, propiciando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;
-    Redução do grau de concentração de decisões nas empresas;
-    Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
-    Otimização na prestação dos seus serviços aos clientes;
-    Melhor interação com seus fornecedores;
-    Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários da empresa;
-    Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas;
-    Redução dos custos operacionais;
-    Redução da mão de obra burocrática;
-    Redução dos níveis hierárquicos.

Segundo COLANGELO (2001, p. 20), além dos sistemas ERP trazerem benefícios para as organizações, existe três justificativas para a implantação de ERP: negócios, legislação e tecnologia, sendo que:
Negócio: está relacionado com a melhoria da lucratividade e fortalecimento da posição competitiva da organização;
-  Legislação: são as exigências legais que a organização tem de cumprir e que por ventura, atualmente não esteja cumprindo, e
-  Tecnologia: são as mudanças necessárias em função da obsolescência econômica da tecnologia em uso, ou até mesmo por exigência de um novo parceiro.
 
Uma justificativa utilizada pela maioria das empresas que são contra a implantação de um sistema ERP é o custo, principalmente se a empresa for de pequeno porte. COLANGELO (2001, p.33)

COLANGELO (2001, p. 34) afirma ainda que, alguns responsáveis pelas empresas são contrários a implantação de um sistema ERP, pois alegam que os sistemas não oferecem competitividade as empresas e que estão disponíveis a quem desejar comprá-los.

É fato que o ERP não traz benefício sozinho à organização, mas com a utilização do ERP é possível qualificar a empresa para competir, servindo assim, como uma ferramenta prestadora de serviço a organização".

Fonte: Extraído do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Laura Guerreiro Guarniere (fevereiro/2013). Curso MBA em Gestão de Projetos da Faculdade Anhanguera de Campinas - unidade 2 (FAC2).

Referências Bibliográficas:

COLANGELO FILHO, Lucio. Implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning): um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas, 2001. 
OLIVEIRA, Jair de Figueiredo. Sistemas de Informação: um enfoque gerencial inserido no contexto empresarial tecnológico. São Paulo: 3. ed. Érica, 2000. 

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. São Paulo: Atlas, 2000.  

SCHMITT, Carlos Alberto. Sistemas integrados de gestão empresarial: Uma contribuição no estudo organizacional e dos usuários na implantação de sistemas ERP. 2004.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: