sábado, 13 de novembro de 2010

Inovação no Brasil (1)

O tema da inovação está ganhando um espaço importante tanto na agenda pública como na estratégia das empresas no Brasil. Processo semelhante ocorre em outros países. Existe uma significativa correlação entre o nível de investimento de um país no tema da inovação, com o grau de exposição e de inserção de suas empresas no mercado internacional. A abertura de novos mercados e a capacidade de ampliar participação nos mercados existentes levam a inovação à uma posição estratégica dentro da arena concorrencial entre as empresas.

Na busca pelo aumento da competitividade internacional, os governos de vários países estabelecem políticas de estímulo e apoio ao aumento da capacidade inovadora das empresas de seus países, pois, em geral, a empresa é o lugar onde acontece e para onde se destina a inovação. A combinação acertada de políticas governamentais e de estratégias empresariais possibilita a criação de um ambiente propício à geração de inovações, como já notado em outros países. Dentro deste contexto, novas estratégias e políticas de fomento à inovação também vêm sendo estabelecidas no Brasil.

Desde o início dos anos 2000, com a retomada das políticas industriais no país, a inovação passou a fazer parte da agenda de programas e políticas do governo brasileiro. Tanto o governo federal, através de várias agências como FINEP, BNDES, MCT dentre outras, como os governos estaduais, incrementaram de forma substancial seus programas e investimentos à inovação tendo como reflexo, ainda que em grau menor do que o projetado inicialmente, o aumento da dinâmica empresarial nesse campo e da interação entre universidades e empresas.

Desafios do Brasil com a Inovação
• Melhorar a qualidade dos recursos humanos no país, dado o número limitado de pesquisadores que trabalha na indústria e a pequena percentagem de graduados em ciências e engenharia em comparação com os países da OCDE e com os outros BRICs;
• Proteção de direitos de propriedade intelectual;
• Estabelecimento e implementação de políticas oficiais e estratégias empresariais para elevar os níveis de desenvolvimento nos campos da ciência, tecnologia e inovação.


Glossário:
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos
MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia
OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Fontes:
Woodrow Wilson International Center for Scholars – Brazil Institute > http://www.wilsoncenter.org/
Ministério da Ciência e Tecnologia > http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: