terça-feira, 2 de abril de 2013

Imagens da Terra


N. Y. 2012
Essa foto foi tirada num vôo de helicóptero sobre Manhattan, pelo fotógrafo Iwan Baan, durante a tempestade que assolou Nova Iorque em 2012. 

Iwan comentou o seguinte: “- Foram dois dias fazendo tudo que era possível para conseguir um vôo sobre a cidade, já que nada estava funcionando – os túneis e pontes estavam fechadas e não havia transporte. Basicamente, foi a água que derrubou a energia. Eu pensei que seria importante mostrar o que estava acontecendo, mas isso nos fez compreender como somos frágeis quando nos colocamos contra as forças da natureza e da água”.  

No campo de refugiados de YIDA, no sul do Sudão, existem 60.000 pessoas desabrigadas. Facilmente, uma crise de desnutrição se instalou, matando de 3 à 5 crianças por dia.
Campo de Yida (2012)

Esse é o cenário dessa foto tirada em 2012, por John Stanmeyer, que comentou: “-Eu passei uma semana no campo de YIDA e conheci a família de Hassan, que tinha morrido na noite anterior por complicações causadas pela malária. Permaneci com a família enquanto faziam os rituais de purificação de Hassan, seguindo a tradição Islâmica. Eles banharam o corpo e o levaram a uma cova improvisada. A foto mostra o envolvimento de toda a família com o seu ente querido e amado. A foto me fez lembrar que todos nós viemos da terra e para ela retornaremos”.
Esse foi o último discurso de Antonis Samaras, o líder do Partido Conservador da Grécia, antes de sua vitória em junho de 2012. Aris Messinis, o fotografo que capturou esse momento, estava presente e comentou o seguinte: “ – Vocês podem ver o entusiasmo entre os eleitores mais jovens, como eles agitam suas bandeira e sinalizadores luminosos.

Eleições na Grácia em 2012
Isso cria um efeito interessante para uma bela fotografia, mas quando olho essa cena, vejo alguma coisa diferente. Eu vejo o povo grego ainda apoiando um velho estilo de partido político, quando precisamos de algo novo.  A maioria das pessoas votou nos seus próprios interesses e não nos interesses do país. Se nada mudar, estaremos na mesma situação ainda por muitos anos”.

Refletindo sobre essas imagens, podemos ver muitas similaridades com o nosso país. A Nova Iorque inundada parecendo a cidade de São Paulo nos piores dias de chuva e de implantação do caos. As mãos dos refugiados no Sudão muito semelhantes aos famintos em muitos lugares do Brasil. São as nossas mãos. As mãos dos nossos semelhantes daqui e de lá, pedindo ajuda.  As imagens dos jovens eleitores gregos, cheios de esperança nos novos governantes, mas com ideias fundadas no velho jeito de fazer política, prometendo algo que nunca poderão cumprir. Além de tudo isso, a certeza que somos as mesmas pequenas formigas, nesse imenso formigueiro que é o nosso planeta, sujeitos à chuvas, trovoadas e terríveis enganos. É claro que isso não deve nos abater, apenas nos manter em constante estado de alerta. Um gestor deve ser capaz de liderar, resolver conflitos, solucionar problemas, perseverar até cumprir seu intento. Muitas vezes pensamos como somos importantes por sermos capazes de fazer tudo isso, de fazer acontecer, de fazer a diferença. Com que facilidade nos convencemos que somos os melhores e com que rapidez aceitamos beber no cálice da arrogância. Entretanto, essas fotos e comentários estão aí para nos lembrar e nos ajudar a aprender algo importante sobre nossas vidas, que nunca devemos esquecer a mais difícil de todas as lições, que é a lição da humildade.
Veja as fotos aqui >

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: