segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exemplos de Riscos Positivos



Como estabelece uma máxima da sabedoria universal, prevenir é melhor do que remediar. Segundo a Wikipedia, “o simples fato de uma atividade existir, abre a possibilidade da ocorrência de eventos ou combinação deles, cujas consequências constituem oportunidades para obter vantagens ou então ameaças ao sucesso”. Portanto, esse evento aleatório, futuro e que independe da vontade humana que é o risco, poderá causar diferentes efeitos sobre o projeto. É de fundamental importância identificar os riscos, analisá-los qualitativamente e quantitativamente e, como um praticante da verdadeira gestão proativa, estabelecer formas de lidar com essas ameaças e oportunidades.


Quando se analisa os riscos de um projeto é muito importante conhecer, além das características técnicas do mesmo, as pessoas, processos e sistemas da organização. Tendo em mãos essas entradas será possível aplicar ferramentas qualitativas e quantitativas para análise de riscos.


Na gestão dos riscos negativos, o tratamento se dá através de estratégias que eliminem, mitiguem, transfiram ou mesmo aceitem esses riscos. A escolha de uma dessas estratégias depende da importância relativa do risco que, geralmente, é medida considerando a probabilidade do risco ocorrer e do impacto que esse risco possa causar ao projeto. Resumidamente, cada estratégia de tratamento dos riscos negativos pode ser descrita da seguinte forma:

Eliminar o risco: alterar o plano de gerenciamento do projeto para remover totalmente a ameaça;

Transferir o risco: exige a mudança de alguns ou de todos os impactos negativos de uma ameaça, com a transferência da responsabilidade da resposta para um terceiro;

Mitigar o risco: implica na redução da probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco negativo para limites aceitáveis. Adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto é, em geral, mais eficaz do que tentar reparar o dano causado depois do risco ter ocorrido;

Aceitar o risco: indica que o plano de gerenciamento do projeto não foi alterado em função desse risco. Essa estratégia é adotada porque raramente é possível eliminar todas as ameaças de um projeto.


Por sua vez, na gestão dos riscos positivos do projeto é de fundamental importância preparar a organização para analisar suas fontes, avaliar oportunidades e implantar controles que maximizem sua probabilidade de ocorrência ou magnitude de ganhos resultantes. As principais estratégias para tratar riscos positivos são as seguintes:

Explorar o risco: essa estratégia é escolhida quando a organização deseja garantir que a oportunidade seja concretizada. Exemplos de respostas de exploração direta incluem a alocação de recursos mais talentosos da organização para o projeto objetivando a redução do tempo de conclusão ou proporcionando um custo mais baixo em relação ao que foi originalmente planejado;

Compartilhar o risco: inclui alocar integral ou parcialmente uma determinada oportunidade para um terceiro que reconhecidamente tenha mais capacidade de capturar a oportunidade para benefício do projeto. Um exemplo bastante usado de compartilhamento de oportunidades se dá através de parcerias entre empresas;

Melhorar o risco: essa estratégia é usada para aumentar a probabilidade e/ou os impactos positivos de uma oportunidade. Exemplos de melhoramento de oportunidades são o acréscimo de mais recursos a uma atividade para terminar mais cedo.

Aceitar o risco: significa o desejo de aproveitar a oportunidade caso ela ocorra, mas não persegui-la ativamente.


Como dito anteriormente, os riscos positivos são oportunidades para o projeto. Para identificá-los, devemos fazer a seguinte pergunta: - o que pode acontecer que deve ser aproveitado e explorado pelo projeto? Para desenvolver melhor essa ideia, veremos, a seguir, alguns exemplos de riscos positivos.


Exemplo 1: Usar uma nova tecnologia

Novas tecnologias, mesmo não sendo bem conhecidas, tem um enorme potencial de produzir ganhos de produtividade para o projeto. Portanto, a decisão de usar uma nova tecnologia pode estar associada a uma oportunidade (risco positivo). Entretanto, essa decisão precisa ser tomada com bastante cuidado, pois a oportunidade poderá tornar-se uma ameaça. Na hipótese da equipe não conseguir usar corretamente essa nova tecnologia, ela poderá atrapalhar mais do que ajudar.


Exemplo 2: Entrega antecipada

Estamos mencionando aqui a hipótese de antecipação na entrega de um determinado equipamento ou máquina a ser usada no projeto. Essa antecipação fez com que o prazo de instalação do equipamento (ou da máquina) fosse reduzido para benefício do projeto. Se, por exemplo, a atividade de instalação do equipamento está no caminho crítico, isso poderá reduzir o prazo total inicialmente previsto no cronograma do projeto.


Exemplo 3: Melhoria na comunicação da equipe

Se refere ao caso de uma especialista vinda de fora do país e nas dúvidas que haviam na equipe quanto a  capacidade de comunicação dessa especialista. Portanto, esse era um risco avaliado, num primeiro momento, como negativo. Entretanto, o gerente de projetos sabia que, apesar de estrangeira, a especialista tinha uma enorme experiência e grande conhecimento técnico, além de muitas referências positivas em relação a sua capacidade de trabalhar em equipe. Isso ficou evidente desde o primeiro momento da especialista com a equipe, pois ela era muito simpática, comunicativa e acessível, dominando o inglês e o espanhol.  Em menos de seis meses a especialista já estava se comunicando de forma excelente num perfeito portunhol e o projeto caminhou muito bem, produzindo resultados superiores aos esperados pelo cliente final.


Exemplo 4: Variação cambial

Essa oportunidade está relacionada à hipótese do projeto necessitar adquirir algum item importado. Se a moeda nacional se valoriza em relação ao dólar (norte-americano), o projeto pode gastar menos Reais na importação desse item, e essa redução de custos beneficiará o projeto.


Exemplo 5: Doações

Mesmo que os itens de um projeto tenham sido orçados, dentro do plano de gerenciamento do projeto, existe a probabilidade de algum item ou serviço ser obtido através de doações. Essa oportunidade produzirá um benefício de redução de custos para o projeto.


Exemplo 6: Descoberta de novas oportunidades

Se refere a hipótese do projeto encontrar uma nova oportunidade não inclusa em seu escopo inicial. Quando, durante a pesquisa para perfuração de um poço de petróleo em uma região se descobre em outro local próximo uma área com grande potencial para um novo poço. Ou quando se explora uma jazida mineral para um determinado minério e, além desse, é encontrada uma nova jazida de outro minério também valioso.


O gerenciamento de riscos começa com a identificação dos riscos, que como dissemos, poderão ser negativos ou positivos. O passo seguinte será a análise qualitativa dos riscos, onde se estabelece, dentre os riscos previamente identificados, uma escala de prioridades. Em seguida, é feito o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados. Essa é a análise quantitativa dos riscos. Em seguida, são desenvolvidas as estratégias de tratamento dos riscos, com o objetivo de maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças. Mas nada disso terá utilidade se os riscos não forem monitorados e controlados, através de análise de variações e tendências, que requerem o uso das informações de desempenho geradas durante a execução do projeto. Mas isso é assunto para um novo post.

5 comentários:

  1. Olá Professor Haroldo, este post ajudou bastante a compreender melhor sobre riscos negativos e positivos. Parabéns!!!

    Roberto Apolinário

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professor Haroldo!
    Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explanação. Clara, didática e objetiva!

    ResponderExcluir

Inclua seu comentário: