segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Porque a Equipe Scrum precisa ser de Alto Desempenho?

A expectativa de gerenciar um projeto Scrum é que o mesmo aconteça da forma mais eficiente e eficaz possível. Uma equipe de projeto é alocada para fazer o trabalho, desenvolvendo e criando as partes do produto, nos vários “sprints” planejados para o projeto.


Um “sprint” costuma durar entre 1 e 4 semanas e isso não é muito tempo. Se o pessoal que forma a equipe não é bom o suficiente, se a equipe não é boa, capaz de trabalhar com alto desempenho, o projeto poderá ter problemas. Sim, mas boa quanto e como??? Porque a equipe Scrum precisa ser de alto desempenho? Para responder a essa pergunta, vamos repassar as principais características de uma equipe Scrum.

Autoridade para fazer o que precisa ser feito – definir e organizar como irá trabalhar e concluir os itens de cada “sprint backlog”. Ninguém fora da equipe Scrum tem autoridade para fazer isso. As equipes precisam ser capazes de fazer o trabalho e atuar com sinergia.

Auto organização da equipe – as competências necessárias para organizar o trabalho que precisa ser feito estão dentro da equipe. Se algum membro da equipe é mais experiente e treinado para executar uma atividade, essa atividade poderá ser direcionada para esse membro. Mas a decisão de quem faz o que, quando e como, pertence a equipe.

Multidisciplinaridade e competência técnica – a equipe Scrum deve possuir todas as competências necessárias para fazer o trabalho corretamente, durante o “sprint backlog”, sem o auxílio de equipes externas.

Isso significa que a ideia do Scrum não poderia ser aplicada com uma equipe de estagiários inexperientes, certo? Corretíssimo! Será necessário reunir pessoas que conheçam muito bem o que precisa ser feito, capazes de se organizar e, muito importante, dar-lhes autoridade para tomar decisões sobre o projeto. É evidente que quem dá essa autoridade é a direção da organização que adota a metodologia Scrum de gerenciamento ágil de projetos. Se você quer um trabalho bem feito, executado num período relativamente curto e dentro do custo estimado, precisa de uma equipe de alto desempenho. Simples, assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: