quinta-feira, 23 de março de 2023

A Criação de Valor nas Empresas

 

As empresas podem aumentar sua lucratividade adotando estratégias e tomando decisões que reduzam os custos ou adotando estratégias e tomando decisões que agreguem valor aos produtos da empresa.



A quantidade de valor que uma empresa cria é geralmente medida pela diferença entre seus custos de produção e a qualidade percebida pelos consumidores em seus produtos. Em geral, quanto mais valor os clientes atribuem aos produtos de uma empresa, maior o preço que a empresa pode cobrar por esses produtos.

As operações de uma empresa podem ser pensadas como uma cadeia de valor composta por uma série de atividades distintas de criação de valor, incluindo produção, marketing e vendas, gerenciamento de materiais, P&D, recursos humanos, sistemas de informação e a infraestrutura da empresa.

Podemos categorizar essas atividades de criação de valor, ou operações, como atividades primárias e atividades de suporte.

Se uma empresa pretende implementar sua estratégia com eficiência e se posicionar na fronteira de eficiência, esta empresa deve gerenciar essas atividades de maneira eficaz e consistente com sua estratégia.

Redução de Custos através de Economias de Escala

As economias de escala referem-se às reduções no custo unitário alcançadas pela produção de um grande volume de um produto.

A obtenção de economias de escala reduz os custos unitários de uma empresa e aumenta sua lucratividade.

As economias de escala têm várias fontes. Uma delas é a capacidade de distribuir os custos fixos em um grande volume. Os custos fixos são os custos necessários para estabelecer uma instalação de produção, desenvolver um novo produto e coisas do gênero. Esses custos fixos podem ser substanciais.

Quanto mais rapidamente o volume acumulado de vendas for construído, mais rapidamente os custos fixos podem ser amortizados sobre um grande volume de produção e mais rapidamente os custos unitários cairão.

 

Uma empresa pode não ser capaz de atingir uma escala eficiente de produção a menos que atenda aos mercados globais.

Ao atender também aos mercados internacionais, no entanto, a empresa pode aumentar o volume de produção para muito mais unidades por ano, obtendo assim maiores economias de escala, reduzindo os custos unitários e aumentando a lucratividade.

Finalmente, à medida que as vendas globais aumentam o tamanho da empresa, também aumenta seu poder de barganha com os fornecedores, o que pode permitir que a empresa obtenha economias de escala nas compras, barganhando o custo de insumos-chave e aumentando a lucratividade dessa maneira.

Agora imagine quantos projetos serão necessários para que uma empresa consiga realizar economias de escala? É isso aí, até a próxima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: