terça-feira, 17 de junho de 2014

Metodologias de Gerenciamento de Projetos

Vamos iniciar esse post dizendo que uma metodologia é um conjunto de métodos e técnicas aplicadas para alcançar um determinado fim. Portanto, podemos dizer que é o caminho percorrido, a maneira utilizada para alcançar o objetivo. Em outras palavras, e para não deixar dúvidas, uma metodologia precisa descrever a forma como o trabalho será feito, precisa dizer o que fazer e como fazer. Isso costuma nos levar a duas questões básicas, sendo a primeira delas a seguinte: - Os conteúdos do PMBOK formam uma metodologia? Ou, elaborando essa questão um pouco melhor, poderíamos perguntar isso da seguinte forma: O que temos no PMBOK é uma metodologia? Bem, eu entendo que a resposta é não, uma vez que o PMBOK diz o que fazer e não como fazer. E esse “como fazer” faz toda a diferença.
 
 
A grande sacada do PMI, consolidada no PMBOK, foi dividir o gerenciamento de projetos em dez áreas do conhecimento (escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições, stakeholders e integração), conforme especificado na 5a. edição dessa publicação, e estabelecer processos para cada uma dessas áreas. Cada um desses processos tem suas entradas, ferramentas/técnicas e saídas. O PMBOK diz o que fazer, mas não como fazer. A parte do “como fazer” poderá mudar de empresa para empresa e depender, apenas para mencionar alguns aspectos relevantes, da estrutura organizacional, dos processos internos, dos recursos existentes e da cultura.

E qual seria a segunda pergunta? Bem, essa pergunta seria a seguinte: - Quais são as principais metodologias utilizadas no gerenciamento de projetos? Essas metodologias são as seguintes:

·         “Waterfall”

·         "Agile"

·         Corrente Crítica

·         PriSM

·         PRINCE2

Vejamos abaixo uma breve explicação sobre cada uma dessas metodologias de gerenciamento de projetos. Para se aprofundar, recomenda-se ler o material adicional que pode ser encontrado em cada um dos links em destaque.

Metodologia “Waterfall” (na tradução para o português, chamada de queda dágua ou cachoeira) – é um método tradicional de trabalhar o projeto de forma sequencial. De um modo geral, em primeiro lugar são levantados os requisitos do projeto. Depois, no passo seguinte, é feito o planejamento, para em seguida fazer a execução, indo na etapa seguinte para os testes e, finalmente, chegando-se ao encerramento do projeto. Na metodologia “waterfall” o escopo do projeto é definido no início e detalhado na etapa de planejamento. A partir daí – durante a execução do projeto - o escopo é “protegido”, para que não sofra muitas alterações. Isso acontece na medida em que as mudanças de escopo – dependendo da severidade das mesmas -  poderão criar situações de risco para o projeto e, até mesmo, levá-lo ao fracasso.

Para mais informações consulte > http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata  

A metodologia “Methodware”, criada pelo prof. Carlos Magno da Silva Xavier, e sua versão simplificada “Basic Methodware”, tem como base os processos do PMBOK. A metodologia “Methodware” é, na sua essência, um conjunto de passos muito bem definidos dentro de uma abordagem “waterfall”. Vale regitrar que o livro “Metodologia de Gerenciamento de Projetos – Methodware”, recebeu em junho de 2010 o prêmio "Melhor Livro Brasileiro de Gerenciamento de Projetos da Década".

Para mais informações consulte > http://www.mundopm.com.br/noticia.jsp?id=312

Metodologia "Agile" – (em português, Ágil) é focada na flexibilidade e agilidade, considerando que é necessário se adaptar as constantes situações de mudança, com feedback regular e constante. O chamado “feedback regular” significa que o cliente poderá mudar de ideia e, portanto, mudar o escopo do projeto, inicialmente definido. Para lidar com isso é necessário reduzir os ciclos de tempo (ou janelas de tempo) de execução do projeto, fazendo isso em rodadas mais curtas e rápidas. O Scrum é uma metodologia ágil muito utilizada.


Metodologia da Corrente Crítica - em oposição ao “waterfall” e a gestão ágil de projetos, que se concentram muito mais em tempos e tarefas, a metodologia de gerenciamento de projetos da corrente crítica (ou cadeia crítica) é mais direcionada para a resolução de problemas de recursos. Cada projeto tem um determinado conjunto de elementos fundamentais, que estão na chamada corrente crítica e que estabelece o cronograma mínimo de um projeto. A metodologia da corrente crítica dedica recursos adequados justamente para esse conjunto de elementos (ou atividades do projeto) que estão na corrente crítica, sem deixar de dedicar recursos suficientes para outras tarefas, que podem ser executados simultaneamente. Se necessário, os recursos alocados em tarefas não críticas poderão ser transferidos para as tarefas críticas. O importante é que não faltem recursos para as tarefas críticas.


Metodologia PriSM (Projects integrating Sustainable Methods; ou método sustentável de integração de projetos) foi desenvolvido pela GPM Global (Green Project Management Global) com o objetivo de criar uma metodologia que levasse em conta fatores ambientais. Sendo um processo repetitivo e eficiente, segundo seus criadores, pode ser usado em larga escala. A metodologia PRIsM é usada principalmente para o desenvolvimento imobiliário ou para projetos de construção / infra-estrutura, nos quais há um risco de criação de impactos ambientais adversos.

Para mais informações consulte >  http://www.greenprojectmanagement.org/

Metodologia PRINCE2 - é uma metodologia de gerenciamento de projeto lançada e apoiada pelo governo do Reino Unido em 1996. É uma metodologia muito orientada para o processo, dividindo os projetos em várias etapas, cada uma com os seus próprios planos e processos a seguir. O Prince2 é baseado em quatro elementos integrados; a saber:

·         Princípios;

·         Temas;

·         Processos;

·          Ambiente de projeto.
 
De acordo com Xavier (2012), “os princípios formam a base do PRINCE2 e a não aplicação destes descaracterizam o uso da metodologia, sendo, portanto, itens obrigatórios. Ter uma justificativa para o projeto, aprender com experiências passadas, ter papéis e responsabilidades bem definidos, gerenciar o projeto por estágios, estabelecer tolerâncias e assim poder gerenciar por exceção, manter sempre o foco no produto e adaptar o método de acordo com as características do projeto são questões imprescindíveis para que o projeto seja gerenciado de acordo com a metodologia PRINCE2. Se estes sete princípios não forem aplicados no projeto, o método não está sendo aplicado”.
Para mais informações consulte >  http://www.prince2brasil.com.br/
.............................................................................................
Fonte: Xavier, C. M. da S. “Metodologia de Gerenciamento de Projetos”. Site WWW.G2B.COM.BR, 2012.
Artigo publicado em http://www.g2b.com.br/biblioteca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: