segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Gerenciamento Ágil e os Obstáculos para sua Adoção nas Organizações


O Scrum é um método ágil de gerenciamento de projetos que utiliza ciclos de desenvolvimento curtos chamados “sprints” para o desenvolvimento de um produto ou serviço, buscando a melhoria contínua.



O leitor encontrará mais informações sobre a abordagem ágil e o Scrum – o método ágil mais usado pelas organizações na atualidade – nos seguintes links:
       - - -   Abordagens ágeis nas organizações   
                Mais alguns minutos sobre o Scrum  


É possível combinar a agilidade do Scrum com outras metodologias, como o waterfall (chamada de queda dágua, cachoeira ou cascata, em português), para criar uma solução de gerenciamento híbrida. Às vezes, as empresas usam a “cascata” para lidar com uma ou mais fases, como na fase de planejamento, em projetos onde o planejamento não necessita ser feito de forma repetitiva e rápida. O planejamento, em particular, requer uma abordagem mais abrangente, metódica e geralmente mais lenta para definir, analisar e documentar aspectos de um projeto. Isso torna a abordagem waterfall a mais adequada. Quando um projeto entra na fase de execução, mudanças rápidas e repetitivas requerem uma abordagem diferente e é nesse ponto que o Scrum entra em ação para entregar os melhores resultados no menor tempo possível.
Essa abordagem híbrida ajuda a tornar a agilidade ainda mais adaptável em vários setores ou a adequar-se à natureza específica de um projeto, produto ou serviço. Será necessário levantar e determinar se uma organização está preparada – verificando capacidades, métodos e processos disponiveis, além da cultura interna - para trabalhar com uma abordagem ágil pura ou de forma híbrida.
O Scrum é uma estrutura poderosa para implementar processos ágeis no desenvolvimento de software e em outros projetos. Como dito anteriomente, essa estrutura utiliza ciclos curtos de trabalho, chamados “sprints” e reuniões diárias, chamadas “scrums”, para lidar com as diferentes partes de um projeto. Uma sucessão de “sprints” é executada até que o projeto como um todo seja concluído. Existem três funções principais no Scrum: o Scrum master, o product owner e os membros da equipe.

·         O product owner cria e prioriza um backlog de produto (trabalho a ser feito);
·         A equipe seleciona itens do backlog e determina como concluir o trabalho;
·         O trabalho deve ser concluído dentro de um sprint (geralmente de duas a quatro semanas);
·         O Scrum master faz reuniões diárias de curta duração com a equipe para obter atualizações sobre o progresso do projeto;
·         Revisões são realizadas no final de cada sprint;
·         O processo recomeça até que todo trabalho ou backlog esteja concluído.


                OBST@CULOS - - - - . . .  * * * 

As organizações que procuram adotar o gerenciamento de projetos ágil costumam enfrentar vários obstáculos, como os apresentados a seguir:

(i) A organização possui uma estrutura ou cultura que não suporta adequadamente o ágil - Embora as equipes de projeto possam estar prontas para o desenvolvimento ágil, o resto da empresa pode não estar sintonizado na mesma frequencia. Patrocinadores, executivos e líderes funcionais também devem aceitar e apoiar a agilidade para que seja realmente eficaz.

(ii) Falta de clareza e compreensão sobre o impacto dos projetos para as metas gerais de negócios - Simplesmente executar projetos usando uma metodologia ágil não é suficiente para colher os benefícios desejados. Os projetos ainda podem ser executados de forma a não fornecer a toda a empresa os resultados que ajudam a alcançar um crescimento sustentável. O alinhamento estratégico ainda é crítico.

(iii) Muita pressa pode transformar os “sprints” em risco - No processo de tentar passar os sprints o mais rápido possível, as equipes podem se concentrar mais na linha do tempo e perder aspectos relevantes nos testes do produto que está sendo criado. Os defeitos podem passar despercebidos ou ser detectados tarde demais.

(iv) Limitação de recursos humanos com as competências necessárias - Embora o ágil esteja rapidamente criando raízes, os talentos ágeis podem ser difíceis de encontrar e atrair. O talento ágil limitado significa benefícios limitados para as empresas que desejam executar projetos usando essa metodologia.

Depois de ler esse post você acha que a sua empresa está preparada para adotar uma metodologia Ágil para gerenciar seus projetos? Descobrir isso é um bom começo.
Bem, é isso aí. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: