sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cuidado com o Excesso de Confiança

Com honrosas exceções, quase tudo em excesso faz mal. Isso vale para comer em excesso, por exemplo, que leva ao indesejado excesso de peso. Vale também para beber em excesso, para dormir em excesso, para trabalhar em excesso e tantas outras coisas que fazemos, às vezes, em excesso, e deveríamos evitar. O que tanto se busca é o equilíbrio, algo fácil na teoria, mas na prática, nem tanto. O equilíbrio não é uma brisa que sopra suave sobre nossas cabeças e que, assim de mansinho, vem para nós de graça. Para estar em equilíbrio é preciso se esforçar.


Ainda explorando essa ideia, é verdadeiro dizer que todos nós precisamos de confiança para exercer nossas profissões e isso significa sentir-se seguro de que se é capaz de fazer o que nos propomos fazer em nosso trabalho. Daí a expressão ter convicção ou estar convicto se relacionar à confiança. Dizer que se está convicto de que alguém fará bem o seu trabalho é depositar confiança nesse alguém. Poderíamos dizer que temos os meios, as ferramentas e o conhecimento e, além disso, a situação que se apresenta nos é propicia, e isso nos deixa confiantes do nosso sucesso. Afinal de contas, foi para isso que nos deram o emprego, para alcançar as metas de venda, para encantar nossos clientes, para criar produtos inovadores, para concluir os projetos dentro do prazo, sem estourar o orçamento e respeitando os padrões de qualidade previamente definidos. Fomos contratados para fazer bem o nosso trabalho, seja ele qual for. Quando conseguimos isso repetidamente, nos sentimos recompensados e prontos para o próximo desafio. Isso, nos deixa confiantes, algo que não é ruim. Mas, o excesso de confiança é prejudicial e pode nos atrapalhar. É alguma coisa que funciona como se tivéssemos incorporado o famoso “rei na barriga”, que nos dá a falsa sensação que já sabemos tudo e não temos mais nada a aprender. A arrogância se torna nosso melhor companheiro, nos fazendo sentir superiores, e nos levando a não ter consideração pelas outras pessoas. Em resposta, passamos a ser vistos como aqueles que são “uns metidos” e que “estão se achando os reis da cocada preta”. Bem, o que se planta é o que se colhe, certo?

Bem, aqui seguem três dicas para buscar esse equilíbrio e evitar o excesso de confiança.

1)- Aceite a incerteza das situações: Não é possível controlar tudo e você precisa aceitar isso como uma verdade da vida. Mesmo tendo planejado com cuidado, você não poderá evitar que situações incertas e imprevistas aconteçam, e que isso possa causar algum tipo de dano ou impacto negativo. Isso mostra que alguma coisa pode dar errado mesmo que você esteja convicto do contrário.

2)- Veja além de si mesmo: Ninguém trabalha sozinho, ou seja, precisamos da ajuda das outras pessoas. Mas não é só isso, precisamos considerar os pontos de vista dos outros – nossos colegas e parceiros - nos assuntos de nosso trabalho, mantendo a mente aberta para refletir sobre as ideias – boas e ruins - que poderão nos ajudar a fazer ainda melhor ou evitar que façamos uma bobagem. Isso mostra que você não é o dono da verdade.

3)- Reconheça o feedback: o feedback quando é honesto e sincero é algo realmente muito bom e nos ajuda melhorar o que estamos fazendo. Parte do princípio que reconhecemos em outras pessoas a capacidade de verificar as nossas falhas e sugerir melhorias no nosso trabalho. Isso significa que temos consciência que não somos perfeitos e que devemos estar prontos para receber críticas.

Comente esse post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: