domingo, 15 de julho de 2018

O Futuro do Gerenciamento de Projetos


Estamos trazendo um artigo sobre o futuro do gerenciamento de projetos elaborado pela equipe do PM Today publicado em junho de 2018. Muito bom para conhecer (ou rever) os desafios dos profissionais de gerenciamento de projetos e refletir sobre o que se espera dos profissionais dessa área.




“O gerenciamento de projetos está em prática há milhares de anos. Não é possível supor que os antigos egípcios construíram as grandes pirâmides sem planos de projeto, cronogramas, orçamentos e alguém responsável pelo projeto. Historicamente, podemos supor que o gerenciamento de projetos existe desde o início da civilização.

O Project Management Institute (PMI) foi fundado em 1969 e agora atende cerca de 3 milhões de profissionais em todo o mundo. Como um dos órgãos profissionais originais da indústria de gerenciamento de projetos, eles também delinearam o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que agora está em sua 5ª edição.

Hoje há várias organizações profissionais globais, além de treinamento e educação adicional, então, o que está reservado para o futuro do gerenciamento de projetos?

IA em Gerenciamento de Projetos
A Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina (“learning machine”) estão prontos para revolucionar o gerenciamento de projetos como o conhecemos. Uma pesquisa recente conduzida pela Atlassian descobriu que 87% dos entrevistados acreditam que a IA mudará seus empregos nos próximos três anos. Mas o que isso significa para o setor? A IA tem a capacidade de automatizar o gerenciamento diário de projetos, tomar decisões e oferecer insights de desempenho.
Assistentes de projetos, como o software stratejos, já estão liderando o caminho, auxiliando nas tarefas de administração, coordenação de equipe e práticas de medição. Embora o stratejos ainda requeira interação humana - isto é apenas o começo e à medida que o software é desenvolvido, a compreensão dos assistentes de projeto permitirá que eles não apenas forneçam dados, mas conselhos (aqui é no sentido de dar consultoria para a tomada de decisão).

O futuro da IA ​​para gerenciamento de projetos é enorme. Para uma indústria que depende muito da precisão, do processo, do gerenciamento de tarefas e da análise, a IA tem o potencial de eliminar riscos, melhorar o desempenho e aumentar a eficiência.

VR & AR em Gerenciamento de Projetos
A Realidade Virtual (VR – Virtual Reality) e a Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality) têm sido o "tema quente" dos últimos anos, com centenas de soluções diferentes saturando o mercado. Mas, eles poderão fazer a diferença para a profissão de gerenciamento de projetos? Um dos exemplos mais populares de Realidade Aumentada na indústria da construção é o Microsoft HoloLens, que também é certificado como óculos básicos de proteção. Ele permite que trabalhadores da construção civil, equipes de projeto e clientes visualizem fisicamente e experimentem um produto antes da conclusão. Essa capacidade, por si só, pode significar economizar milhares de dólares em reajustes e, eventualmente, erradicar completamente os erros do projeto - observe este espaço!

VR e AR são o futuro para setores como engenharia, construção e imóveis. Cada vez mais, as empresas estão usando essas tecnologias para aprimorar as operações e os processos e, no futuro, a maioria, senão todas as organizações, terão alguma forma de AR e VR trabalhando ao lado de seus projetos.

O que isso significa para sua carreira?
Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, a necessidade de interação humana e discussão será sempre predominante na indústria de gerenciamento de projetos. Não há dúvida de que a tecnologia melhorará os projetos, mas, como afirma o processo ágil de gerenciamento de projetos, não há maneira mais eficaz de transmitir informações que por meio de uma discussão cara a cara”.


Por nossa conta, gostaríamos de mencionar que os autores se equivocaram quando afirmam que a versão mais atual do guia PMBOK é a quinta, quanto na verdade a 6ª. versão foi publicada pelo PMI no final de 2017. Provavelmente, um erro de revisão do texto. Acho que dizer que na antiguidade haviam gerentes de projetos, com planos de projeto, cronogramas e orçamentos é forçar um pouco a barra. Mas, digamos, que é perfeitamente possível da nossa parte ter boa vontade para compreender o sentido geral e não pegar aquela frase ao pé da letra. Como afirmaram os historiadores norte-americanos Will Durant (1885-1981) e Ariel Durant (1898-1981), “nosso conhecimento de qualquer acontecimento passado é sempre incompleto, possivelmente impreciso, ofuscado por ambivalências ou historiadores preconceituosos, e talvez até distorcidos pelo nosso patriotismo e por nosso partidarismo religioso”. Bem, me parece ser este o caso no pequeno trecho acima mencionado, embora seja algo que não mude as ideias gerais muito bem apresentadas na sequência do artigo. 
  
Fica a ideia de que os projetos ainda são feitos por pessoas (os profissionais de gerenciamento de projetos), e que para buscar mais eficiência e melhores resultados esses profissionais estão cada vez mais usando novas tecnologias como IA, VR e AR. Vale ainda a afirmação final sobre a necessidade de interação humana e que uma boa conversa frente à frente é a forma mais eficaz de transmitir informações sobre um projeto.

Fonte: https://www.pmtoday.co.uk/articles/project-management-the-future/

*********************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: