sábado, 13 de setembro de 2014

A Comunicação com os Stakeholders

Gostaria de abordar os tipos mais importantes de comunicação necessários para criar um resultado bem sucedido do projeto, conforme apresentado pela autora Lynda Bourne. Para começo de conversa, vamos primeiro discutir algumas premissas básicas.

Há uma corrente de pensamento – na qual me incluo - que considera válido a afirmação de que o sucesso do projeto depende das atitudes – durante o andamento do projeto - das principais partes interessadas. Essa afirmação considera que a entrega de um projeto no prazo, dentro do orçamento previsto e em conformidade com o que foi  especificado ainda não é suficiente para o seu sucesso, se esse projeto não é desejado e as saídas não são aproveitadas.

Alguns projetos são mais fáceis de obter apoio do que outros, e isso se refere ao tamanho da mudança que o projeto tem a missão de produzir. Afinal, e isso está cientificamente provado, as pessoas costumam resistir às mudanças. De qualquer modo, independentemente de ser fácil ou dífícil (de fato ou percebido como), todo projeto precisa do apoio das pessoas envolvidas na mudança para que os benefícios pretendidos pelo projeto sejam plenamente alcançados.

Nesse sentido, o apoio das partes interessadas mais importantes, aqui considerados como elementos-chave no grupo dos stakeholders, é fundamental. E aí entramos na gestão da comunicação do projeto, uma vez que a comunicação eficaz com os stakeholders será a melhor forma de influenciar as atitudes das partes interessadas. E assim, juntando as peças do quebra-cabeças, podemos considerar que o projeto precisa se comunicar de forma eficaz para alcançar o sucesso.

E como podemos fazer isso? Ficar apenas enviando relatórios não parece ser suficiente.

Existem três formas de comunicação que são necessárias para uma gestão eficaz das partes interessadas: relatórios, relações públicas (marketing) e comunicação intencional.

Relatórios: Demonstram o que está sendo feito no projeto. Os gerentes de projeto devem emitir os relatórios do projeto conforme está estabelecido no plano de comunicação do projeto. Enviar um relatório para alguém ajuda o gerente de projetos a estar em contato com essa pessoa, deixando uma porta aberta para comunicações mais significativas. Os relatórios poderão fazer parte da comunicação intencional (ver abaixo). A forma mais comum de relatório é no formato texto, que pode ser acompanhado de fotos, tabelas e gráficos. As planilhas de cálculo, do tipo Excel, são também muito utilizadas. Esses relatórios são enviados por e-mail para as partes interessadas.

Relações públicas (marketing): É uma potente ferramenta de comunicação oficial do projeto, de grande abrangência, e inclui todas as comunicações necessárias para fornecer informações do projeto para as partes interessadas. Fazer relações públicas é importante para tentar evitar o aparecimento de "buracos negros" de informação e os chamados nichos de desinformação. Se algo não está bem explicado, bem esclarecido, irá criar uma dúvida na mente das pessoas. O ser humano, naturalmente, rejeita ficar sem saber o que está acontecendo. A não existência de informação oficial pode ser rapidamente preenchida por rumores e fofocas, geralmente prejudiciais ao projeto. As chamadas “newsletters” são muito usadas nesse caso, e funcionam como um mural de notícias na Internet ou na Intranet da organização, atualizadas com uma frequência semanal, mensal ou outra, dependendo das características do projeto.

Comunicação intencional: É um trabalho árduo e precisa ser focado nas partes interessadas mais importantes (elementos-chave) e ser capaz de causar um efeito específico. Esse tipo de comunicação inclui o fornecimento de orientação para os membros da equipe e até para os fornecedores. A comunicação intencional tem um objetivo e, portanto, precisa ser planejada com cuidado. Assim sendo, é importante entender que o gerente de projetos precisa saber exatamente o efeito que pretende obter de determinado stakeholder. Algumas das táticas de comunicação intencional eficaz incluem:

·        Tentar alinhar as necessidades do gerente de projetos com os interesses e os desejos das partes interessadas (encontrar um benefício mútuo);

·        Pressionar um indivíduo para adotar um determinado comportamento, emitir uma opinião ou tomar uma decisão, através de uma rede de contatos (é difícil resistir a um grupo de colegas da empresa de mesmo nível hierárquico e/ou de nível acima no organograma da organização);

·        Influenciar um determinado stakeholder através do fornecimento cuidadosamente planejado de informações, de forma incremental, utilizando pessoas diferentes que desempenham diferentes funções no plano de comunicação.  

Acredito que foi possível perceber que a comunicação intencional é realmente muito trabalhosa e demanda tempo do gerente de projetos para a sua elaboração. Todavia, é uma parte da comunicação do projeto que não pode ser negligenciada.

No gerenciamento da comunicação será muito importante reavaliar – na medida em que o projeto avança - as prioridades de todas as partes interessadas, acompanhar seu comportamento e analisar os resultados práticos para o projeto que todos os esforços de comunicação estão produzindo.

Fonte: BOURNE, L. “The three types of stakeholder communication”. Project Accelerator, 2013.

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