sábado, 27 de novembro de 2010

Inovação no Brasil (3)

Diversos casos de sucesso da atuação direta do Estado na geração de inovações podem ser identificados pelo mundo, e estes ocorrem principalmente quando esta atuação se dá com foco nas necessidades do mercado, principalmente internacional, e em parceria com empresas privadas. No Brasil, por exemplo, algumas empresas estatais e mistas têm mostrado que tratam do tema de inovação de maneira sistêmica e sustentável.

Três grandes exemplos dessa tendência são a Petrobras—Empresa Brasileira de Petróleo, a Embrapa—Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Fiocruz— Fundação Oswaldo Cruz.

A Petrobras, entre 1990 e 2006, depositou 733 pedidos de patentes nacionais e internacionais e já obteve a concessão de 216 pedidos. É a segunda maior patenteadora brasileira. A empresa é uma das que mais investem em P&D no mundo, sendo este investimento majoritariamente realizado em seu centro de pesquisa (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello - Cenpes), mas também em muitas atividades de parceria com universidades e institutos de pesquisa. O Cenpes recebe cerca de 1% do faturamento da empresa, possui cerca de 1.800 pesquisadores, sendo cerca de 30% mestres e doutores.

A Embrapa, por sua vez, é um instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com sede em Brasília e 41 unidades distribuídas pelo país e mais quatro no exterior. A empresa atua na pesquisa agropecuária e alimentícia em total consonância com a demanda dos produtores e da população. Entre 1990 e 2006, a Embrapa teve 27 patentes concedidas nacionalmente e 229 pedidos de patente depositados. Além da pesquisa realizada nas suas unidades, a Embrapa realiza também parceria com universidades nacionais e internacionais, empresas privadas e outros institutos de pesquisa. Conta com cerca de 2.300 pesquisadores, sendo 53% doutores, 45% mestres e 2% bacharéis.

A Fiocruz é uma Fundação pública—criada em 1900—e hoje divide-se entre as atividades de (a) pesquisa, prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, (b) fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits diagnósticos e (c) ensino e formação de recursos humanos na área de Saúde. Possui 13 unidades tecno-científicas especializadas principalmente no desenvolvimento tecnológico de insumos para a saúde. A Fiocruz depositou 169 pedidos de patentes nacionais e, principalmente, internacionais, entre 1990 e 2006, já tendo sido concedidos 62 patentes. Além da pesquisa interna a Fundação mantém também parcerias com universidades e institutos de pesquisa para realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Fontes:
Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (http://www.embrapa.gov.br)
Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz (http://www.fiocruz.br)
MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (http://www.agricultura.gov.br)
Petrobrás – Petróleo Brasileiro S. A. (http://www.petrobras.com.br)
P&D – Pesquisa e Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: