quarta-feira, 2 de maio de 2018

Uma Lenda sobre “Cultura Organizacional Vencedora”


Diz a lenda que duas empresas multinacionais e concorrentes decidiram participar de uma competição de corrida de barcos e para isso formaram suas equipes. 




De um lado os gringos e do outro os japas. As equipes das duas empresas, cada uma a seu modo, trabalharam duro para entrar em forma e aprender as regras, os truques e outras mumunhas daquela modalidade esportiva. Todos queriam vencer e buscavam atingir seu pico de desempenho.

No dia da grande corrida a equipe japa venceu com facilidade. Para os gringos restou a decepção. Não havia dúvida, tinha sido uma derrota acachapante. Enquanto os japas comemoravam, os gringos recebiam uma bronca que quase os levou as lágrimas. Mas foi nesse clima sombrio que ficaram sabendo que a alta direção da empresa tinha decidido que iria descobrir o motivo de tamanha falha e para isso tinham contratado uma empresa de consultoria. 

Depois de algum tempo de trabalho intensivo a empresa de consultoria apresentou o seu relatório final e que – misturado a gráficos e tabelas - dizia no seu texto de conclusão o seguinte: - A equipe japa tinha 8 pessoas remando e um chefe. Já a equipe dos gringos tinha 8 chefes e apenas 1 pessoa remando. 

Passados alguns meses de estudos e milhões gastos analisando as tabelas, gráficos e o texto do relatório da empresa de consultoria, a empresa gringa concluiu que não havia chefes em quantidade suficiente para gerenciar a pessoa que estava remando no seu barco.  Tendo isso em mente, a empresa gringa fez uma preparação especial para a corrida de barcos seguinte, que seria no próximo ano. “Na próxima corrida de barcos a vitória é nossa” - foi o mantra cantado em verso e prosa durante toda o período de preparação. Novamente haveria uma disputa contra a equipe japa e uma oportunidade de ouro para uma merecida revanche. Eles não estavam brincando. Essa grande preparação especial incluiu uma completa reestruturação, um novo organograma, um novo grupo de chefes, um novo departamento de análise de desempenho e um programa de bônus por resultados. O dia da corrida chegou e a equipe japa ganhou novamente de lavada. Humilhada, a equipe dos gringos demitiu a pessoa que estava no remo por baixo desempenho e deu aos chefes um bônus por terem descoberto o problema. 
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Esse caso foi largamente estudado e apresentado como uma história de sucesso, tendo sido tema de diversos trabalhos em cursos MBA. Pois, afinal de contas, todos queriam aprender sobre a cultura organizacional vencedora.

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Há ainda um longo caminho a percorrer quando se fala em maturidade em gestão de projetos. Certas empresas são máquinas de derreter e moer gerentes de projeto. Mesmo assim, na busca do cumprimento do dever, os bravos gerentes de projeto tentam demonstrar como a comunicação com as partes interessadas pode ser melhorada através da gestão visual de projetos!
             


 


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