quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mais atenção para a Acidificação dos Oceanos

A acidificação dos oceanos é chamada às vezes mal gêmeo da mudança climática. Embora ambos estejam ocorrendo devido ao excesso de poluição de carbono, e a acidificação dos oceanos seja um problema bem grave, essa questão não tem recebido a atenção devida. Para mudar isso, uma competição internacional coordenada pelo XPRIZE - uma organização que promove competições objetivando ampliar os limites do possível - ofereceu 2 milhões de dólares em prémios para os pesquisadores que conseguissem desenvolver novas formas de medir o alcance do problema.

 
A wikipedia define que “a acidificação oceânica é a designação dada à diminuição do pH nos oceanos, significando aumento da acidez, causada principalmente pelo aumento do dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Como consequência, a acidificação destrói a vida marinha e isso é, de fato, uma ameaça real para a vida no planeta.

Dentro do escopo da competição, a XPRIZE pediu duas soluções: um sensor de pH de baixo custo e um outro sensor de pH super preciso e que pudesse ser usado mesmo em uma profundidade de 3000 metros abaixo da superfície da água.

Vinte e quatro equipes de todo o mundo competiram para desenvolver a tecnologia do sensor. Depois de meses de testes de laboratório e nas águas profundas do oceano pacífico, as equipes Sunburst Sensors, ANB team e Team Durafet sagraram-se vencedoras. Para mais detalhes acesse o website da XPRIZE.

Bem, tendo dado esse importante passo, resultado dos esforços de inovação de pesquisadores, universidades e empresas, devemos ter em mente que ainda há muito que fazer. Afinal de contas, o problema da acidificação dos oceanos está aí, bem na frente de nossos narizes, bastando consultar os gráficos de emissão de carbono que aumentam a cada ano.

Para obter informações atualizadas sobre emissões de carbono (CO2) consulte os websites do Banco Mundial e do EAP (United States Environmental Protection Agency).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: