quinta-feira, 14 de março de 2013

Entre o Caixão e o Discurso

Você está em um funeral. Quem você prefere ser: a pessoa que dá o elogio ou a pessoa deitada no caixão? Se - como muitos de nós - você diz que teme falar em público mais do que você tem medo da morte, então talvez você escolhesse o caixão. O que significa que você terá grandes dificuldades para aproveitar o seguinte conselho: Uma grande parte do sucesso da carreira envolve saber como falar na frente de grupos. Por quê? Porque ao falar você se torna visível. As pessoas lembrarão de você. Qual a melhor maneira de brilhar em entrevistas, em reuniões ou no chão de fábrica? Não seria se expressando com clareza, confiança, de forma coerente e concisa? Sim, é isso mesmo! Se você fica aterrorizado quando precisa falar na frente de pessoas, precisa fazer algo à respeito. É um fato da vida, algo absolutamente normal para a maioria de nós, ficar nervoso quando se tem que falar em público. Portanto, o seu primeiro trabalho é apenas aceitar esse fato. Você precisa encarar isso de frente e, de certa forma, colocar esse mêdo de lado, dando a ele uma prioridade menor. Dica no. 1: Dê prioridade as preocupações e necessidades da sua audiência. Tente olhar para cada pessoa, uma de cada vez, e finja que está falando com uma só pessoa. Acima de tudo, você precisa mostrar o seu entusiasmo. O entusiasmo é a melhor maneira de envolver os ouvintes. Você sabia que ao cometer um erro - tropeçando em suas palavras, esquecendo um ponto, etc – se souber lidar com a situação, poderá até atrair a simpativa da sua audiência? Sim, se você ao errar, tomar a decisão de respirar fundo, sorrir, pedir desculpas e seguir em frente. Dica no. 2: A maioria das pessoas é como você (ou seja, elas escolheriam o caixão), e por isso elas respeitam alguém como você, que teve a coragem de vir para a frente e tentar dar o seu melhor. O seu público está do seu lado! Então, seja verdadeiro, cortês e comprometido. Não se esqueça que você precisa cuidadosamente se preparar, verdadeira e profundamente, para saber do que você está falando. Mas isso não significa planejar uma apresentação abarrotada de detalhes. Ninguém gosta de discursos longos e entediantes. Você deve manter a sua apresentação o mais curta possível e simples o sufuciente para que seja absorvida ao máximo por sua audiência. Se alguém decide apresentar uma montanha de dados não está sendo positiva e acabará criando uma atmosfera de tédio e desconforto. Dois ou três pontos-chave são o que a maioria das pessoas consegue absorver de uma vez. Não importando a área de atuação, saber articular seus pensamentos e falar bem em público é um componente essencial de sucesso. Participar de um treinamento é o pontapé inicial nesse jogo. Mas, a palavra chave é a prática. Fonte: http://blog.nwjobs.com/careercenterblog/2013/02/why-you-need-to-become-a-decent-public-speaker.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: