O rápido desenvolvimento
das tecnologias digitais permitiu o surgimento de empresas com novas formas de
competir e criar valor para seus clientes. Isso levou muitas organizações a
tomarem a decisão estratégica de estabelecer jornadas de transformação digital,
buscando o desenvolvimento organizacional, nas quais os recursos e capacidades
digitais seriam sistematicamente aprimorados, para alavancar novas
possibilidades e responder às ameaças dos concorrentes.
A transformação digital
traz mudanças significativas na forma como as empresas interagem com seus
clientes, onde a experiência do cliente se torna peça-chave devido ao seu papel
fundamental no sucesso do negócio. Outro elemento importante diz respeito ao
conhecimento de como trabalhar com dados, transformando uma enorme massa de
dados em informações relevantes que podem ser utilizadas para a tomada de
decisões.
No entanto, improvisação e
falta de profissionalismo não são estratégias recomendadas quando o objetivo é
o desenvolvimento organizacional. Portanto, essa regra se aplica às iniciativas
de transformação digital, pois elas estão fadadas ao fracasso se não forem bem
implementadas.
O mundo em que vivemos
tornou-se cada vez mais digital. Evidentemente, as empresas que nasceram digitais
não precisam ser transformadas.
Quando as empresas se
colocam no caminho da transformação digital, enfrentam diversos desafios,
incluindo a disrupção causada pela tecnologia, bem como novas dinâmicas na
forma de trabalhar e fazer negócios.
As chamadas tecnologias
disruptivas, capazes de romper com modelos e padrões estabelecidos, como
Inteligência Artificial (IA), Big Data, Blockchain e Internet das Coisas (IoT),
podem transformar a maneira como as pessoas interagem entre si e com o ambiente.
Somente no segmento de IA, existe um vasto campo de aplicações que incluem
percepção e reconhecimento de padrões, representação de conhecimento, resolução
de problemas, raciocínio, tomada de decisão, planejamento, processamento de
linguagem natural, aprendizagem, manipulação e locomoção, inteligência social,
inteligência emocional e criatividade.
A transformação digital,
ou do ingles Digital Transformation (DT), pode ser definida como um processo
que visa aprimorar uma organização, desencadeando mudanças significativas em
seus ativos por meio de combinações de tecnologias de informação, computação,
comunicação e conectividade. Esse processo transforma a empresa por meio de
operações e modelos de negócios revisados ou recém-criados, implementados por
meio de iniciativas de digitalização com valor agregado, que, em última
análise, resultam em maior lucratividade.
Portanto, se, por um lado,
a DT foca nas tecnologias digitais desempenhando um papel central na criação de
valor e no reforço das disrupções que ocorrem nos níveis da sociedade e da
indústria, por outro, ela não se restringe à tecnologia, estando diretamente
conectada à estratégia organizacional, implicando uma nova forma de pensar os
negócios.
Uma organização deve
atacar quatro áreas fundamentais, também chamadas de categorias, para ter
sucesso no processo de transformação digital: tecnologia, dados, processos e
capacidade de mudança organizacional.
Tecnologia: O potencial
bruto das tecnologias emergentes é impressionante e, com o tempo, está se
tornando mais fácil utilizá-las e entender como elas podem contribuir para
oportunidades de transformação. No entanto, adaptar essas tecnologias às
necessidades específicas do negócio e integrá-las aos sistemas existentes é
extremamente complexo. Tecnologias legadas embarcadas em sistemas ERP são um
fator complicador neste grande desafio.
Dados: A DT envolve a
compreensão de novos tipos de dados não estruturados, lidando com grandes
quantidades de dados externos, alavancando dados proprietários e integrando
tudo isso, enquanto elimina enormes quantidades de dados que nunca foram
utilizados. Um dos principais objetivos da transformação digital é obter novos
dados e usá-los para refazer processos antigos. Uma abordagem mais orientada
por dados permite a oportunidade de obter novos insights e, por sua vez,
reinventar modelos de negócios e operações.
Processos: A digitalização
de processos exige uma mentalidade de ponta a ponta, uma reformulação das
formas de atender às necessidades dos clientes, uma conexão perfeita das
atividades de trabalho e a capacidade de gerenciar as diferentes áreas da
organização. Essa digitalização leva em consideração, por exemplo, a capacidade
de coletar informações relevantes, analisá-las e traduzi-las em ações, o que
está vinculado aos tópicos de big data e analytics. A transformação digital dos
negócios inclui o processo de redefinir um negócio, digitalizar processos e
expandir relacionamentos em múltiplas cadeias de valor agregado.
Capacidade de Mudança
Organizacional: Essa capacidade está relacionada a vários elementos da gestão
de mudanças, como liderança, inteligência emocional, cooperação e trabalho em
equipe.
É
fato que projetos de transformação digital apresentam um alto grau de fracasso.
Pesquisas da McKinsey mostram que as taxas de sucesso são baixas. Por exemplo,
menos de 30% das empresas obtêm sucesso. Também é fato que a mudança digital
apresenta um alto grau de resistência. A transformação digital tem mais a ver
com transformar pessoas do que com tecnologia.
Um
relatório da Accenture afirma que 75% dos obstáculos que impedem o sucesso da
transformação digital hoje são fatores não técnicos.
Os
avanços tecnológicos são facilitadores de mudanças e desempenham um papel
importante no contexto da transformação digital das empresas e seus modelos de
negócios, mas é necessário que as mudanças ocorram nas pessoas que trabalham,
desempenham funções e produzem resultados. Em outras palavras, líderes e
funcionários precisam entender as implicações e os impactos da transformação
digital em suas organizações.
À
medida que a transformação digital traz mudanças amplas em áreas que incluem
processos internos, tomada de decisão e as formas como os clientes interagem,
também haverá a necessidade de mudanças em vários aspectos da cultura
organizacional. A ação dos líderes é vital para essa mudança, pois eles
expressam a cultura da organização.
É
isso aí, até a próxima!
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