sexta-feira, 2 de março de 2018

O Perfil do Analista de Negócios



Observe os candidatos na foto e tente adivinhar quem é o analista de negócios.



Seria a moça olhando para a esquerda, o rapaz olhando para a direita, a moça olhando para baixo, a moça olhando para frente ou o rapaz olhando para baixo?
-          Olhar para cima, à esquerda geralmente significa que a pessoa está falando algo verdadeiro. No entanto, se a pessoa for canhota, o que vale é o oposto.
-          Olhar para cima, à direita significa que a pessoa está imaginando uma cena ou relatando algo que exige imaginação, ou seja, pode ser um fato inverídico.
-          Olhar para baixo, à esquerda pode acontecer quando alguém está contando algo verdadeiro e que pode estar relacionado a medo, vergonha ou tristeza.
-          Olhar para baixo, à direita também pode indicar que a pessoa está relatando algo que a deixe envergonhada ou intimidada, possivelmente relembrando o fato através do sentimento.
-          Olhar para o lado direito pode indicar uma mentira, já que o movimento significa criação de um fato, uma fala, utilizando criatividade.
-          Olhar para o lado esquerdo significa o acionamento da memória e, portanto, provavelmente a pessoa está dizendo algo verdadeiro.
-          Olhar para baixo demonstra vergonha, medo e tristeza e ainda pode indicar que a pessoa não está, de fato, prestando atenção ao que você está falando.
-          Olhar para cima pode indicar desde uma tentativa de recordar algo até o fato de que a pessoa está encarando com pouco caso o que você está dizendo para ela.
-          Olhar fixo pode ter vários significados, como demonstração de interesse, preocupação, raiva e até tensão. Conhecer o significado, neste caso, vai depender da situação e das demais expressões do rosto e do corpo.

Mas não é nada disso. Não nos parece que o tipo de olhar poderia definir qual seria o melhor candidato para ocupar uma posição de analista de negócios. Todavia, um analista de negócios precisa ser alguém de visão ampla e com boa capacidade de comunicação. Aliás, se comunicar bem tem surgido como habilidade requerida com muita frequência e não somente para o analista de negócios. A natureza do trabalho do analista de negócios exige competências e habilidades como as destacadas abaixo:

Comunicação – o analista de negócios gastará muito de seu tempo interagindo com usuários, clientes, gerentes e desenvolvedores. Requer fluência em comunicação falada e escrita, uma vez que o sucesso de um projeto pode depender da clara comunicação sobre muitos detalhes relacionados a, por exemplo, requisitos, solicitações de mudança e resultados. 

Conhecimento técnico – Para ganhar o respeito e a confiança dos usuários finais é necessário que um analista de negócios fale com confiança sobre negócios e tecnologia e demonstre uma forte aptidão técnica. 

Habilidades analíticas – Isso considera a habilidade de interpretar e traduzir corretamente as necessidades de negócio de um cliente. O resultado dessa interpretação aparece na forma de requisitos do projeto. Inclue a análise de dados, documentos, pesquisas de entrada de usuários e fluxo de trabalho para determinar que medidas e ações serão capazes de corrigir/melhorar um problema identificado. Fortes habilidades analíticas são benéficas para a realização do trabalho bem sucedido do analista de negócios.

Capacidade de resolver problemas – Embora não seja uma exclusividade do analista de negócios, resolver problemas é uma habilidade necessária para que um analista de negócios realize seu trabalho com sucesso.

Capacidade de tomar decisões - O analista de negócios é convocado para fornecer um julgamento sólido em uma ampla variedade de assuntos comerciais, qualquer um dos quais poderia determinar a viabilidade do negócio. Os profissionais que desejam seguir uma carreira de analista de negócios devem ser capazes de avaliar uma situação, receber contribuições das partes interessadas e selecionar um curso de ação.

Capacidade de gerenciar projetos – Planejar o escopo do projeto, direcionar os membros da equipe, lidar com pedidos de mudança, prever orçamentos e manter todos no projeto dentro de limites de tempo atribuídos são apenas algumas das habilidades de gerenciamento que um analista de negócios deve possuir. Supervisionar projetos de todos os tamanhos, desde o início até a implementação requer um alto grau de habilidade gerencial.

Capacidade de negociação e persuasão - Encontrar o equilíbrio entre os desejos individuais e as necessidades do negócio e, em seguida, interagir com uma variedade de tipos de personalidades na direção de uma solução que funcione bem para a organização, requer habilidades de persuasão profissional. Por conta disso, não é difícil compreender quão importantes são as habilidades de negociação para um analista de negócios, que deverá negociar muito, com o objetivo de alcançar um resultado rentável para a organização e, ao mesmo tempo, que seja uma solução que atenda o cliente. Manter relacionamentos dentro de uma organização e com parceiros externos é uma função importante para um analista de negócios, e isso requer fortes habilidades de negociação e persuasão.


Mas, mesmo depois de ter lido esse artigo você ainda está inclinado a escolher a moça com a pasta amarela? Se sua resposta é afirmativa, recomendo a releitura desse texto e uma boa reflexão. Bem, é isso aí. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: