segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Coletando Dados para o seu TCC – Parte 1

Um trabalho de conclusão de curso (TCC) tem a pesquisa bibliográfica como o método de pesquisa mais usado. Neste a pesquisa é elaborada a partir de livros, artigos de revistas e jornais, geralmente material especializado. A Internet é também utilizada nessas pesquisas, devendo-se tomar o cuidado de buscar sempre os websites confiáveis.

 
O TCC começa com a escolha do tema (para mais detalhes ver post “Temas para o TCC do seu MBA em Gestão de Projetos”), certamente uma decisão difícil para grande parte dos estudantes. É claro que estamos tratando de temas que tem relação com o curso MBA em Gestão de Projetos, uma vez que esse é o curso que trabalhamos com maior frequência. Entretanto, é bom que se diga, as ideias que vamos apresentar aqui se aplicam perfeitamente a outros cursos.
 
 
Depois de escolhido o tema, o próximo passo é a elaboração do projeto do TCC, e isso significa decompor o tema escolhido em vários elementos relativos à futura pesquisa, como os destacados abaixo:
  • Justificativa - mostra a importância do tema escolhido pelo aluno. A justificativa responde as seguintes perguntas: - O que esse tema agrega ao gerenciamento de projetos? Como o tema, e seu desenvolvimento no TCC, ajuda o gerente de projetos? O que um gerente de projetos ganha lendo o seu artigo?;
  • Problematização – descreve o problema relacionado ao tema escolhido, ou que problema o tema escolhido - ou a aplicação deste - resolve ou pode resolver;
  • Hipótese - em um TCC trabalhamos com hipóteses, que são proposições feitas na tentativa de verificar a validade de respostas existentes para um problema;
  • Objetivos – é o registro feito pelo aluno sobre os principais tópicos que serão estudados e pesquisados para a elaboração do TCC;
  • Metodologia – refere-se ao modo como a pesquisa será realizada, devendo explicar se a pesquisa será apenas bibliográfica ou haverá também a coleta e analise de dados;
  • Cronograma – contendo as atividades desenvolvidas pelo aluno, ao longo do tempo, para a sua pesquisa;
  • Bibliografia – contendo os títulos dos livros e artigos que serão usados na pesquisa do TCC.

Vamos agora olhar o tópico hipótese um pouco mais de perto. Como acima citado, a hipótese é uma proposição feita na tentativa de verificar a validade de uma resposta existente para um determinado problema. Trocando em miúdos, uma hipótese é uma resposta antecipada, provisória, que se supõe estar correta, e que para o pesquisador funciona como um guia para os passos seguintes do projeto e para o percurso da pesquisa.

É aqui que a pesquisa se torna interessante. Essa hipótese pode ser confirmada ou cair no vazio. Para isso, a hipótese precisa ser testada de alguma forma com o objetivo de verificar sua validade.

Para verificar determinada hipótese, devemos obter informações nа chamada realidade empírica (aquilo que vem da experiência), através dа coleta dе dados. Em seguida, com аs informações coletadas, será necessário fazer uma análise para verificar se houve comprovação ou não da hipótese enunciada.

 
Se o estudante conseguir estruturar um questionário de pesquisa – com o objetivo de comprovar as hipóteses de seu projeto de TCC – terá um elemento novo para trabalhar, muito mais interessante e capaz de enriquecer o seu artigo. Mas não é só isso, falta ainda a ferramenta de pesquisa (para coleta e análise de dados), que necessita ser simples, de baixo custo e confiável.

 
Levando tudo isso em conta, escolhi o site do Survey Monkey, e para melhor ilustrar essa ideia, desenvolvi um questionário com algumas perguntas.

Essa pesquisa ficará disponível para acesso até o início de fevereiro de 2015, e é sobre as interrupções no ambiente de trabalho. Qualquer um que trabalhe em uma empresa está apto a respondê-la. Isso não vai tomar mais do que 3 minutos de um respondente. Quanto mais pessoas tivermos respondendo as questões da pesquisa melhor será para o resultado.


Depois de responder envie um e-mail para h12sblog@gmail.com mencionando o nome do questionário para receber o texto de 46 páginas, em versão digital, do Guia-Definitivo-do-Project-Model-Canvas, da empresa Project Builder.
 
Entenda como funciona! Você poderá usar essa ideia na pesquisa do seu TCC. Sim, é claro que terá que criar o seu próprio questionário com base nas hipóteses descritas no seu projeto de TCC. Lembrando que para os alunos de cursos MBA na modalidade EaD (Educação à Distância), há uma quantidade enorme de potenciais respondentes dos questionários de pesquisa. Tudo vai depender do que se pretende pesquisar, com quem, onde, etc e tal. Mas isso não será discutido agora e será assunto para os próximos posts. Nesse momento recomendo participar desse exercício e ver o que podemos aprender com ele.
 
Em meados de fevereiro de 2015 a pesquisa será encerrada e passaremos para a etapa de análise dos dados coletados. Em seguida, os resultados serão divulgados em um post dedicado a esse assunto.

 
Em posts futuros vou explicar os passos necessários para criar e carregar um questionário de pesquisa no Survey Monkey, de forma gratuita, que espero seja muito bem aproveitado por todos aqueles que acompanham esse blog.
 
Deixe o seu comentário sobre esse post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: