domingo, 5 de abril de 2015

Um Projeto é feito por Pessoas

Vamos começar dizendo que qualquer que seja o projeto será necessário alocar recursos humanos para implementá-lo. Isso porque um projeto é feito por pessoas.


É claro que um projeto poderá usar também máquinas, equipamentos e outros materiais. Mas, diferentemente de uma linha de produção, que pode operar totalmente automatizada, sem nenhum toque humano, não haverá projeto se não houver pessoas. Caberá ao gerente de projetos trabalhar com essa variedade de recursos, com diferentes especialidades, que estão alocadas para executar as atividades planejadas conforme estabelecido no cronograma do projeto.
A linha de produção opera com um conjunto de recursos pré-definidos, cuidadosamente planejados para alcançar a maior relação custo-benefício, com o mínimo desperdício. As máquinas são ajustadas e o trabalho dos operadores acontece seguindo um processo que transforma matérias primas e outros insumos em produtos acabados ou semi acabados, dependendo de onde estamos nesse processo. No processo produtivo o trabalho é rotineiro e acontece sempre da mesma forma, todos os dias, enquanto existir. Por sua vez, o projeto, que tem começo, meio e fim, e envolve recursos multidisciplinares, está longe de ser um processo repetitivo. O projeto inicia com o João, fazendo um certo tipo de trabalho, que depois de algum tempo deixa o projeto quando termina a atividade para a qual tinha sido alocado. Depois disso, Pedro fará a sua parte, pelo tempo previsto no planejamento. Além de Pedro, Fernanda e Claudio estarão envolvidos com suas atividades, e assim por diante. É claro que estamos ilustrando esse entra e sai de pessoas no projeto, seguindo a alocação planejada no cronograma do projeto, apenas para mostrar um exemplo.

Devemos levar em conta também que não existem recursos humanos sobrando nas organizações e, na grande maioria das vezes, esse recursos são limitados. Por outro lado, ter recursos em demasia pode ser seguro, mas acaba saindo caro para o projeto. E, certamente, o gerente de projetos não deseja isso. Ele (ou ela) precisa de cada recurso apenas no período em que são necessários. O gerente de projetos precisa ter tudo isso em mente quando estiver lidando com esse desafio! Deve saber que é importante ter o recurso certo, na hora certa, para fazer o trabalho certo! Deve saber também que nem todos conseguem fazer todos os trabalhos, como um faz tudo, caso contrário, não faria sentido o conceito do recurso certo para fazer o trabalho certo!
O projeto é feito por pessoas! Por isso, é preciso ter as pessoas certas para executar as atividades do projeto, na hora em que isso é necessário.
Comente esse post !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: