sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Como a Apple responde as críticas


Os críticos tem dito que a Apple não pode mais inovar e esse teria sido o motivo da queda de mais de 30% em suas ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas. Esses críticos argumentam que embora a Apple tenha ultrapassado seus concorrentes com o lançamento do Iphone e do Ipad, os outros fornecedores tem produtos tão bons e com mais recursos. A Apple, é claro, não vê dessa forma.

Em uma rara entrevista para a Businessweek, o Presidente da Apple, Tim Cook e seus colegas Craig Federighi (Vice Presidente de Software) e Jony Ive (Vice Presidente de Design) defenderam a abordagem da empresa para a adição de características inovadoras em novos produtos. Aqui está um trecho do artigo da Businessweek que resume perfeitamente o pensamento da Apple sobre inovação.
O argumento contra a Apple é que o seu ritmo de inovação está muito baixo, mas Ive e Federighi descartam isso. Os dois fazem questão de apontar não apenas para os novos recursos, mas também para as camadas profundas de integração que entraram em cada um (o software e hardware que faz tudo funcionar). Sobre o scanner de impressão digital do modelo 5S, Ive diz, "há tantos problemas que tiveram de ser resolvidos para permitir que uma grande ideia realmente funcionasse bem."
 

Sem citar seus concorrentes (Samsung), os dois executivos comentaram que algumas empresas muitas vezes passam uma ideia ilusória de inovação.  “Não começamos de forma oportunista com uma tecnologia de 10 bits, para a qual, quem sabe, poderíamos encontrar algum uso, só para adicionar na nossa lista de recursos”, disse Ive. Federighi ressaltou: "Novo? Novo é fácil. Fazer certo é difícil”. Então, o que isso significa?

Em vez de carregar os seus dispositivos com muitas funcionalidades e características como os concorrentes fazem, a Apple prefere selecionar um grupo de características importantes e fazê-las funcionar perfeitamente. Isso é muito evidente no Iphone 5S. Na aparência, o telefone pode ser o mesmo que o do ano passado, mas de acordo com as primeiras críticas suas novas funcionalidades, como o scanner de impressão digital, estão perto da perfeição.
 
Alguns fabricantes de smartphones, como o Motorola, tentaram introduzir scanners de impressões digitais no passado, mas eles não funcionaram bem. Para o Iphone 5S a Apple trabalhou muito para que essa tecnologia funcionasse perfeitamente antes de implementá-la no aparelho.
 
Agora compare a Apple com a Samsung. Uma das maiores críticas ao Galaxy S4, um smartphone da Samsung, é que a empresa empacotou muitos recursos que não eram realmente úteis para o usuário. Só para citar um exemplo, esse smartphone permite controlar certas ações, acenando a mão sobre a tela. O dispositivo pode também acompanhar os olhos e permite que páginas da web sejam percorridas através da inclinação do aparelho. No entanto, esses recursos foram muito criticados por não funcionar bem ou ser muito difíceis de usar. De acordo com os altos executivos da Apple, a abordagem da empresa é para evitar esses truques e acertar na primeira vez.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: