quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Não pode haver dúvidas sobre quem está no comando!

Pode parecer uma afirmação óbvia, mas o gerente de projetos precisa estar certo que é ele (ou ela) que tem o comando do projeto. Para isso é vital que o gerente do projeto receba o apoio da direção da empresa.
É óbvio, mas não é certo. Na verdade, nem sempre o gerente de projetos tem todo o apoio de que precisa. Um projeto é um instrumento de mudança que em algum momento pode trazer desconforto e incômodo para alguém. Quem se sente incomodado resiste e cria problemas. Essa é a famosa resistência à mudança! Como o gerente de projetos pode fazer o projeto acontecer sem o apoio necessário?  Por isso, não pode haver duvida sobre quem está no comando do projeto. E para que não haja nenhuma dúvida, um comunicado emitido pela alta direção da empresa se faz necessário. Um comunicado que deve ser enviado para todos os stakeholders sobre quem está no comando. Além disso, esse comando do gerente de projetos deverá ser sempre confirmado nos momentos cruciais do projeto, notadamente quando surgirem situações de conflito.
E a influência? Não seria esse o verdadeiro papel do gerente de projetos? Mas me respondam, por favor: como influenciar sem receber apoio da alta direção sobre seu papel no projeto? Se o gerente de projetos não recebe apoio ele não tem nenhum poder e tudo que disser poderá cair no vazio. Bem, acho que sobre isso já foi dito o suficiente. Se, por outro lado, você que nos acompanha, pensa de forma diferente, compartilhe conosco a sua opinião. Se você entende que o gerente de projetos não precisa desse apoio da alta direção para influenciar os stakeholders, envie o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: