domingo, 23 de abril de 2017

Arduino: A tecnologia perto de nós!

Uma das ideias mais bem sucedidas quando pensamos em microcontroladores e eletrônica é o Arduino, uma plataforma de hardware e software para montar protótipos de maneira extremamente fácil e criar projetos. A base de tudo está em uma pequena placa eletrônica de excelente qualidade e baixo custo.

Arduino Uno R3
 
O Arduino trabalha com um software open-source chamado IDE que pode ser baixado gratuitamente. No Arduino é possível conectar sensores – que tem a função de medir o que acontece – e atuadores – para agir e controlar.  Confuso? Vejamos um exemplo. Digamos que você gostaria de melhorar a proteção da sua casa. Você percebeu que existe certo risco e decidiu criar um alarme de presença para ser instalado bem na entrada. O sensor será um PIR (Passive InfraRed), sensor de movimento e presença do tipo infravermelho. O Arduino identifica quando o sensor PIR é acionado – pela presença de alguém - e aciona uma sirene (que é o elemento que dá o alarme). Para ligar e desligar a sirene vamos usar um modúlo relé. Há vários desses módulos que funcionam com o Arduino. Pronto, já temos o nosso projeto. Para que tudo isso funcione é necessário carregar um programa no Arduino que chamamos de sketch. Se algo estranho acontece, causado por elementos indesejados, o sistema se mostrará de grande utilidade. Um projeto de qualidade, baixo custo e executado com facilidade. A filosofia básica do Arduino é, em linhas gerais, definir os sensores que irão medir o que acontece no ambiente, depois definir os atuadores que irão ligar, desligar e acionar, e finalmente, escrever um sketch que faça tudo isso funcionar!

Agora o seu projeto é fazer um termostato que funciona abrindo ou fechando um contato elétrico de um relé quando a temperatura atinge um determinado valor previamente ajustado. Ajustei, por exemplo, o termostato para 28 graus. Quando a temperatura aumenta e atinge 28 graus um contato de relé será acionado. Nesse exemplo, o sensor será um sensor de temperatura (existem vários que funcionam com o Arduino). O Arduino mede o sinal desse sensor e verifica se a temperatura atingiu o limite ajustado. Quando a temperatura atinge o valor pré-definido (ajustado no programa) o Arduino envia para uma saída um sinal para acionar um relé. O relé é o atuador de abre ou fecha um contato elétrico. Da mesma forma, para que tudo isso funcione é necessário carregar um programa no Arduino (um sketch).

Podemos dizer que os dois exemplos mostrados acima são típicos. Algo que qualquer pessoa pode fazer com um bom treinamento sobre essa tecnologia. Há milhares de projetos elaborados tendo o Arduino como elemento de controle, desde os mais simples (como acender uma lâmpada com o controle remoto da sua TV e os mencionados nos exemplos anteriores) até os mais complexos, como os relacionados à robótica e ao controle da operação de impressoras 3D (vídeo).

 

Em outras palavras, a tecnologia é boa, e podemos tirar proveito dela, quando está perto de nós. Esse é o caso do Arduino. É possível aprender sobre o Arduino e como trabalhar com essa tecnologia, pois é algo que está ao nosso alcance. Como sempre o difícil é começar, dar os primeiros passos. E é verdade que os primeiros passos, quando bem dados, ajudam a gente na estrada inteira. Uma boa dica são os treinamentos presenciais. Bem, é isso aí. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: