sábado, 8 de abril de 2017

Fernando Pessoa: Tudo vale a pena!

Fernando Pessoa (1988-1935) foi um homem de múltiplos talentos e um escritor incomparável que é considerado o maior poeta de língua portuguesa. A obra e a biografia do autor podem ser encontradas na Internet em muitos sites. O que interessa aqui nesse espaço é compartilhar alguns momentos que valem muito a pena!

Em Lisboa, em frente ao Café A Brasileira, junto ao Largo do Chiado, foi inaugurada, nos anos 1980, uma estátua de bronze que representa o escritor sentado à mesa na esplanada do café. Para a legião de leitores e admiradores é uma forma de sentir-se próximo, uma vez que o autor era frequentador assíduo do lugar. E, mesmo que só na imaginação, sentar-se ao lado para admirar, ou mesmo para tirar uma foto, é uma forma de matar a saudade, mesmo para alguém que nunca o tenha conhecido, mas que foi impactado por sua incrível poesia. Como nas palavras de um autor desconhecido, “a saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena”.

 

 “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

...............................

“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração”.

 

 “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

...............................

 “Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”.

...............................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: