quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Simplicidade na Gestão


Eu trabalhei muitos anos em serviços. Nessa área é comum adotar como verdade no ataque aos problemas o acrônimo KISS, que nesse caso não significa beijo, mas é formado pelas iniciais da frase “Keep It Simple, Stupid”, ou mantenha isso simples, idiota. 


Aqui a estratégia é não complicar para vencer o desafio. A simplicidade também é usada em serviços quando adotamos a seguinte ideia: “Any action is better than no action”. Isso significa que é melhor tentar alguma coisa para resolver o problema do que não fazer nada, mesmo que essa ação não resolva o problema na primeira tentativa. Em outras palavras, você tenta uma solução que pode funcionar ou não. Se não funciona, você aprende que esse não é o caminho adequado e tenta outra coisa. Sim, é um conceito simples de entender e direto na hora de agir. Com a experiência no trabalho de campo, reparando máquinas e equipamentos, acabei desenvolvendo a habilidade de escolher as melhores soluções para os problemas que enfrentei. A simplicidade é uma benção! 

Com o aumento da complexidade no ambiente de negócios surgem diferentes abordagens e modelos de gestão que o gerente deve buscar compreender. E aqui, quando se fala da gestão de um modo geral, eu poderia abrir uma lista enorme de exemplos, incluindo também exemplos de abordagens relacionadas ao gerenciamento de projetos. Se a sua empresa decide usar um novo método de gestão, você acabará tendo que conhecer esse método em detalhes, pois isso fará parte do seu trabalho. Não há nada de errado em conhecer coisas novas. Afinal de contas, não se deve fechar os olhos para o novo, e sim buscar o seu claro entendimento que nos permita aproveitar o que é bom e inovador.  

Contudo, conhecer o novo não significa deixar de agir com simplicidade na gestão. Esse é um ponto muito importante. Um gerente eficaz deve ter tempo para entender seus colaboradores, definindo para eles, por exemplo, objetivos e metas adequadas e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Tais metas devem ser gerenciadas e os colaboradores devem entender que eles (e elas) é que são os responsáveis pelo seu alcance. O gerente deve ter tempo para criar ou manter um ambiente de trabalho que motive os colaboradores. Deve ter tempo para tratar do desenvolvimento profissional e do treinamento dos colaboradores. O gerente deve manter aberto o canal de comunicação com seus colaboradores, e acima de tudo, deve ser justo. Se praticar a simplicidade na gestão nunca terá medo de tomar decisões difíceis, quando necessário. Você gerente, seja simples também, haja com profissionalismo e será respeitado por todos na organização e, o mais importante, não perderá o respeito próprio.

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