segunda-feira, 13 de julho de 2020

Ferramentas de Software de Gerenciamento de Projetos e a Geração Y

Buscando maior eficiência na gestão de suas atividades, as empresas usam cada vez mais as chamadas ferramentas de software de gerenciamento de projetos. Se analisarmos o que essas ferramentas de software prometem fazer e compararmos essas promessas com o que os jovens da geração Y percebem como importante, será fácil compreender a grande aceitação de tais ferramentas.

O grupo identificado como geração Y (também chamado de geração do milênio ou de geração da Internet)– é aquele formado por homens e mulheres que estariam hoje com idade entre 24 e 39 anos, de acordo com o PEW Research Center (PRC), uma organização não governamental que é um laboratório de ideias e centro de pensamento e reflexão de Washington, nos EUA. De qualquer modo, não é difícil perceber que existe um grupo muito grande de pessoas trabalhando e que desejam ingressar no mercado de trabalho que está no grupo da geração Y, especialmente os profissionais mais jovens.


A geração Y é formada por pessoas que cresceram num mundo digital e estão, desde sempre, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real. Desenvolveram grande capacidade de estabelecer e manter relações pessoais, mesmo que à distância, conseguindo trocar experiências, fazer comparações, dar e receber conselhos e compartilhar conteúdos. Por isso a Internet é uma necessidade básica da geração Y.

Vamos então relacionar algumas características importantes dos membros da geração Y:

  • Gastam mais tempo assistindo vídeos em smartphones do que assistindo televisão;
  • Têm que sentir que controlam o ambiente em que estão inseridos;
  • Precisam obter informação de forma fácil e rápida;
  • Feedback é essencial, uma vez que desejam avaliação de desempenho constante;
  • São muito ansiosos por estarem muito próximos da cultura imediatista da Internet;
  • Quando se sentem estagnados, logo pensam em buscar crescimento em outro lugar;
  • São preocupados com o meio ambiente e causas sociais;

No artigo Pesquisa “2020 Remote Work Week Survey” mencionei que é recomendável integrar no uso diário ferramentas de software colaborativo, softwares de gerenciamento de tempo e recursos de gestão de projetos como Slack, Google Hangouts, Weekly10, Basecamp e Asana. Vejamos o que essas ferramentas de software, muito populares nesse momento, prometem a seus usuários.


Slack – um aplicativo gratuito para Android e iOS, que oferece um ambiente no qual é possível a comunicação com equipes através de mensagens de texto, de voz, do envio de vídeos e documentos, de forma organizada. Ao reunir a comunicação e as ferramentas em um só local, as equipes remotas manterão a produtividade em qualquer lugar, e todos na equipe poderão visualizar o progresso e o objetivo de maneira compartilhada.

Google Hangoutsé uma ferramenta do Google para fazer videoconferências, compatível com os principais navegadores do mercado  (Chrome, Safari e Firefox), não requerendo a instalação de programas no computador, que permite fazer reuniões online. É possível conversar com uma única pessoa ou criar um grupo de conversa.

Weekly10 – uma ferramenta de software – que pode ser acessada de forma simples e de qualquer lugar - e promete o aumento do engajamento e do desenvolvmento do pessoal da empresa e ser capaz de gerar resultados poderosos para funcionários remotos e aqueles que estão no escritório. Aumentar o engajamento significa aumentar o sentimento de pertencimento e vínculo, e assim poder gerenciar de forma eficaz o desempenho e envolver os funcionários com os objetivos organizacionais. Essa ferramenta de software oferece formas de reconhecimento do trabalho de membros da equipe e utiliza OKRs (Objectives & Key Results), que são indicadores de desempenho usados nos métodos ágeis. Há um video sobre o Weekly10 no YOU TUBE que demonstra como o software foi desenvolvido para satisfazer usuários da geração Y. 

Acompanhe a tradução do video do Weekly10 que mostra um bom exemplo de um software desenvolvido e lastreado nos valôres da geração Y:

Basecamp – uma ferramenta de software dedicada ao trabalho remoto. O produto promete ser o “The All-In-One Toolkit for Working Remotely” (O Kit de ferramentas multifuncional para trabalhar remotamente). Possui diversas funcionalidades, com destaque para o compartilhamento de arquivos, onde as informações sobre o andamento de um projeto podem ser visualizadas por todos os usuários cadastrados, a lista de tarefas, onde é possivel alocar os responsáveis, a seleção de milestones, para inclusão dos prazos de entregas do projeto, e os writeboards, onde é possivel incluir e editar textos e compartilhá-los com usuários selecionados. Além disso, o Basecamp possui a funcionalidade de Mensagens, que permite a comunicação rápida entre os membros da equipe do projeto.

Asana – é uma ferramenta de software que auxilia as equipes remotas a organizar e executar seu trabalho. A ferramenta permite a definição de prioridades, a atribuição de tarefas, o estabelecimento de prazos e o compartilhamento de detalhes do projeto. Com isso, todos os membros da equipe poderão estar alinhados com as metas do projeto e da organização.

Todas as ferramentas acima mencionadas, em maior ou menor proporção, basicamente prometem manter a equipe conectada em qualquer lugar. Entendo que se o leitor esteve atento ao texto até aqui já deve ter percebido que tudo é muito Y. Bem, é isso aí, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: