terça-feira, 26 de maio de 2015

PMI SP divulga Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos

A forma de perceber e medir a maturidade de uma organização em relação a gestão de projetos não é única. O modelo de maturidade em gerenciamento de projetos adotado pelo PMI chama-se OPM3 (Organisational Project Management Maturity Model). O PMI recomenda que as empresas façam uso desse modelo para melhorar seus processos, objetivando aumentar sua maturidade tendo como base um conjunto bastante vasto de melhores práticas organizacionais.

Figura 1: Modelo Prado-MMGP
Segundo Trentim (2012), “o modelo OPM3 é dividido em três dimensões: conhecimento (knowledge), avaliação (assessment) e melhoria (improvement). Trata-se de um modelo bastante completo que parte do contexto organizacional de GP (knowledge), aplicando ferramentas e técnicas para avaliar o grau de maturidade (assessment) e então prover um plano de melhoria (improvement). Existem cinco níveis de maturidade: Inexistente, consistente, integrado, completo e otimizado. O modelo OPM3 oferece também um direcionamento para a confecção de planos de melhoria do OPM da organização”.
Além do modelo do PMI, vamos mencionar também o modelo desenvolvido por Darci Prado, que apresenta cinco níveis de maturidade:
Nível 1 - Iniciante  / Nível 2 – Conhecido / Nível 3 – Padronizado /
Nível 4 – Gerenciado / Nível 5 – Otimizado   

Para mais detalhes sobre modelos de maturidade em gerenciamento de projetos acesse o artigo Maturidade em Gerenciamento de Projetos do prof. Mario H. Trentim, publicado no site do BLOGMUNDOPM.  
 
O motivo de estarmos mencionando o modelo do prof. Darci Prado é que ele é co-autor da Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projeto, edição 2014, que está sendo divulgada pelo PMI SP e destacada nesse post.
Os relatórios com os resultados, todos disponíveis para download (arquivos PDF), estão subdivididos da seguinte forma:
1. Relatório Global 
2. Relatório Governo 
3. Relatório Benchmarking 
4. Relatório Estado de Minas Gerais 
5. Relatório Estado de São Paulo 
6. Relatório Categoria “Mudanças Organizacionais” 
7. Relatório Categoria “Indústria da Construção” 
8. Relatório Categoria “Tecnologia da Informação (Software) – Indústria Privada” 
9. Relatório Categoria “Desenvolvimento de Novos Produtos” em conjunto com “Pesquisa & Desenvolvimento”        

Sendo ainda cada um dos relatórios dividido em três partes; a saber: Parte A – Indicadores, Parte B – Participantes e Parte C – Governança.

Observando o  “Relatório Geral – Parte A – Indicadores” é possível notar que foram atribuídos níveis de maturidade para as organizações participantes nos diversos setores pesquisados que variaram de 1 até 5, como no modelo Darci Prado (1 – Iniciante, 2 – Conhecido, 3 – Padronizado, 4 – Gerenciado e 5 – Otimizado). O comentário apresentado no relatório é absolutamente claro e diz o seguinte:
  • Para 64,3% (níveis 1 e 2) das organizações participantes desta pesquisa, o gerenciamento de projetos ainda não possibilita trazer resultados aos seus negócios tal como seria desejado (níveis 3, 4 e 5);
  • Apenas 12,7% das organizações estão em níveis que permitem pleno domínio e otimização do trabalho (níveis 4 e 5).
Outro ponto que chama a atenção é a nota relativa ao nível de maturidade das organizações. As empresas de iniciativa privada, que representaram 77,8% dos respondentes da pesquisa, obtiverem nível de maturidade de 2,68 apenas. Mesmo sendo essa uma nota média entre todas as empresas privadas participantes, é uma nota muito baixa, mostrando que há ainda um longo caminho a percorrer. As organizações do governo da administração direta obtiveram nível de maturidade de 2,48. Por sua vez, as organizações do governo da administração indireta obtiveram nível de maturidade de 2,51. Essas notas, sim, não surpreendem a nenhum cidadão minimamente atento a realidade brasileira. Finalmente, as organizações do terceiro setor obtiveram nível de maturidade de 2,44.

É também destacado que nas empresas privadas o atraso médio nos projetos é da ordem de 25%, enquanto nas organizações do governo da administração direta esse atraso médio chega aos 44%. Em outra medida, o relatório aponta que nas empresas privadas o estouro de custos é de 16%, ao passo que esse estouro atinge a cifra de 27% nas organizações do governo da administração direta.

Conforme afirma o site do PMI SP, “de uma maneira geral, os relatórios mostram que, quanto maior a maturidade de uma organização:

·         Maior a taxa de sucesso;

·         Maior a execução do escopo previsto;

·         Maior a percepção, pela alta administração, da agregação de valor pelo GP;

·         Menor o atraso;

·         Menor o estouro de custos”.

A pesquisa é, sem dúvida, uma excelente fonte de referência para trabalhos de conclusão de curso (TCC), podendo ser amplamente utilizada pelos estudantes de gerenciamento de projetos.  Para obter o material da pesquisa basta acessar o site do PMI SP. Acesse também o site do Project Management Maturity Research.

Referências:  
PRADO, D. "Maturidade em Gerenciamento de Projetos – Volume 7". São Paulo: IDGN, 2010.    
TRENTIM, M. H. “Maturidade em Gerenciamento de Projetos”. Blog MundoPM, 2012. Disponível em http://blog.mundopm.com.br/2012/02/29/maturidade-em-gerenciamento-de-projetos/. Acesso em 23-maio-2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: