sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Satélite Construído por Estudantes Programado para Lançamento

Um satélite com 6,5 libras (2,95 Kg) de peso deverá tornar-se o primeiro veículo espacial independente construído por estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que será posto em órbita para executar uma missão científica.
O projeto, batizado de RAX (Radio Aurora Explorer), está programado para lançamento em 19 de novembro de 2010, da base de Kodiak, no Alasca. Sua missão principal é estudar como instabilidades do plasma nas camadas mais altas da atmosfera interrompem os sinais de comunicação e navegação entre a Terra e os satélites orbitando. Quando estas instabilidades ocorrem os sinais de terra enviados pelas operadoras não conseguem atingir os satélites no espaço. Trabalhando com uma equipe de cientistas, os estudantes usarão os dados do RAX para construir modelos que poderão prever quando essas anomalias ocorrerão. Isto permitirá aos operadores de satélite planejar suas comunicações e operações levando em conta essas informações.
As pessoas necessitam dos satélites diariamente para informações sobre o clima, sistemas de comunicação e defesa. Se os operadores de satélite não conseguem enviar seus comandos, não poderão executar suas tarefas de forma adequada. Os estudantes da Universidade de Michigan trabalham com pessoal do Laboratório de Propulsão à Jato da NASA, a Agência Espacial Americana, justamente na busca de soluções para o mencionado problema.

Pessoas Motivadas Fazendo a Diferença
A impressão dos professores da Universidade de Michigan em relação aos 20 estudantes envolvidos nesse projeto é a melhor possível. “Estou incrivelmente impressionado como esses estudantes”, afirmou James Cuttler, professor assistente do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Atmosférica, Oceânica e de Ciências do Espaço. “Eles têm paixão. Eles estão motivados. Eles são, de muitas maneiras, uma fonte de inspiração”.
Fonte:
Wireless Design Online > http://www.wirelessdesignonline.com/article.mvc/Student-Built-Satellite-Scheduled-For-Launch-0001?user=2150794&source=nl:28751

Escola de Engenharia da Universidade de Michigan; http://www.engin.umich.edu/

Data: 10 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: