quinta-feira, 18 de abril de 2019

O Futuro do Trabalho!!!


Com a expansão progressiva da Inteligência Artificial (IA), do aprendizado de máquina (machine learning) e da automação, muito tempo tem sido gasto contemplando o futuro do trabalho. 


Há um intenso debate sobre os aspectos bons e ruins da aceleração do desenvolvimento tecnológico na busca de respostas para os problemas que a sociedade deverá enfrentar. As perguntas que todos precisam responder são as seguintes: Os empregos recém criados com a IA compensarão os empregos perdidos? Quantos empregos serão eliminados pela automação e a robótica avançadas com IA? Em quanto tempo isso vai acontecer? 

É interessante notar que – nesse cenário de acelerada mudança - existem paradoxos que ainda não foram bem explicados. Por seu lado, os empregadores lutam para encontrar funcionários com as habilidades certas e – na outra ponta e ao mesmo tempo – parece que a maioria dos funcionários reclama que seus empregadores subutilizam suas habilidades.  Isso nos leva a crer, buscando uma explicação lógica para o que ocorre aqui, que as tais habilidades subutilizadas dos funcionários não são aquelas habilidades certas desejadas pelos empregadores, pelo menos na maior parte dos casos. 

Outro paradoxo, ainda mais difícil de decifrar, é o que compara o comportamento mais ansioso e rígido das gerações mais jovens com a necessidade do chamado talento adaptável e da mente aberta, que surge quase como um pré-requisito da maioria dos empregos. Esse jovem que não quer esperar e deseja tudo para já e do seu jeito não combina com essa pessoa flexível e adaptável que as empresas gostariam de ter em seus quadros, para moldar a sua vontade. 

Ninguém imagina que o avanço tecnológico será desacelerado em nome da proteção dos empregos. Isso não vai rolar! Talvez seja melhor procurar responder as seguintes questões: - Como podemos nos preparar melhor e que habilidades são as mais importantes para o futuro que vem ao nosso encontro?

Tudo leva a crer que o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM = Science, Technology, Engineering and Mathmatics) é cada vez mais importante. Os que se destacarem nesses assuntos construirão e programarão as máquinas que automatizarão todos os outros trabalhos. Há uma percepção generalizada de que os estudantes STEM têm quase garantido salários mais altos e mais opções profissionais. Será mesmo???

O McKinsey Global Institute estima que as horas de trabalho dos trabalhadores avançados em TI e programação quase dobrarão entre 2016 e 2030, e a demanda por todas as habilidades tecnológicas crescerá cerca de 50%. Mas mesmo em 2030, essas habilidades serão responsáveis por apenas um sexto das horas de trabalho nos EUA e na Europa.
(Continua --- )

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