segunda-feira, 14 de maio de 2018

PMOtto.ai: Um Assistente Pessoal Digital de Gerenciamento de Projetos


A empresa dinamarquesa PROACTIVE se autodenomina “um parceiro estratégico que assume total responsabilidade em criar benefícios de negócio usando tecnologia da Microsoft”. Até aí tudo bem. Calma, não devemos nos precipitar, certo? O fato é que a PROACTIVE lançou o PMOtto.ai, um software bastante inovador que usa inteligência artificial e funciona como um assistente pessoal digital de gerenciamento de projetos.



No video, falado em inglês pelo brasileiro Allan Rocha, o PMOtto.ai está carregado no celular de Mette Rasmussen (personagem do video), uma gerente de projetos que trabalha com várias equipes ágeis (Agile Teams). Mette está fora do escritório e esqueceu de criar uma tarefa muito importante e alocar essa tarefa para um dos membros de uma determinada equipe. Mette irá agora usar o PMOtto.ai para criar e alocar essa tarefa usando todas recomendações de “machine learning” e obter as melhores estimativas para esta tarefa. Mette usa a ferramenta em seu celular para criar a tarefa usando comandos de voz. Ela abre o projeto “Build a new bridge” (Construção de uma Nova Ponte) e o PMOtto.ai pergunta: - What will the task be called? (Como a tarefa será chamada?). Mette responde: - Elaborate risk analysis (Elaborar a análise de riscos). O PMOtto.ai então interroga: - When will the Task start? (Quando a tarefa começa?). Mette responde: - Tomorrow (Amanhã). O PMOtto.ai usa a resposta e analisa os dados e informações disponíveis (previamente carregados no software) e apresenta uma previsão de 42 horas para a duração da tarefa. Mette aceita a estimativa e entra com o valor de 42 horas como o prazo de execução da tarefa. O próximo passo é alocar o membro da equipe, cujo nome é Allan Rocha, como responsável pela execução da tarefa. Para finalizar o PMOtto.ai pergunta se Mette deseja criar outra tarefa e a resposta é não! Isso conclui o trabalho. 

Esse video mostra que o PMOtto.ai atua como um chatbot inteligente que responde perguntas, fornecendo dados sobre os projetos e realizando tarefas, dando ao gerente de projetos mais tempo para se concentrar na criação de valor. Isso significa usar o tempo para ser mais produtivo como gerente de projeto ou membro de uma equipe de projeto. 

O PMOtto.ai é baseado machine learning (aprendizado de máquina). Isso significa que o PMOtto.ai aprende com o tempo e se torna cada vez mais capaz de saber como ajudar o usuário em seus processos de trabalho e na tomada de decisões. 

Quebrando barreiras entre usuários e ferramentas

O assistente pessoal PMOtto.ai pode ser instalado em smartphones, tablets ou desktops. O usuário pode conversar com o PMOtto.ai, que ouve, entende e traduz as perguntas em ações concretas na sua ferramenta PPM (Project Online), que armazenará dados e processos da organização do usuário.
Uma ferramenta PPM é um software que auxilia no gerenciamento do portfolio de projetos (PPM = Project Portfolio Management) e atua quando, por exemplo, torna-se necessário gerenciar o trabalho de equipes que serão alocadas em vários projetos. Em outras palavras, quando é necessário, por exemplo, controlar o trabalho de uma determinada equipe que será alocada em diferentes projetos em diferentes períodos de tempo. Quando se pensa em uma equipe alocada em dois ou três projetos acontecendo em paralelo, a administração dos tempos dessa equipe não parece algo complicado. Entretanto, essa tarefa não é assim tão simples quando se trabalha com várias equipes e com uma quantidade grande de projetos do portfolio da organização. Um bom video sobre PPM é o da Scoretech.
Se você está se perguntando se o PMOtto.ai interage com a solucão PPM da Microsoft, a resposta é sim.

Um pouco mais sobre o PMOtto.ai

Do ponto de vista do gerente de projetos esse software inovador promete facilitar o trabalho de coleta, processamento e analise de dados e informações. Essa ferramenta de software é capaz usar toda essa massa de dados e informações para aprimorar a tarefa de fazer previsões. 
No site do produto PMOtto.ai há vários vídeos explicando o funcionamento da ferramenta apresentados por dois profissionais de primeira linha em gestão de projetos: Allan Rocha e Ricardo Vargas. Vale a pena conferir!

*********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: