sábado, 18 de outubro de 2014

Passo a Passo para Elaborar o Cronograma com o Project Libre – Parte 1

O objetivo desse post é apresentar os passos para a elaboração do cronograma de um projeto usando o programa PROJECT LIBRE, que é uma ferramenta de gerenciamento bastante interessante. Para conhecer as características básicas desse programa e baixá-lo no seu computador acesso o post ProjectLibre:Ferramenta de Software de Gerenciamento de Projetos.

Se o leitor já possui outros programas de gerenciamento de projetos certamente poderá usá-los em suas aplicações. O Project Libre é a versão mais atualizada do Open Proj e tem a vantagem de estar ao alcance de um clique, por ser gratuito.

Como a maior dos programas desse tipo, o Project Libre permite fazer muitas coisas importantes para o projeto, como, por exemplo, definir calendários, desenhar a EAP, desenhar do diagrama de rede, criar o cronograma em um gráfico de Gantt, criar a planilha de recursos do projeto e fazer as alocações desses recursos, visualizar os custos das atividades e acompanhar o projeto. Obviamente, isso não é tudo. Mas, nesse post vamos apenas tratar dos passos para a elaboração do cronograma de um projeto, usando um exemplo de fusão entre duas empresas chamadas de A e B. Para justificar as escolhas feitas para elaboração do cronograma, o exemplo de fusão das empresas será comentado ao longo do texto. Nosso ponto de partida foi a tabela mencionada no post  Um Exemplo de Projeto de Integração paraEmpresas passando por Processos de Fusões e Aquisições – Parte 3. Essa tabela foi simplificada, com a retirada de entregas inicialmente consideradas, criando assim a EAP de um projeto de curto prazo.

Nós vamos trabalhar com uma ferramenta de software, o Project Libre. Todavia, antes de tudo, precisamos entender que o projeto não é feito pela ferramenta. O Project Libre, assim como qualquer outro software de gerenciamento de projetos, não faz o projeto. Para que o projeto seja carregado na ferramenta é necessário conhecer os requisitos do projeto, coletar informações, refletir sobre as condições existentes, definir as atividades, escolher os recursos, verificar o que precisa ser adquirido e contratado de terceiros, discutir com a equipe as alternativas possíveis sobre como fazer cada atividade e o seu sequenciamento.

Tendo isso em mente, devemos entender que a tabela abaixo foi definida após várias reuniões, onde tivemos um intenso debate com a equipe do projeto. Essa tabela contém, para cada entrega do projeto, as atividades que serão usadas no cronograma. Para visualizar a tabela e as figuras subsequentes em tamanho maior, basta clicar nas mesmas.

 Tabela 1: Informações sobre o projeto
É importante registrar o que foi decidido nas reuniões acima mencionadas em relação às atividades do projeto:

·         A reunião de kick-off não tem atividade antecessora. Inicia na data de início do projeto;

·         O plano de projeto deve começar logo após a reunião de kick-off;

·         A adequação contábil precisa de especialistas da firma de consultoria. É a primeira atividade do alinhamento da gestão financeira;

·         A adequação fiscal precisa de especialistas da firma de consultoria. É a segunda atividade do alinhamento da gestão financeira;

·         A adequação financeira precisa de especialistas da firma de consultoria. É a terceira atividade do alinhamento da gestão financeira

·         A padronização da controladoria precisa de especialistas da firma de consultoria. É a última atividade do alinhamento da gestão financeira;

·         O recadastramento de funcionários precisa de especialistas da firma de consultoria. É a primeira atividade do alinhamento da gestão de recursos humanos;

·         A revisão do plano de cargos e salários precisa de especialistas da firma de consultoria. É a segunda atividade do alinhamento da gestão de recursos humanos;

·         A integração do plano de benefícios precisa de especialistas da firma de consultoria. É a última atividade do alinhamento da gestão de recursos humanos;

·         A elaboração da consulta aos fornecedores (firmas de consultoria) deve ser feita logo após o término do plano do projeto;

·         A análise de propostas e escolha da firma de consultoria deve vir após a elaboração da consulta aos fornecedores;

·         A assinatura do contrato deve vir após a análise de propostas e escolha da firma de consultoria;

·         A elaboração do conteúdo sobre a integração precisa de especialistas da firma de consultoria;

·         A definição da agenda de reuniões precisa de especialistas da firma de consultoria;

·         A primeira apresentação será feita logo após o término do plano do projeto;

·         A segunda apresentação será feita logo após o término das atividades de gestão dos recursos humanos;

·         A terceira apresentação será feita logo após o término do alinhamento financeiro;

·         O relatório consolidado de metas alcançadas será feito após a terceira apresentação;

·         O relatório de lições aprendidas será feito após o término do relatório consolidado de metas alcançadas;

·         O evento de comemoração será após o término do relatório de lições aprendidas.

Como pode ser visto nas premissas acima mencionadas, as equipes da firma de consultoria, junto com diferentes recursos humanos pertencentes a empresa, atuarão nas principais atividades do projeto. Por isso, logo após o plano do projeto, deve-se trabalhar na seleção e contratação dessa firma de consultoria.

A informação acima estabelece, portanto, as bases para a elaboração do cronograma desse projeto. Se abrirmos, então, o programa Project Libre será possível visualizar a tela mostrada na figura 1.

Figura 1: Tela inicial do Project Libre
Recomendo, a partir de agora, seguir exatamente os passos indicados abaixo. Com o uso e a experiência o leitor poderá encontrar outras formas de carregar o projeto, obter a EAP, o diagrama de rede, o cronograma e tudo mais que se refere ao uso desse programa.

O próximo passo é carregar nas linhas de tarefa a EAP do projeto. A figura 2 mostra esse passo. Na linha superior temos o nome do projeto (“Projeto Fusão Empresas A e B”). Note que temos, nas duas primeiras linhas, as atividades “Reunião de kick-off” e “Plano de projeto”. Nas linhas subsequentes temos as entregas “Alinhamento da gestão financeira”, “Gestão de RH”, “Contratação consultoria”, “Criação equipe de comunicação” e “Encerramento do projeto”.

Figura 2: Carregando a EAP (nome do projeto e entregas)

O passo seguinte será colocar todas as atividades e entregas do projeto para “debaixo do guarda-chuva” do projeto. Fazendo isso, o programa entende que essas atividades e entregas pertencem ao projeto. Basta, portanto, selecionar as atividades e entregas (clicando no número à esquerda e arrastando até onde necessário com o mouse para que as linhas fiquem escuras), depois clicar o botão direito do mouse, e finalmente clicar na opção > Parágrafo. Veja como isso fica na figura 3.

Figura 3: Carregando a EAP (usando a função "identar", que é o mesmo que > Parágrafo)

Um cronograma trabalha com atividades. Agora, ainda precisamos subdividir as entregas em atividades. Vamos começar pela entrega “Alinhamento da gestão financeira”. Essa entrega tem 4 atividades a ela vinculadas. Em outras palavras, isso quer dizer que quando todas as 4 atividades forem executadas, essa entrega será executada. Portanto, por causa disso, não se atribui duração, se aloca recursos ou se define antecessores para entregas. Isso só é feito com as atividades das entregas.

O que devemos fazer é selecionar a linha logo abaixo da entrega “Alinhamento da gestão financeira”, e abrir 4 linhas em branco. A seleção é feita clicando no número à esquerda da linha com o mouse para que a linha fique escura, depois clicar o botão direito do mouse, e finalmente clicar na opção Novo. Veja como isso fica na figura 4.

Figura 4: Carregando a EAP (carregando as atividades das entregas)

Depois de abrir a linhas necessárias, temos que preenchê-las com os nomes das atividades relacionadas a entrega “Alinhamento da gestão financeira”. Essas atividades são as seguintes: “Adequação contábil”, “Adequação fiscal”, “Adequação financeira” e “Padronização controladoria”. Agora, temos que mostrar para o programa que essas atividades pertencem a entrega “Alinhamento da gestão financeira”. Para isso, basta selecionar as 4 atividades digitadas (clicando no número à esquerda e arrastando até onde necessário com o mouse para que as linhas fiquem escuras), depois clicar o botão direito do mouse, e finalmente clicar na opção > Parágrafo. Veja como isso fica na figura 5.

Figura 5: Carregando a EAP (atividades que pertencem a uma entrega)

Continuando, temos que abrir linhas em branco debaixo das outras entregas, digitar as atividades dessas entregas e mostrar ao programa que essas atividades pertencem a entrega. Então, logo abaixo da entrega “Gestão de RH” precisamos abrir 3 linhas em branco. Logo abaixo da entrega “Contratação consultoria” precisamos abrir 3 linhas em branco. Logo abaixo da entrega “Criação equipe de comunicação” precisamos abrir 5 linhas em branco. E, finalmente, logo abaixo da entrega “Encerramento do projeto” precisamos abrir 3 linhas em branco.

Agora, é só digitar as atividades debaixo de cada entrega, selecionar essas entregas como mostrado acima e clicar na opção > Parágrafo. Sim, o leitor já deve ter notado que esse não é o momento de ter pressa. Digite as entregas uma a uma, e depois aplique o comando de “identar”, que é feito através da opção > Parágrafo. Não tente fazer tudo de uma vez. Faça isso entrega por entrega. Ao final a EAP deverá estar carregada no Project Libre e o leitor poderá visualizar a tela apresentada na figura 6.

Figura 6: Carregando a EAP completa

A tela adicional que é mostrada na figura 6, do lado direito da mesma, só aparece se clicarmos em Projeto – Informações. Na tela de informações do projeto podemos confirmar no nome do projeto, a data definida para início do projeto, a data do estado (data em que estamos usando o programa e carregando os dados) e o tipo de calendário do projeto (padrão, que significa que o trabalho será feito dentro do horário comercial, de segunda à sexta, durante 8 horas por dia).

O leitor deve ter notado que a numeração das atividades, no lado esquerdo da tela, foi sendo alterada, à medida que novas atividades foram sendo digitadas. Afinal, estamos trabalhando nos passos para carregar o programa – que é basicamente um conjunto de planilhas interligadas – e isso faz com que ocorram essas mudanças durante o carregamento do projeto no Project Libre.

O passo seguinte é carregar as durações de cada atividade do cronograma. Para fazer isso basta clicar, com o mouse, em cima da atividade, que uma pequena tela será aberta. Essa é a tela de “informações sobre a atividade” para ser carregada com vários tipos de informação. Aqui e agora, vamos apenas carregar a informação da duração da atividade. No programa Project Libre a duração deve ser carregada em “dias”.

Veremos na parte 2 desse post os passos seguintes da elaboração do cronograma com o Project Libre.

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