domingo, 3 de dezembro de 2017

Salários do Gerente de Projetos segundo o Guia Salarial 2018 da Robert Half



Nesse post vamos apresentar um resumo do Guia Salarial 2018 da Robert Half tendo como foco a profissão de gerente de projetos. 




Antes vamos lembrar de alguns pontos importantes apresentados pela Robert Half nos guias salariais de anos anteriores.

2015 ... Vem ganhando ainda mais importância o perfil comportamental em relação ao perfil técnico dos profissionais. É notória a preocupação das empresas com aspectos como comunicação, gestão, resiliência e comprometimento dos candidatos com os resultados da empresa. Nunca fez tanto sentido a expressão “senso de dono” – para os contratantes, o profissional ideal deve trabalhar em seus projetos assumindo responsabilidades e com a motivação de um empreendedor.

2016 ... Para conquistar o sonhado emprego novo, é preciso mostrar resultados, ter o perfil que se adeque à cultura e aos valores da empresa, ser flexível e disponível para ir além da sua função. Também é um diferencial ter uma boa comunicação, expressar com clareza suas ideias e saber ouvir.
É cada vez maior o número de profissionais talentosos que optam por trabalhar com projetos, muito em virtude de obter experiência em diferentes indústrias e expandir suas habilidades.

2017 ... Realidade na Europa e nos Estados Unidos, a contratação de profissionais de projetos para cargos de média e alta gestão tem ganhado espaço no Brasil como solução para a área de finanças e contabilidade. Nos últimos três anos, 58% dos 100 diretores financeiros entrevistados pela Robert Half registraram crescimento neste modelo de contratação nas empresas em que atuam. Os principais benefícios dessa solução são a redução dos custos, o aumento da eficiência e da performance da equipe, a transferência de conhecimento e o aumento de receita, acreditam os CFOs. Tem crescido a  frequência com que esses profissionais são alocados para implantação de processos e sistemas, atendimento a regulamentações, auditorias, desenho de  processos administrativos, além de reestruturação de áreas em empresas que passaram por uma operação de fusão ou aquisição.
Este modelo de trabalho coloca à disposição do mercado executivos seniores, com ampla experiência prática, que trazem benefícios para a companhia sem a necessidade de assumir os custos ou riscos de uma contratação de longo prazo para um projeto que tem data definida para terminar. Outra vantagem é que esse profissional tem menor envolvimento emocional com a empresa, o que favorece uma análise mais crítica da organização.

Segundo o guia salarial 2018
... existe um cenário de mudanças e incertezas em que as empresas precisam trabalhar e evoluir. E a seguinte questão surge: “Mas e se a sua equipe está sobrecarregada ou se você não tem especialistas para ajudá-lo na estratégia? Qual caminho seguir?” A resposta registrada no guia é a seguinte: 

“Em economias que possuem o mercado de trabalho maduro, a solução tem sido alocar profissionais especializados em projetos dentro das empresas para resolver a questão. Muitas vezes chamados de consultores, estes profissionais vão trazer soluções para o problema, além de transferirem todo o conhecimento para os colaboradores da empresa, orientar na reformulação de processos, assim como combater as origens do contratempo, se for o caso. No Brasil, a tendência tem ganhado força, principalmente porque a alta administração das companhias já começou a entender que não há necessidade de inchar a empresa com contratações para um projeto que tem data programada para início e término ou para um desafio que precisa ser resolvido pontualmente”.

A guia continua afirmando que: “A flexibilidade está entre as principais vantagens de trabalhar com profissionais por projetos, seguido pela possibilidade de contar com capacidade extra para períodos mais atarefados e, ainda, saber como trabalham colaboradores que podem, no futuro, fazer parte do quadro de funcionários da companhia”.  

Para as empresas, ainda de acordo com o guia Robert Half, ”o desafio, no entanto, ainda está em encontrar especialistas qualificados e disponíveis a exercerem a função de consultor. Mais de 30% dos profissionais empregados atualmente dizem ser indiferentes ou ter disposição alta ou muito alta para aceitar trabalhar por projeto. Entre aqueles em busca de recolocação, 32% estão abertos para qualquer possibilidade”.

O guia salarial 2018 Robert Half apresenta o que chamou de “mitos e verdades” sobre o trabalho por projetos. 

Mito
Verdade
Especialistas em projetos têm perspectivas menores de encontrar um emprego permanente.
Trabalhar como especialista em projetos aumenta a empregabilidade do profissional, que ganha experiência e conhecimento.
Atuar como especialista em projetos “suja” o currículo do profissional.
Atuar como especialista em projetos é uma excelente forma de aumentar o networking.
O emprego como especialista não melhora as competências profissionais.
O trabalho por projetos abre portas para novos mercados.

Eu entendo, levando em conta a minha experiência de muitos anos no mercado de trabalho, que todos os pontos levantados na coluna das verdades estão corretos e coerentes. Também concordo que trabalhar como um especialista melhora as competências profissionais e dizer o contrário não faz sentido. Mas, se o profissional trabalha em muitos projetos de curta ou media durações, isso pode dar a falsa ideia de alguém que não consegue encontrar um emprego permanente e, por conta desse risco de interpretação, isso pode ser um fator capaz de “sujar” um currículo. Posso estar enganado, mas o bom mesmo para um profissional é encontrar um emprego permanente.  

Note que o próprio guia menciona aspectos importantes relacionados ao processo seletivo que são os seguintes: “Os processos de seleção estão cada vez mais longos e mais críticos, principalmente para cargos mais elevados. Isso acontece porque os empregadores querem escolher melhor, o que explica o aumento de etapas e a maior checagem de referências antes de escolher o profissional ideal. Neste sentido, alguns pontos que podem impactar na decisão do recrutador são: instabilidade do candidato – passar por diversas empresas em um curto espaço de tempo -não se encaixar na vaga aplicada, não saber expor resultados, ideias e estratégias durante a entrevista de emprego”.

Cargo
Porte da Empresa
Faixa Salarial (R$)
Gerente de Projetos/PMO
Pequena/Media
8.500,00 – 17.000,00
Grande
11.000,00 – 23.000,00
Gerente de Melhoria Contínua
Pequena/Media

8.000,00 – 13.000,00
Grande
13.100,00 – 26.000,00
Scrum Master
O Guia não especifica.
8.000,00 – 15.000,00
Agile Coach
O Guia não especifica.
15.000,00 – 25.000,00

Analisando os números dos guias salariais de 2014 até 2018 (ver tabela abaixo) não é difícil constatar que as empresas – se aproveitando do cenário de crise no país - vêm reduzindo o salário real se levarmos em conta a inflação do período.


    
Sobre a Robert Half
“A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2017, a Robert Half foi novamente nomeada pela Fortune como uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo. Somos a empresa de recrutamento mais bem classificada e estamos presentes no ranking há 18 anos”.

Bem, é isso ai! Até a próxima.
******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: