terça-feira, 12 de setembro de 2017

Padrão de Gerenciamento de Projetos do Guia PMBOK - 6ª. Edição – Parte 1

A sexta edição do guia PMBOK, lançada em setembro de 2017, tem um capítulo chamado de Padrão de Gerenciamento de Projetos que comentaremos nesse e em próximos posts.

Como descrito no próprio PMBOK, um padrão é um documento estabelecido por uma autoridade como um modelo ou exemplo e que nesse caso é o ANSI (American National Standards Institute). É importante entender que:

·         O padrão descreve as boas práticas que podem ser usadas na maioria dos projetos, na maior parte das vezes;

·         As boas práticas são apresentadas e organizadas por grupos de processos;

·         Inclui também informações sobre o ciclo de vida do projeto, sobre os stakholders e o papel do gerente de projetos. 

O primeiro capítulo do Padrão de Gerenciamento de Projetos contêm os conceitos-chave e as informações contextuais sobre o gerenciamento de projetos. Nos capítulos de 2 até 6 são apresentados as definições dos grupos de processos e as descrições desses processos.
Um projeto é um instrumento de mudança para uma organização que implementa essa mudança buscando alcançar objetivos e obter determinados benefícios. Para que seja possível medir se os benefícios de projeto foram realmente atingidos devem ser estabelecidos critérios de sucesso do projeto. Nesse sentido, o business case e o plano de gerenciamento de benefícios devem ser desenvolvidos antes que o projeto seja iniciado.
Sobre o papel do gerente de projetos
É a pessoa designada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto. O gerente de projetos não ganha o status e o poder de chefe imediato apenas por ser o gerente. O Padrão de Gerenciamento de Projetos afirma que os relacionamentos de subordinação do gerente do projeto são baseados na estrutura da organização e na governança do projeto. Parece vago à primeira vista. O que isso significa na prática é a necessidade do gerente de projetos ser capaz de liderar através de sua influência. Dessa forma, ser um profissional preparado e respeitado por sua comprovada competência é essencial uma vez que esses fatores serão necessários para que a equipe siga suas orientações e decisões. A equipe deverá seguir o líder mesmo que esse não seja o chefe imediato designado pela organização.
O Padrão de Gerenciamento de Projetos da ANSI afirma que além de quaisquer habilidades técnicas específicas e habilidades gerais de gerenciamento necessárias para o projeto, os gerentes de projetos devem ter no mínimo os seguintes atributos:
·         Conhecimento sobre gerenciamento de projetos, o ambiente de negócios, aspectos técnicos e outras informações necessárias para administrar o projeto com eficácia;

·         Habilidades necessárias para liderar com eficácia a equipe do projeto, coordenar o trabalho, colaborar com as partes interessadas, solucionar problemas e tomar decisões;

·         Capacidades para desenvolver e administrar o escopo, cronogramas, orçamentos, recursos, riscos, planos, apresentações e relatórios;

·         Outros atributos necessários para gerenciar o projeto com sucesso, como personalidade, atitude, ética e liderança.

Os gerentes de projeto realizam o trabalho através da equipe e de outras partes interessadas e tem sucesso quando os objetivos do projeto forem alcançados. Portanto, não é algo simples, que só dependa de conhecimento técnico e do trabalho individual.

Fonte: Guia PMBOK, 2017, p. 556.
 

A tabela acima apresenta as chamadas áreas de conhecimento e os grupos de processos de gerenciamento de projetos.
Voltaremos ao Padrão de Gerenciamento de Projetos em breve. Bem, é isso aí. Até a próxima!
Fonte: PMI (Project Management Institute). Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6ª. edição. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017.


Um comentário:

  1. Sempre acompanho o blog e indico aos professores do gestão agil de projetos, orgulho de acompanhar esse conteúdo, meus parabéns

    ResponderExcluir

Inclua seu comentário: