terça-feira, 7 de março de 2017

Momento da Verdade: Capacidade para Reconhecer as Próprias Falhas

A escritora norte-americana Richelle E. Goodrich tem uma frase muito interessante sobre aprender com os próprios erros que é a seguinte: “Muitas vezes o que percebemos como um erro ou fracasso é realmente um dom. E, eventualmente, descobrimos que as lições aprendidas com essa experiência desanimadora provam ser de grande valor”.
Agora, vamos refletir um pouco mais sobre isso. Uma habilidade do gerente de projetos que é essencial, embora não seja ensinada no curso de PMP ou de qualquer outra certificação, é a capacidade de reconhecer e gerenciar o fracasso. É preciso saber enfrentar as situações que não dão certo e ter a coragem de reconhecer as próprias falhas. 
3 Estorinhas para reflexão:
Lá pelos anos 1980 eu tinha um amigo que jogava futebol muito bem. Sem ele o nosso time não ganhava de ninguém. Esse amigo costumava se encontrar com uma mulher da noite quase todos os finais de semana. Assim, no escuro da casa noturna ela era uma beleza e os dois até que formavam um belo casal. Um domingo de manhã, tivemos que bater na porta da casa dela para chamar esse meu amigo pro jogo daquele final de semana. Ele veio, meio a contra gosto e com um sorriso de fazer inveja, mas nós vimos que ela não era assim tão formosa, de cara lavada e sem toda aquela maquiagem. No jogo, nosso amigo marcou o gol da vitória.
 .......................
Em 1985, trabalhei em uma grande indústria nacional que tinha um contrato para fornecimento mensal de 10 trucks ferroviários do qual obtinha um faturamento bastante significativo. Cara truck ferroviário era composto por um conjunto de rodas, sapatas de freio, rolamentos, molas, eixos, cilindros de freio, barras estabilizadoras entre outras peças. Eles montavam esses conjuntos simplesmente espalhando todas as peças no chão e depois contanto manualmente cada uma delas. Eu passava na área de montagem e ficava olhando a peãozada ali, no chão da fábrica, contanto aquele monte de componentes, manualmente, um por um, para garantir que não faltasse um único parafuso sequer. Somente quando não faltava mais nada o trabalho de montagem era iniciado. Isso fazia a montagem iniciar tarde e, em consequência, levar muito mais tempo do que o necessário. Foi um tempo de proteção da indústria nacional que, como não era incomodada pela concorrência, vivia em plena zona de conforto. Mudar pra que? Olhando com os olhos de hoje eu diria que eles poderiam ter mudado o jeito de trabalhar para ganhar mais velocidade e eficiência, e consequentemente, aumentar sua lucratividade. Mas, não mudaram absolutamente nada! Até o fechamento daquela unidade fabril eles continuaram trabalhando sempre do mesmo jeito ineficiente. Não houve tempo e nem motivação para pensar sobre mudanças!
 .......................
Um jornal de grande circulação noticiou que após quatro horas de negociação, um homem que ameaçava explodir uma bomba em seu poder, decidiu entregar-se a polícia. Tudo isso ocorreu durante uma prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Salvador. De acordo com o comandante do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) não foram encontrados explosivos ou armas de fogo com o rapaz. Antes de fazer o exame ele anunciou que carregava uma bomba e ameaçou explodir a faculdade. Tudo não passou de um blefe. Segundo testemunhas, o rapaz justificou a ameaça afirmando que tinha sido reprovado 18 vezes no exame.
 .......................
Apenas uma das três estorinhas acima é falsa. As outras duas são absolutamente verdadeiras. Envie seu comentário e nos diga qual é, na sua opinião, a estorinha falsa. Dito isso, vamos continuar com o tema desse post!
A capacidade de identificar suas falhas, de analisar e compreender as causas e usar essa experiência como ferramenta de apoio que auxilia a encontrar e trilhar o caminho do sucesso é algo realmente muito raro, mas, muito importante e necessário.
Ao reconhecer uma falha pessoal, o gerente de projetos precisa ser capaz de dizer: "Eu estava errado! Isso que eu fiz, foi mal feito! Eu reconheço que errei e vou tentar melhorar na próxima vez". Sim, é apenas um começo, mas já é um bom começo! Aceitar a realidade é o primeiro passo para compreender, sem artifícios, maquiagem ou desculpas, o que estava errado e, muitas vezes, continua errado. A partir desse ponto será possível buscar soluções que possam fazer as coisas melhorarem. Isso vale para muitas situações, empresas e projetos!
Um velho provérbio chinês diz o seguinte: "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca." Bem, é isso aí. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: