domingo, 22 de fevereiro de 2015

Coletando Dados para o seu TCC – Parte 2

A pesquisa qualitativa, se bem planejada e executada, pode ser um elemento enriquecedor do trabalho de conclusão de curso (TCC) do aluno de pós-graduação. Se o nosso foco é o estudo do gerenciamento de projetos, o ambiente de pesquisa inclui o universo das organizações públicas e privadas. Nesse tipo de pesquisa procura-se interpretar fenômenos e atribuir significados, tendo o ambiente das organizações como fonte direta para coleta de dados. Sim, mas o que o estudante deve incluir em sua pesquisa? Onde encontramos o lugar para extrair as perguntas para o nosso questionário de pesquisa? Vimos no post “Coletando Dados para o seu TCC – Parte 1” que as hipóteses do projeto do TCC funcionam como um guia para os passos seguintes do projeto e para o percurso da pesquisa. As hipóteses são uma boa fonte de ideias para perguntas, uma vez que poderão ser confirmadas ou negadas.

Definido o assunto a ser pesquisado, que é basicamente derivado das hipóteses do TCC, um questionário deverá ser elaborado. Esse questionário será o instrumento de coleta. Em um próximo post trataremos, com um pouco mais de detalhe, da elaboração de questionários de pesquisa. No momento, é importante ressaltar que será necessário definir a população a ser estudada ou, em outras palavras, definir para quem o questionário será enviado (pessoas em certa faixa etária, com determinada escolaridade, que estejam trabalhando em empresas com determinado porte, dentre outras condições). Em muitos casos, essa população pode estar na própria empresa em que o estudante trabalha, ou pode ser formada por colegas que trabalhem em condições semelhantes e ambientes parecidos com o ambiente que se deseja pesquisar. Tendo o questionário, o mesmo deverá ser carregado em um website que facilite a sua distribuição para a população de respondentes e que permita a coleta das respostas. É isso que veremos no presente post. Uma vez coletados os dados realiza-se a análise dos mesmos e a elaboração do relatório da pesquisa.
A pesquisa qualitativa não requer o uso de técnicas estatísticas, mas pode usá-las apenas como suporte. Será muito importante não esquecer que o próprio aluno que elabora o TCC é o pesquisador, o agente fundamental desse processo.
Implementar um questionário de pesquisa no Survey Monkey – que é o nosso instrumento de coleta - não é algo complexo e que tome muito tempo, desde que essa pesquisa não tenha uma quantidade muito grande de questões. Isso porque a parte mais difícil do processo será fazer as pessoas responderem a pesquisa e, por conta disso, não recomendo usar questionários longos e trabalhosos para o respondente. Sim, será necessário, mais uma vez, ser bastante persistente e objetivo. Dito isso, vamos aos passos necessários para carregar a pesquisa no Survey Monkey.

O primeiro passo é entrar na Internet e acessar o website do Survey Monkey em português. Para isso, basta clicar aqui!

A página do Survey Monkey contém explicações suficientes para orientar o usuário em seus primeiros passos. Mesmo assim, inclui algumas boas dicas nesse post.

Figura 1: Página inicial do Survey Monkey em português.

A partir da página inicial (figura 1), clique em login.
 
Figura 2: Página de login.

Se esta é a sua primeira vez, clique em “Ainda não possui uma conta? Inscreva-se” para criar a sua própria conta (figura 2). Nas próximas vezes, você deverá clicar em “Login”, para entrar.
 
Figura 3: Criando um questionário.

A próxima tela mostrará todos os seus questionários (figura 3). Se você está começando, não haverá nenhum questionário sendo mostrado. No meu caso, a tela mostra o questionário “Interrupções no Trabalho”, carregado anteriormente. O serviço básico do Survey Monkey é gratuito. Conforme o questionário vai sendo carregado o programa oferecerá funcionalidades adicionais pagas. O mesmo ocorre nas etapas de coleta e de análise de dados. Este exemplo usou apenas o serviço básico gratuito.

Para carregar um questionário basta clicar em “Criar questionário”, como indicado na figura 3.
 
Figura 4: Entrando o título e a categoria do questionário.

A tela de criação de questionário, mostrada na figura 4 acima é bastante intuitiva. No campo “Título”, você deve escrever o nome do seu questionário de perguntas e no campo “Categoria”, você deve escolher uma entre as categorias disponíveis. Nesse exemplo o título foi “Exemplo de Questionário” e a categoria foi “Recursos humanos”. Em seguida, clique em “Continuar”.
 
Figura 5: Definindo a aparência do questionário.

Agora, já será possível ver as abas “Resumo”, “Criar questionário”, “Coletar respostas” e “Analisar os resultados”. No nosso “Exemplo de Questionário”, a aba mais clara - que indica onde estamos no programa - deve estar em “Criar questionário”. É também mostrada a opção de temas, que serve apenas para alterar a aparência do questionário. No exemplo, eu selecionei o tema “Água” (figura 5). Ainda nessa tela, indo um pouco mais para baixo, podemos visualizar o seguinte (figura 6):
 
Figura 6: Adicionando um pergunta.

Nesse momento, você deve clicar em “Adicionar pergunta”. A tela à seguir (figura 7) surgirá, mostrando um campo para o texto da pergunta e a escolha do tipo de pergunta.
 
Figura 7: Entrando com o texto da pergunta e definindo o tipo de pergunta.

Depois de digitada a pergunta e escolhido o tipo dessa pergunta, essa tela terá a aparência mostrada na próxima figura 8. Note que existem vários tipos de perguntas, mas o tipo escolhido para esse exemplo foi “Múltipla escolha (uma única resposta)”. Isso significa que serão apresentadas algumas alternativas de resposta e o respondente poderá escolher apenas uma delas.
 
Figura 8: Selecionando um formato de exibição da pergunta.

Há ainda o campo “Selecionar um formato de exibição” que serve para definir o formato geral da questão (ver na figura 9 abaixo).
 
Figura 9: Adicionando a próxima pergunta.

A opção “Exibir opções como botões (1 coluna)”, escolhida para esse exemplo, indica que as opções de resposta (ou alternativas) serão exibidas uma embaixo da outra, tendo cada alternativa um pequeno botão de resposta.

Dentro do campo de “Opções de resposta” digitei o texto de cada uma das seis alternativas, sendo uma embaixo da outra. Eu escolhi que essa pergunta tivesse seis alternativas de resposta. Eu poderia ter definido apenas quatro alternativas de resposta ou, se desejasse, poderia ter definido dez alternativas para essa questão. A quantidade de opções de resposta é uma escolha do pesquisador, mas deve ser usada com bom senso e objetividade. Devemos ter uma quantidade de respostas que cubra todas ou quase todas as situações mas, ao mesmo tempo, essa quantidade não pode ser tão grande que confunda o respondente ou o deixe tentado a desistir de responder o questionário. Ninguém tem tempo ou gosta de responder a um questionário muito grande e chato.

Uma vez concluída a primeira pergunta, você deve clicar em “Salvar e adicionar próxima pergunta”. Outras perguntas de múltipla escolha, no mesmo formato da primeira, poderão ser carregadas seguindo os mesmos passos antes descritos. Para fins do TCC, recomendo que o questionário tenha até 5 perguntas no máximo. Além de perguntas de múltipla escolha, o estudante poderá incluir uma questão final que permita ao respondente escrever um texto de resposta com sua opinião sobre um determinado assunto ou mesmo com sugestões de melhoria.
 
Figura 10: Salvando e fechando o questionário.

Isso pode ser visto na figura 10 acima. No campo do “Texto da pergunta” foi digitado, para esse exemplo, o seguinte: “Escreva uma sugestão para melhorar o resultado dos projetos na empresa”. No campo “Tipo de pergunta” foi selecionada a opção “Caixa de comentário/dissertação”. Além disso foi clicado na opção “Exigir resposta para a pergunta”, implicando em resposta obrigatória de cada respondente para esse item.

Depois de terminado o carregamento do questionário de perguntas, basta clicar em “Salvar e fechar” (figura 10). Então, o programa irá para uma tela de fechamento do questionário de pesquisa.
 
Figura 11: Obtendo o link do questionário.

Desse ponto, ainda será possível voltar e modificar textos de perguntas, de alternativas de respostas e outros tipos de seleção relacionados ao questionário. Portanto, ainda haverá tempo de editar e melhorar até que o questionário seja considerado realmente pronto para atender as necessidades da pesquisa. Quando isso ocorrer, o aluno deverá clicar em “Enviar questionário” (figura 11). Isso carrega o questionário final na base de dados do website Survey Monkey e gera uma tela com um link de acesso ao mesmo (ver figura 12 abaixo).
 
Figura 12: Tela que exibe o link do questionário.

Tendo esse link em mãos, o estudante poderá enviar e-mails à população de respondentes, informando o endereço do link de acesso ao seu questionário de pesquisa.
 
Figura 13: Tela de monitoração do questionário de pesquisa.

É uma boa prática estabelecer um prazo no qual o questionário deverá ser acessado e respondido. Para monitorar e acompanhar os resultados, o estudante deverá entrar em sua conta no Survey Monkey, acessar o seu questionário de pesquisa e verificar o andamento das respostas. Para isso, basta clicar na aba “Analisar os resultados” (figura 13). O aluno poderá fazer o monitoramento do seu questionário diariamente ou, até mesmo, várias vezes ao dia.

Pode até parecer um pouco complicado todo esse conjunto de etapas e regras, especialmente para quem se inicia no Survey Monkey. Mas, o material disponível que explica o funcionamento do website foi muito bem elaborado e ajuda muito a todos os usuários.   

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